terça-feira, 14 de junho de 2016

OS DOIS CAMINHOS E AS DUAS PORTAS - "Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela. Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram" - Mateus 7:13,14



DIZEM POR AÍ: TODOS OS CAMINHOS LEVAM A DEUS.

Não foi isto que o próprio Deus disse em sua Palavra.

SÓ TEM DOIS CAMINHOS: O CERTO E O ERRADO. SALVAÇÃO E PERDIÇÃO.

O CAMINHO CERTO SE MANIFESTOU ASSIM:

"Respondeu Jesus: Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim" (JO 14:6).

E FALOU DO CAMINHO ERRADO QUE AO HOMEM PARECE CERTO:

"Há caminho que parece reto ao homem, mas no final conduz à morte (PV 16:25).

OS VÁRIOS CAMINHOS QUE PENSAM QUE EXISTE.

Se todos os caminhos levassem a Deus, todos eles teriam que ter as mesmas regras e as mesmas orientações de Deus.

Muitos pensam que estão caminhando para uma eternidade comum a todos os homens. Isto no que se refere aos homens não ateus, pois tem os que acham que morreu acabou. 

Os que creem na vida após a morte, mas são irresponsáveis no sentido de não procurarem o Salvador e nem terem um compromisso mais sério com Deus, acabam prosseguindo sem o endereço correto, achando que vão chegar no lugar certo. Será que pensam que na hora da passagem vão colocar o endereço no GPS celular? 

Os grandes eventos são organizados e para participar tem suas regras, precisa do endereço e de um ingresso verdadeiro para a entrada.

DUAS PORTAS DE ENTRADA. A ESTREITA E A LARGA.

TRÊS REQUISITOS PARA PODER ENTRAR NA PORTA CERTA:

1) Precisa estar ligado em Cristo. Isto só pode ser feito através do seu corpo, a Igreja. Esta ligação ocorre nas igrejas evangélicas. Na grande maioria, uma vez por mês, seguindo as ordens da Palavra de Deus, que chama a todos para comerem do pão e beberem do cálice.

"Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão, viverá para sempre. Este pão é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo" (JO 6:51).

"Jesus lhes disse: "Eu lhes digo a verdade: Se vocês não comerem a carne do Filho do homem e não beberem o seu sangue, não terão vida em si mesmos.
Todo o que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia" (JO 6:53,54).

2) Andar pelo caminho estreito, onde poucos andam. Santidade e justiça praticam os que andam por ele. Podemos analisar os que estão seguindo este caminho correto quando percebemos que estão em um caminho onde poucos estão. 

Sei que é duro falar sobre isto, mas Jesus disse pelo nosso próprio bem. Existe uma tendência de escolhemos as coisas mais comuns. Um caminho mais comum a gente escolhe também para ir a algum lugar. Onde normalmente tem mais gente. O Senhor disse que este é o caminho errado. Por ser um caminho fácil e espaçoso, a maioria escolhe caminhar nele.

"... larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela" (MT 7:13).

3) Nunca deixar de caminhar pelo caminho estreito. A Palavra também nos indica um continuação necessária. Insistir em todo o tempo e em todas as situações. Quantas pessoas se distraem com outras coisas e deixam esta caminhada? Tem quem fica no meio do caminho. Desanima e senta na beira do mesmo. Até por lutas comuns deixam de seguir o CAMINHO. 

"Mas aquele que perseverar até o fim será salvo" (MT 24:13).

PERGUNTA: PARA QUE SERVE UM CAMINHO?

RESPOSTA: PARA CAMINHAR.

"No caminho beberá de um ribeiro, e então erguerá a cabeça" (SL 110:7).

"O caminho da vida conduz para cima quem é sensato, para que ele não desça à sepultura" (PV 15:24).

"No caminho da justiça está a vida; essa é a vereda que preserva da morte" (PV 12:28).

