segunda-feira, 13 de março de 2017

A IMPORTÂNCIA DE CONHECER, PRATICAR E PERMANECER NA PALAVRA DE DEUS. O que a PALAVRA de Deus faz em nós? Qual é a importância de vivermos nela? “Assim como a chuva e a neve descem dos céus e não voltam para ele sem regarem a terra e fazerem-na brotar e florescer, para ela produzir semente para o semeador e pão para o que come, assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca: Ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei” (Isaías 55:10,11).



A PALAVRA é de fundamental importância para cada um de nós. Veja que ela é comparada, no versículo acima, com a importância da água da chuva para o agricultor, que através da chuva recebe todos os benefícios relacionados com a sua plantação. Uma lavoura que recebe vida e prosperidade pelo efeito da água vinda do céu.


A PALAVRA nos liberta. Muitos procuram libertação por vários meios e não consultam a PALAVRA de Deus. E só ela que liberta de verdade: Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará" (JOÃO 8:31, 32).

É PRECISO PRATICAR A PALAVRA, SE NÃO, A CASA CAI.
No capítulo 7 de MATEUS, Jesus falou sobre duas casas: Uma foi fundamentada e estabelecida sobre a rocha. A outra foi fundamentada e estabelecida sobre a areia. Vieram as chuvas, transbordaram os rios e sopraram os ventos e a casa sobre a rocha ficou firme, mas a casa sobre a areia veio a desabar.
Jesus comparou a casa firme com a pessoa que ouve e pratica a PALAVRA, e a casa caída ele comparou com quem ouve a PALAVRA, mas não pratica.
Existe um tripé para a nossa permanência no Caminho, na Verdade e na Vida. São três ingredientes necessários para que não fiquemos nadando um oceano para morrermos na praia: Conhecer, praticar e permanecer na PALAVRA.

TRÊS TIPOS PESSOAS RELACIONADAS À PALAVRA.
1- Tem quem nem a quer ouvir.
2- Tem quem ouve, mas não pratica.
3-Tem quem ouve e pratica por um tempo, mas não permanece.

PERMANECER É CONFIRMAR A FÉ EM DEUS.
É NÃO DESISTIR.
É CHEGAR AO FIM VITORIOSAMENTE.
É ALCANÇAR A SALVAÇÃO.

Paulo disse para que Timóteo permanecesse na PALAVRA em 2 TM 3:14 a 16, lembrando-o que PALAVRA que ele ouviu o faria sábio para a salvação pela fé em Cristo. Que a PALAVRA de Deus ensina, repreende, corrige dirige pela justiça.

A PERMANÊNCIA NA PALAVRA NOS GARANTE:
1- A separação do pecado, agradando ao Senhor nosso Deus: “Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti” (SL 119:11).
2- Prosperidade e sucesso em tudo: “Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido” (JS 1:8).
3- A presença de Deus sempre ao nosso lado: “Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, POIS O SENHOR, O SEU DEUS, ESTARÁ COM VOCÊ POR ONDE VOCÊ ANDAR" (JS 1:9).
4- Socorro na hora da aflição, da angústia ou da tribulação: “Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra” (SL 121:1, 2).
       Na sua aflição, clamaram ao Senhor, e ele os salvou da
        tribulação em que se encontravam. Ele enviou a sua                 palavra e os curou, e os livrou da morte” (SL 107:19,20).
5- Não teremos falta de nada: “O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta” (SL 23:1).
6- Cura as doenças. Podemos confiar que ele pode curar: “E todos procuravam tocar nele, porque dele saía poder que curava a todos” (LC 6:19).
7- Força na hora da fraqueza, da injúria, da necessidade e da perseguição. Paulo se alegrava na sua fraqueza porque era quando ele sentia a força de Deus: Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte” (2 CO 12:10).
8- Garantia da salvação: “Mas aquele que perseverar até o fim será salvo” (MT 24:13).
9- Vencemos a morte, como Jesus venceu: Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso? (JO 11:25,26).
10-           Renovação e fortalecimento diante do cansaço: “Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam (IS 40:31).

VIMOS APENAS ALGUMAS VANTAGENS EM PERMANECER NO SENHOR, PORQUE ELAS SÃO MUITAS E DIVERSAS.


POR ISTO, PERMANEÇA SEMPRE. VAI VALER A PENA.