terça-feira, 6 de junho de 2017

OS DOIS CAMINHOS ESPIRITUAIS - "Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela. Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram" (Mateus 7:13,14).

EM QUAL PORTA VOCE ENTROU E POR QUAL CAMINHO ANDA?

Começamos com certa preocupação: A porta larga e o caminho largo da perdição são escolhidos pela maioria. A porta e o caminho estreito são escolhidos pela minoria.
Para pessoas que seguem o embalo dos outros, ou que seguem a tradição pela maioria, existem maiores perigos.

O MUNDO É AMALDIÇOADO  E DOMINADO POR SATANÁS.

A MALDIÇÃO - Podemos conferir isto na Palavra de Deus. Em Genesis 3:17 lemos que a terra estava sendo amaldiçoada por culpa da desobediência do homem: "Visto que você deu ouvidos à sua mulher e comeu do fruto da árvore da qual eu lhe ordenara que não comesse, maldita é a terra por sua causa; com sofrimento você se alimentará dela todos os dias da sua vida. Ela lhe dará espinhos e ervas daninhas, e você terá que alimentar-se das plantas do campo. Com o suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra, visto que dela foi tirado; porque você é pó e ao pó voltará".
O DOMINADOR DO MUNDO – Em 1 João 5:19 vemos: ”Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno”.

A PROTEÇÃO DE DEUS.

Quem está em Cristo tem a proteção de Deus e vence o mundo, desde que deixe que o Senhor governe a sua vida, e não seu próprio ‘eu’ no autodomínio.

DIZEM QUE TEM VÁRIOS CAMINHOS.

O mundo costuma dizer que são vários os caminhos que levam a Deus e até mesmo dizem que todas as religiões têm um fim comum que é Deus. Claro que isto não confere com a Palavra de Deus. Não se deixe enganar. João 14:6 Jesus diz que só tem um caminho:
"Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim”.

O homem escolhe o seu caminho e tem caminhos que parecem certos, mas não são: “Há caminho que parece reto ao homem, mas no final conduz à morte” (Provérbios 16:25).

O CAMINHO SERVE PARA CAMINHAR POR ELE.

Quando Jesus disse “Eu sou o Caminho” significa que está exposta a super dica: Devemos segui-lo, pois o final da trajetória nos coloca diante de Deus.
Para que serve um caminho? Para caminhar, lógico.
Deus prepara Jesus, o caminho reto para o homem: “Os meus olhos estarão sobre os fiéis da terra, para que se assentem comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá” (Salmo 101:6).
“Para o entendido, o caminho da vida leva para cima, para que se desvie do inferno em baixo” (Provérbios 15:24).
Confira se está no caminho certo e se está caminhando por ele e não parado perto dele.

OUTRA ORIENTAÇÃO BÍBLICA PARA SEGUIR O CAMINHO.

Josué 3:
“Três dias depois, os oficiais percorreram o acampamento, e deram esta ordem ao povo: Quando virem a arca da aliança do Senhor, o seu Deus, e os sacerdotes levitas carregando a arca, saiam das suas posições e sigam-na” (VS 2 e 3).
Josué ordenou ao povo: Santifiquem-se, pois amanhã o Senhor fará maravilhas entre vocês” (VS 5).
“Então Josué disse aos israelitas: Venham ouvir as palavras do Senhor, o seu Deus. Assim saberão que o Deus vivo está no meio de vocês e que certamente expulsará de diante de vocês os cananeus, os hititas, os heveus, os ferezeus, os girgaseus, os amorreus e os jebuseus” (VS 9 e 10).
Quando, pois, o povo desmontou o acampamento para atravessar o Jordão, os sacerdotes que carregavam a arca da aliança foram adiante (O Jordão transborda em ambas as margens na época da colheita). Assim que os sacerdotes que carregavam a arca da aliança chegaram ao Jordão e seus pés tocaram as águas, a correnteza que descia parou de correr e formou uma muralha a grande distância, perto de uma cidade chamada Adã, nas proximidades de Zaretã; e as águas que desciam para o mar da Arabá, o mar Salgado, escoaram totalmente. E assim o povo atravessou o rio em frente de Jericó. Os sacerdotes que carregavam a arca da aliança do Senhor ficaram parados em terra seca no meio do Jordão, enquanto todo o Israel passava, até que toda a nação o atravessou também em terra seca” (VS 14 a 17).

Esta orientação dos sacerdotes era para o povo ficar atento para que quando os sacerdotes com a Arca da Aliança passassem, eles deveriam segui-los.
A Arca representa a presença de Deus e temos também o ensinamento que devemos obedecer às orientações dos sacerdotes, ou pastores. Pela instrução deles devemos ver o que eles fazem a respeito das orientações de Deus e caminhar atrás deles porque estão seguindo para a Terra Prometida.
Ensina que devemos buscar a santificação hoje para que Deus faça maravilhas amanhã e chama a atenção de todos para atentarem para a Palavra de Deus. Depois vem a promessa de vitória sobre todos os nossos inimigos.
Existe um caminho de orientações e obediências para alcançarmos a Terra Prometida.

O CEGO DE JERICÓ - EXEMPLO DE SEGUIR O CAMINHO CERTO.

Temos o caso do cego de Jericó em Marcos 10. Este ficava assentado à beira do caminho. Era alguém que já havia ouvido e crido no evangelho de Deus.
Enquanto ficava sentado e mendigando, ouviu um alvoroço. Perguntando o que estava acontecendo, informaram que era uma multidão que seguia a Jesus, o Nazareno.
Jesus passava perto dele com a multidão e o cego começa a clamar em alta voz: “Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim”. Falavam para ele se calar para não incomodar o mestre, mas ele insistia no clamor. Jesus manda chamar aquele homem cego e disseram a ele “Tem bom animo, o Mestre te chama”. Quando chega diante de Senhor ele ouve a sua voz: Que quer que te faça?
-“Senhor, eu quero ver”.
Ele passou a ver imediatamente e cheio de alegria PASSOU A SEGUIR O SENHOR PELO CAMINHO.

ALGUMAS OBSERVAÇÕES DESTE CONTEXTO DO CEGO DE JERICÓ.

Muitos ficam sentados à beira do caminho ou perto dele. Outros se levantam e vão a Jesus para receberem um milagre, mas logo que recebem, voltam à beira do caminho e voltam a mendigar.
Tem o mau exemplo das pessoas que andam com Jesus e querem calar a voz das pessoas que clamam a Jesus, como aconteceu com este cego.
Tem o exemplo excelente do cego que insistindo no clamor, como uma oração de fé, recebeu o milagre do Senhor e passou a segui-lo pelo caminho.

PERGUNTEMOS A NÓS MESMOS:
1- SERÁ QUE ESTOU NO CAMINHO?
2-  SERÁ QUE O CAMINHO QUE SIGO É O CERTO?
3- SE O CAMINHO ESTÁ CERTO, ESTOU A CAMINHAR, ESTOU                   PARADO NELE OU SENTADO À SUA BEIRA?


“Espera no Senhor, e guarda o seu caminho, e te exaltará para herdares a terra; tu o verás quando os ímpios forem desarraigados”(Salmo 37-34).