"A vereda do justo é plana; tu, que és reto, torna suave o caminho do justo" (IS 26:7).

"Pois o Senhor aprova o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios leva à destruição!" (SL 1:6).

O CAMINHO ESTREITO E QUE TEM MENOS PESSOAS, É O CAMINHO CERTO.

É O CAMINHO, e não um caminho. Caminho de provação; de crescimento espiritual; de milagres; de vitórias; de paz; e de salvação.

Caminho para seguir em frente. Não parar para não atrapalhar ninguém que está vindo por ele.

Caminho iluminado para quem usa a Palavra de Deus.

"A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho" (SL 119:105).

OS QUE ANDAM PELO CAMINHO LARGO SERÃO EXTERMINADOS.

"Espere no Senhor e siga a sua vontade. Ele o exaltará, dando-lhe a terra por herança; quando os ímpios forem eliminados, você o verá" (SM 37:34).

NÃO SIGA PELO QUE SEGUE A MAIORIA, MAS PELO QUE É CORRETO.

segunda-feira, 6 de junho de 2016

A BANDEIRA DO 'SUPER EU' - O HOMEM QUE GOSTA DE VIVER SEM DEUS - O QUE CAUSA ISTO? "É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus" - Marcos 10:25


CONSIDERANDO APENAS OS HOMENS QUE CREEM NO DEUS QUE CRIOU TODAS AS COISAS, ABRIMOS ESTA MENSAGEM COM UMA PERGUNTA: O QUE FAZ ALGUÉM LEVANTAR A BANDEIRA DO ‘SUPER EU’ E QUERER SER INDEPENDENTE TOTAL?

A força física; a plena saúde; a juventude. Muitas coisas podem ser suficientes para que uma pessoa se sinta forte e independente de tudo e de todos.

Um exemplo simples disto, é o fato de uma pessoa se sentir ‘super eu’ por ter começado um relacionamento com alguém. Então, começa a sentir que com esta pessoa ela se completou. De maneira que ela deixa tudo o mais de lado. Família, amigos, e até Deus.

Um bom emprego também dá este sentimento de ‘super eu’. Saciedade total.

TODOS NÓS PRECISAMOS DOS OUTROS.

Por mais que estejamos contentes com um cônjuge, emprego, herança, saúde, juventude, seja o que for, nós sempre precisamos da diversidade das coisas que as pessoas, e principalmente Deus, podem nos oferecer.

A família é necessária para nos completar familiarmente. Amigos e trabalho são necessários pra nos completar socialmente. Dinheiro é necessário para nos completar materialmente.

DEUS É TUDO O QUE PRECISAMOS PARA QUE SEJAMOS COMPLETOS ESPIRITUALMENTE, E TERMOS A VIDA ETERNA. SÓ JESUS CRISTO SALVA.

Existe uma mentira popular que paira no ar e que muitos creem nela, que é a afirmativa de que todos terão vida após a morte.

Assim, muitos nem buscam e nem procuram a salvação. Não se preocupam com isto, por pensarem que, se há vida após a morte, será para todos. A BÍBLIA NÃO DIZ ISTO (JO 3: 16).
        
O MAIS COMUM CAUSADOR DO ‘SUPER EU’.

A riqueza material é uma das causas mais comuns do homem não querer viver na dependência de ninguém. Os ricos se sentem autossuficientes com o dinheiro que tem. Podem mandar buscar do bom e do melhor das coisas materiais.

Ser rico não é pecado. Pecado é amar a riqueza e confiar nela.

E quando precisamos de um braço amigo, ou ficamos doentes, ou a falência financeira chega?
           
“É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus” (MC 10: 25).
         
Então lhes disse: Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância. A vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens. Então lhes contou esta parábola: A terra de certo homem rico produziu muito bem. Ele pensou consigo mesmo: ‘O que vou fazer? Não tenho onde armazenar minha colheita’. Então disse: ‘Já sei o que vou fazer. Vou derrubar os meus celeiros e construir outros maiores, e ali guardarei toda a minha safra e todos os meus bens. E direi a mim mesmo: Você tem grande quantidade de bens, armazenado para muitos anos. Descanse; coma; beba e alegre-se’. Contudo, Deus lhe disse: ‘Insensato! Esta mesma noite a sua vida lhe será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou?’. Assim acontece com quem guarda para si riquezas, mas não é rico para com Deus" (LC 12: 15 a 21).

TER A MAIOR RIQUEZA MATERIAL É TER UMA SAÚDE PERFEITA.
TER A MAIOR RIQUEZA ESPIRITUAL É TER DEUS NA NOSSA VIDA.

SALOMÃO FOI SÁBIO, RICO, EXPERIENTE E CONHECEU A DEUS.

Ele disse no livro de Eclesiastes, que as coisas deste mundo são, em grande parte, vãs e como correr atrás do vento. No final do livro ele declara o que é o mais importante: Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e guarde os seus mandamentos, pois isso é o essencial para o homem” (EC 12: 13).

A BANDEIRA DA PÁTRIA DE DEUS.

VOCÊ É ESTRANGEIRO OU É DA PÁTRIA DE DEUS?

QUAL BANDEIRA VOCÊ TEM LEVANTADO?

Antes de Cristo, somente os judeus eram da Pátria de Deus. Os demais: Gentios e estrangeiros. Depois que recebemos o evangelho através do sacrifício de Jesus, somos da Pátria também e podemos levantar esta bandeira.

Alguns se satisfazem levantando a bandeira do ORGULHO; do DINHEIRO; do TIME DE FUTEBOL; do PARTIDO POLÍTICO.

O pior é quando alguém estranha A BANDEIRA DA PÁTRIA DE DEUS.

Em Êxodo 17: 15, Moisés construiu um altar e chamou-lhe de: JEOVÁ NISSI, que significa ‘o Senhor é a minha bandeira’.

Diversas bandeiras podem ser criadas para várias representações. Bandeira da empresa, da cidade, do estado, do pais, do mundo, da via láctea, do universo.
            
A melhor bandeira para se levantar, fazer apologia e lutar por ela, é a bandeira de Deus: “JEOVÁ NISSI”.

COMO ESTRANGEIROS NÓS ESTRANHAMOS MUITAS COISAS
Quando somos estrangeiros em um país, estranhamos o lugar, os usos e costumes, as regras, as leis, o clima, a linguagem, e outras coisas.

Quando estamos na casa de outra família, não ficamos muito à vontade e estranhamos muitas coisas.
                          
SENTINDO-NOS EM CASA.

Estando na nossa pátria ou na nossa casa, ficamos bem à vontade junto com a nossa gente e nossa família. Não sejamos estrangeiros, mas enxertados na Pátria e na Casa de Deus.

LEVANTEMOS A NOSSA BANDEIRA.

O SENHOR SEJA A NOSSA BANDEIRA.

sábado, 4 de junho de 2016

PRECISAMOS VOLTAR AO PRIMEIRO AMOR. “Contra você, porém, tenho isto: você abandonou o seu primeiro amor” (Apocalipse 2:4).

TEXTO E CONTEXTO.

Neste texto do Apocalipse, temos o Senhor Jesus falando com um tipo de igreja.        
         
Entendamos que este texto está dentro do contexto das mensagens que Jesus enviava a todas as suas às igrejas, momentos antes do arrebatamento do Corpo de Cristo.
         
Quando a Bíblia mostra o número sete, indica uma totalidade. Algo que está completo.
         
Neste contexto geral, o Senhor tem em suas mãos, as sete estrelas, que são todos os pastores, e os sete candeeiros, que são todas as igrejas.
         
Estas coisas, Jesus revelou no fim do primeiro século, a João, quando este se encontrava preso na Ilha de Patmos.
         
Fica claro que é uma conversa no fim dos tempos, com todas as igrejas, com todos os irmãos, obreiros e responsáveis por elas. Tanto os elogios quando as críticas. Sendo que todas estas palavras mostram detalhes que são de muita importância.


UMA CHAMADA DE ATENÇÃO MUITO RELEVANTE.
        
Nesta mensagem, vamos destacar este versículo: Contra você, porém, tenho isto: você abandonou o seu primeiro amor” (AP 2:4).

Esta observação é uma particularidade muito importante da igreja modelo Éfeso.
         
Jesus chama a atenção por ser um ponto relevante. Pode não parecer relevante para nós, mas se é para o Senhor, devemos rever os pontos importantes da nossa caminhada espiritual.

Talvez, eu ou você seja do "Modelo Éfeso" de igreja. Do modelo que precisa voltar ao primeiro amor.


PONTOS PRÓ DE APOCALIPSE 2: 1 a 7.

1)  O Senhor tem observado e elogiado o modelo Éfeso de igreja que tem sido perseverante mesmo em meio aos sofrimentos.
2)  O Senhor elogia o modelo Éfeso de igreja, por serem contra a doutrina dos Nicolaítas. Doutrina que indica, na sua tradução mais comum, um domínio sobre o povo. Ou seja, ministros com manipulação de doutrina, seduzindo e dominando o povo da igreja primitiva, impondo seus ensinamentos de verdades misturadas com heresias.
3)  Ele faz elogios pelos trabalhos árduos; pela perseverança; por rejeitarem os homens maus; e pelo discernimento espiritual, não aceitando os falsos apóstolos. 

PONTOS CONTRA DE APOCALIPSE 2: 1 a 7.

1)  O modelo Éfeso de igreja, foi criticado porque deixou de viver o primeiro amor.

Embora este item seja menor e único, ele revela a preocupação de Jesus mostrando uma igreja caída e não convertida.

Quantas vezes achamos que estamos bem e na verdade não estamos? 

Achamos que alguma coisa é insignificante, quando na verdade não é? 

Achamos que alguma coisa não nos atinge, quando na verdade atinge?

A princípio, Jesus manda dizer uns elogios para a igreja "Modelo Éfeso". Depois faz uma única crítica, que indica uma igreja caída.
         
Tem um ditado que diz: ‘O pior cego é aquele que não quer enxergar’.

DEIXOU O PRIMEIRO AMOR. CAIU E PAROU COM AS BOAS OBRAS.
         

TRÊS TIPOS DE PESSOAS.

a) Não sabem e nem querem saber se estão caídas. 
b) Sabem que estão caídas e querem ajuda.
c) Sabem que estão caídas, mas não querem ajuda.


A ORIENTAÇÃO URGENTE DE JESUS.

SE LEMBRAR - SE ARREPENDER - VOLTAR A PRATICAR AS BOAS OBRAS.
Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do seu lugar” (AP 2:5).


O QUE É SER SURPREENDIDO PELO SENHOR?

O QUE É TER A IGREJA RETIRADA DE NÓS?

Pense nisto com muita espiritualidade. Com responsabilidade. Com santidade. O arrebatamento da igreja é um evento real que devemos aguardar na atualidade, como se fosse acontecer daqui à uma hora.


ESTEJAMOS SEMPRE NO PRIMEIRO AMOR.

A maioria das pessoas que eram perdidas e foram salvas por conhecerem a Jesus, tem um PRIMEIRO AMOR fantástico. Elas vão sempre à Igreja. Oram. Participam das campanhas. Querem participar dos eventos da igreja, como cultos, reuniões, visitas, festas, evangelismos, etc. Contam seus testemunhos para as pessoas da igreja, da família, contam aos colegas. Falam de Jesus e falam com Jesus em todo o tempo. Conversão mesmo. Mudança de vida.
         
O tempo passa e os cuidados da vida, mais as conversas materialistas de outras pessoas que os cercam, juntando com uns problemas comuns deste mundo, e o amor vai esfriando até que muitos voltam à mesma vida de antes.
         
Em um romance, sempre há um começo empolgante. Se conhecem. Querem estar sempre juntos. Muitos são os elogios; as conversas; a alegria; os planos para o futuro. O tempo passa e o amor esfria.
         
Um novo emprego dá um novo e bom ânimo. Investem no novo trabalho; chegam cedo; vestem e suam a camisa da empresa. O tempo passa e parece que tudo era uma ilusão. Agora parece ruim, aquilo que outrora era tão bom e tão importante.


POR QUE DEIXAMOS O AMOR ESFRIAR?

VALORIZEMOS O QUE É BOM, MANTENDO UM AMOR SEQUENCIAL.
         
E se não tivesse um primeiro amor em sequência na vida de Elias e Eliseu? Ou de Abraão, Isaque e Jacó? Ou de Moisés e Josué?

Imagine só se não tivesse um primeiro amor em sequência na vida e ministério de Jesus!

Já pensou se não tivesse um primeiro amor em sequência com a igreja de Cristo? O que seria de nós hoje?

DEUS QUER QUE PROSSIGAMOS NO PRIMEIRO AMOR. DANDO SEQUÊNCIA PELA PREGAÇÃO DO EVANGELHO A TODO O MUNDO.


ANALISANDO A QUALIDADE DO AMOR DE DEUS POR NÓS:

”Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (JO 3: 16).


AGORA VAMOS PENSAR NA QUALIDADE DO AMOR QUE DEUS QUER QUE TENHAMOS COM ELE E COM NOSSOS IRMÃOS:

“Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos” (1 JO 3: 16).

“Mestre, qual é o maior mandamento da Lei? Respondeu Jesus: Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: Ame o seu próximo como a si mesmo” (MT 22: 36 A 39).


UMA PERGUNTA EXCLUSIVA.

Como JESUS perguntou a Pedro por três vezes: ‘Pedro você me ama?’, Ele pergunta a cada um de nós: Você me ama?

... Se a resposta for sim, ainda que seja na terceira vez que Ele perguntar...

ENTÃO APASCENTA OU AJUDA A APASCENTAR AS OVELHAS DO SENHOR.

O AMOR É O MAIS IMPORTANTE (1 CO 13).

PRINCIPALMENTE O PRIMEIRO AMOR.

quarta-feira, 1 de junho de 2016

O ESPÍRITO SANTO DE DEUS PREPARA A NOIVA IGREJA PARA O CASAMENTO COM JESUS CRISTO

   


Vivemos com a Igreja, um tempo de caminhada do Egito para a Terra Prometida, já anteriormente representado pelo povo judeu retirado por Moisés. 

Conforme ocorreu com eles, nós temos esta caminhada a fazer. Com acompanhamento, ensinamento e instrução de Deus. Por isto, precisamos buscar a vontade de Deus e levar uma vida espiritual para sermos aprovados por ELE.
       
"Por isso digo: Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne. Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam" (GL 5:16 e 17).
       
"Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito" (GL 5:24 e 25).


O  Espírito nos mostra a vontade de Deus. Quem não tem o Espírito, segue a vontade da sua carne.

O povo judeu retirado da opressão de faraó do Egito, teve um excelente acesso à orientação dada pelo Espírito do Senhor. Mas eles eram orientados e estavam sempre desconfiados. 

Recebiam providências milagrosas, mas reclamavam sempre. 

Chamados para a santidade, não se purificavam. 

Estavam com o Deus de Verdade e deram um jeito de adorarem aos ídolos (deuses de mentira).

Na hora de entrarem na Terra Prometida, não estavam preparados.
      
A Palavra de Deus nos ensina o tempo todo que devemos ficar preparados e atentos para a chamada do noivo Jesus.


A REPRESENTAÇÃO DE DEUS PAI, DEUS FILHO, DEUS ESPÍRITO SANTO E A IGREJA EM GÊNESIS 24.

Abraão - Pai - Na oferta do seu único filho como sacrifício.

Isaque - Filho - Ofertado em sacrifício.
       
Eliezer - Espírito Santo - Este nome significa Divino, Auxiliador, Poderoso. 
       
Rebeca - A Igreja que foi escolhida, presenteada, convidada para casar com Isaque e buscada pelo Espírito.


QUANDO DEUS CONVIDA ALGUÉM ELE ESPERA UMA RESPOSTA: SIM OU NÃO.
       
Rebeca disse sim. Talvez você tenha dito sim. 

Outras pessoas dizem não. O mais importante é que Deus oferece este convite a todos, mas sem impor nada a ninguém.
       
Depois do sim de Rebeca, ela foi presenteada e abençoada. Assim, confirmada a tipificação da Igreja, mais uma vez. Com a promessa da descendência abençoada e que ela possuiria a porta dos seus aborrecedores (GN 24:60).
       
Vamos comparar com:

"E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la" (MT 16.18).


O ESPÍRITO PREPARA UMA BOA NOIVA.

A NOIVA É A IGREJA.

A IGREJA É CADA UM DE NÓS, CRISTÃOS.
         
1- Como Igreja (Noiva), precisamos ter o Espírito dentro de nós.
         
2- A Noiva quer sempre estar junto com o Noivo e anseia pelo casamento.

3- Tem a responsabilidade de um compromisso sério e de chegar sempre na hora marcada.

4- Se tem o Espírito, tem o amor incondicional.
         
5- Deseja falar do Evangelho, andar em santidade e se entregar totalmente.


QUE TIPO DE NOIVA O ESPÍRITO VAI APRESENTAR AO NOIVO?
a)  Que seja meio apaixonada?
b)  Que não goste de ficar muito junto com o noivo?
c)  Que tenha muita coisa para esconder?
d) Que não goste de muita conversa, ou que só fala e não escuta?
e)  Que não goste de muita intimidade?
f)  Que chegue sempre atrasada aos encontros?
g) Que esteja sempre ocupada com as outras coisas e deixa o noivo em segundo plano?


INFELIZMENTE VEMOS MUITAS PESSOAS DA IGREJA TRATANDO ESTE COMPROMISSO SÉRIO DE MANEIRA IRRESPONSÁVEL.


VAMOS DIZER SIM AO ESPÍRITO E NOS DEIXAR SER CONDUZIDOS POR ELE PARA O ENCONTRO COM O NOIVO CRISTO.


Uma parábola...


Era uma vez um homem rico e famoso. Este tinha muitas mulheres candidatas a serem suas noivas. Infelizmente elas amavam sua riqueza e sua fama.

Um dia, este homem resolve ir a uma Terra muito distante, onde não o conheciam.
         
Com muita humildade, simplicidade e amor, ele se entrega totalmente a uma mulher à qual ele observou e a aprovou conquistando-a apenas com seu laço de amor.
         
Assim, ele a amou e a exaltou de maneira muito especial.
         
Agora ela faz parte dele e está exaltada sobre todas as mulheres.
         
Ele entregou a ela a sua vida. Entregou a ela toda a sua honra, glória e poder. Riqueza e alegria abundantes. E assim, viveram felizes para sempre.


Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne.
Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam.
Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne.
Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam.

DECADÊNCIA ESPIRITUAL, MAS APARÊNCIA NORMAL - "... Deus não julga pela aparência..." (GALATAS 2.6) - A RAIZ DE AMARGURA TAMBÉM GERA DECADÊNCIA (HB 12: 15).


       Pessoas que falam muito bem, ou que tem boa aparência, ou bons diplomas e muitas vezes respeitadíssimas socialmente, não garantem o melhor para a obra de Deus.
       Lamentamos que infelizmente muitos dentro da igreja tem uma vida espiritual só de aparência.

       1- A FAMOSA MODELO GISELE BÜNDCHEN, EM CERTO DESFILE, TEVE O SAPATO SOLTO POR ACIDENTE. ELA FOI GUERREIRA. FOI MUITO FOI BEM NO ESFORÇO PARA MANTER O DESFILE EM ALTO NÍVEL. PRESERVANDO A BOA APARÊNCIA.

       2- O PILOTO EMERSON FITIPALDI PERDEU SUA FORTUNA E FICOU MUITO ENDIVIDADO. ASSIM COMO ACONTECE COM MUITAS PESSOAS. PERDEM O EMPREGO. PERDEM FORTUNA. PERDEM POSIÇÃO SOCIAL. MAS MESMO ASSIM, TENTAM MANTER O MESMO PADRÃO DE VIDA. PREOCUPAM-SE SÓ COM A APARÊNCIA.

       3- O PROBLEMA MAIOR É QUANDO ISTO OCORRE ESPIRITUALMENTE. QUANDO O CORRETO É QUE HAJA O COMPARTILHAMENTO  DA SITUAÇÃO ESPIRITUAL REAL PARA RECEBER AJUDA, ORAÇÃO E ORIENTAÇÃO DOS IRMÃOS, ACABAM ESCONDENDO A SITUAÇÃO VERDADEIRA E TENTAM MANTER A BOA APARÊNCIA.
       NÃO SE DEVE ESPERAR QUE O TEMPO APAGUE A DECADÊNCIA ESPIRITUAL. ELE PODE MULTIPLICAR ESTE MAL.
       EM PV 28.13 VEMOS QUE DEVEMOS CONFESSAR E DEIXAR O ERRO. O CRESCIMENTO ESPIRITUAL, O PERDÃO E A MANUTENÇÃO DE COMUNHÃO COM DEUS E COM A IGREJA DEVE SER SEMPRE ATUALIZADO.

       4- PARA OS HOMENS, BASTA O EXTERIOR, MAS PARA DEUS, O MAIS IMPORTANTE É O INTERIOR.
      UMA BELA CASA POR FORA É IMPORTANTE MAS NÃO É O MAIS IMPORTANTE. UMA PESSOA BONITA DE ROSTO, DE CORPO, DE VESTIMENTA, É IMPORTANTE, MAS NÃO É O MAIS IMPORTANTE.
       QUANDO SE TRATA DE COISAS ESCONDIDAS SÓ SE CONSEGUE ENGANAR A HOMENS, POIS TUDO ESTÁ EXPOSTO PARA DEUS:


"Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas" (HB 4.13).       
       SÓ DEVEMOS ESCONDER NOSSOS PROBLEMAS PARA AS PESSOAS DO MUNDO. CASO CONTRÁRIO DIRÃO: 'ONDE ESTÁ O TEU DEUS?'. ISTO PODE GERAR UM MAL TESTEMUNHO.
       QUANDO A SUNAMITA DEIXOU SEU FILHO MORTO EM CASA E PASSAVA NA RUA, PERGUNTARAM A ELA: 'VAI TUDO BEM?', ELA RESPONDEU: 'SIM, VAI TUDO BEM'. EM SEGUIDA O MENINO FOI RESSUSCITADO POR ELISEU.
       QUE CADA UM DE NÓS TENHA A PLENA CONVICÇÃO DO GRANDE PODER DO DEUS NO QUAL NÓS CONFIAMOS.

       5- A RAIZ DE AMARGURA É UM GRANDE MAL QUE POR MUITAS VEZES SE ENCONTRA ESCONDIDO NO INTERIOR DAS PESSOAS:


"Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus. Que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando a muitos(HB 12.15).

       DEVEMOS PERDOAR PARA SERMOS PERDOADOS POR DEUS. POR QUE NÃO? PARA QUE VIVER ASSIM MAGOADO? ISTO NÃO FAZ BEM PARA NÓS MESMOS, MESMO QUANDO TEMOS TOTAL RAZÃO.
       PASSEMOS POR CIMA DA RAZÃO E ACERTEMOS NOSSA COMUNHÃO, INCLUSIVE COM FAMILIARES OU VIZINHOS NÃO CRISTÃOS.
       A RAIZ DE AMARGURA GERA ÓDIO.

       O ÓDIO É UM VENENO QUE BEBEMOS, ACHANDO QUE VAI FAZER MAL SÓ PARA A OUTRA PESSOA.
       ATÉ PARA OFERTAR NA IGREJA DEVEMOS ESTAR COM O PERDÃO EM DIA:


"Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você,
deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta" (MT 5:23, 24).


"Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará.
Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas" (MT 6.14, 15).

       6- VOCÊ JÁ DEVE TER OUVIDO FALAR: "DEUS NÃO QUER O EXTERIOR E SIM O INTERIOR", MAS COMO DEVEMOS CONSULTAR SEMPRE A PALAVRA DE DEUS, ENCONTRAREMOS ALI A IMPORTÂNCIA DA APARÊNCIA EXTERNA TAMBÉM. PELA BELEZA DE ACABAMENTO NA ARCA, NO TEMPLO, NA ROUPA DO SACERDOTE, DO SUMO SACERDOTE, E AÍ POR DIANTE - O JUDEU SE VESTE BEM. A IGREJA DEVE, OU PELO MENOS DEVERIA, SE VESTIR BEM, POR SER A NOIVA DE CRISTO. A NOIVA SE VESTE MUITO BEM PARA O ENCONTRO COM O NOIVO.
       COM ISTO, PUDEMOS VER A IMPORTÂNCIA DE UM EXTERIOR LIMPO E BONITO, MAS O INTERIOR LIMPO É SEMPRE O MAIS IMPORTANTE.

       7- ESPIRITUALMENTE, MUITOS, COMO GISELE, COMO FITIPALDI, TENTAM MOSTRAR A NORMALIDADE APARENTEMENTE, NUMA ATITUDE DE ORGULHO, NÃO PROCURAM CONFESSAR OS PECADOS, OU LIBERAR O PERDÃO PARA SEREM AJUDADOS.


CONCLUI-SE QUE O MEDIDOR PRINCIPAL DA NOSSA CONDIÇÃO ESPIRITUAL ESTÁ NO QUE ESTÁ NO CORAÇÃO.

O Pai celestial conhece nosso interior com toda a transparência. Ele conhece nossas falhas, fraquezas e necessidades. Grande é o amor e a misericórdia que ele tem por cada um de nós. Basta quebrar o orgulho e a razão, nos humilhando diante dele que está sempre pronto para perdoar, consolar, restaurar, ensinar, direcionar e dar alegria eterna.

Estamos sendo ensinados e provados pelo nosso PAI:

"Nossos pais nos disciplinavam por curto período, segundo lhes parecia melhor; mas Deus nos disciplina para o nosso bem, para que participemos da sua santidade" (HB 12:10).

Israel andou 40 anos pelo deserto. Os que estavam espirituais só de aparência não creram e morreram. Outros realmente creram de coração e entraram na Terra Prometida:

Saul reinou 40 anos, era homem de Deus só na aparência. Foi reprovado por Deus e morreu. Depois, Davi foi colocado no lugar dele e foi aprovado por ser realmente um homem de Deus:

"Então o povo pediu um rei, e Deus lhes deu Saul, filho de Quis, da tribo de Benjamim, que reinou quarenta anos. Depois de rejeitar Saul, levantou-lhes Davi como rei, sobre quem testemunhou: ‘Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração; ele fará tudo o que for da minha vontade’" (AT 13:21,22).

Que o Senhor possa dizer neste instante para cada um de nós: "Encontrei você, pessoa conforme o meu coração. Confio que você fará tudo conforme a minha vontade".