domingo, 11 de novembro de 2018

O santo ATIVO e o santo PASSIVO. "... Sejam santos porque eu, o Senhor, o Deus de vocês, sou santo" (LV 19:2). O que é ‘ser santo’. Idolatria: coisa detestável ao Senhor.

precisamos-novamente-de-homens-de-Deus

POR QUE DEUS PEDE SANTIDADE A NÓS E O QUE É ISTO?

Consideremos em primeiro lugar que Santo alguém que está vivo. Deus fala para as pessoas se santificarem e o sentido disto é ser separado para um propósito especial de Deus. Viver fora do mundo e em conformidade com a Palavra de Deus. Então, aquele Fulano que morreu e lhe atribuíram milagres e bondade não pode ser qualificado santo depois da morte e sim em vida. Por isto é que Deus nos aconselha para que sejamos santos.

ISAIAS 44 – A CRIATURA FAZ UM SANTO DE MADEIRA PARA QUE SEJA O SEU DEUS.

Até o versiculo 8 o Senhor mostra sua maestria com sua criação, dizendo que faz o que quiser e como quer. Ele nos lembra de sua grandeza e que conhece todo o futuro, fazendo muitas profecias sobre os tempos vindouros.
De uma maneira cômica, dos versículos 9 a 20, vemos a criatura de Deus trabalhando na criação de um ser semelhante a si para que seja o seu deus.

O SANTO PASSIVO.

Aquele feito por mãos humanas, em figura de pessoas, coisas ou animais, para que sejam o deus dos homens.
O homem faz móveis com a madeira, palitos, barcos. Faz uma fogueira para se aquecer. Depois faz um ídolo e diz para ele: ‘Tu és o meu deus’.
O ser humano cansa fazendo o seu machado, cortando a árvore, fazendo os objetos. Tem fome e tem sede, mas mesmo assim, ele é superior ao seu deus, feito por suas mãos, pois se sentisse coceira, seu deus não conseguiria nem se coçar.
Seu ídolo, como informa o SALMO 115, tem boca, mas não fala, tem olhos, mas não vê, tem ouvidos, mas não ouve, tem nariz e não sente cheiro. E o Senhor diz que sejam semelhantes a eles quem os confecciona e os adora. Tornam-se espiritualmente cegos, sem paladar, sem olfato, surdos, mudos, passivos, parados, sem movimento, sem ação e tudo o que um pedaço de qualquer coisa pode ser.

O SANTO ATIVO.

Aquele feito pelas mãos de Deus.
Jesus não usou de derrubadas de árvores novas para usar suas madeiras. Ele resgatou do toco do Terebindo e do Carvalho. Ele usou de madeira cortada, perdida, rejeitada e sem esperança de vida:

"... assim como o terebinto e o carvalho deixam o tronco quando são derrubados, assim a santa semente será o seu tronco" (IS 6:13).

"Para a árvore pelo menos há esperança: Se é cortada, torna a brotar e os seus renovos vingam. Suas raízes poderão envelhecer no solo e seu tronco morrer no chão; ainda assim, com o cheiro das águas ela brotará e dará ramos como se fosse muda plantada” (Jó 14:7-9).

O CARPINTEIRO JESUS nos moldou de acordo com a imagem dele. Imagem e semelhança de Deus. Cabe a nós a santificação.
Ele escolheu as madeiras, cortou, mediu, lixou e moldou de acordo com sua vontade. Fez o melhor acabamento também.
Como ele nos fez santos ativos, nós vemos, ouvimos, falamos, apalpamos, andamos e somos livres, podendo ter atividades na obra de Deus e ter o sentimento maravilhoso da presença dele em nós. Sejamos ativos espirituais, na obra dentro e fora da igreja.
E o inverso do que ocorre com o criador de ídolo que fica semelhante à sua criatura, nós nos tornamos semelhantes ao nosso criador:
"Quando Cristo, que é a sua vida, for manifestado, então vocês também serão manifestados com ele em glória” (CL 3:4).

"Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é” (1 João 3:2).

Aquele que faz é muito superior ao que foi feito.

Ó criador é superior à sua criatura.

A Jesus, que nos fez, podemos dizer sem medo: 
‘TU É O NOSSO DEUS’.


quarta-feira, 24 de outubro de 2018

PARA OS CRISTÃOS HÁ O ENVELHECIMENTO EXTERNO, MAS A RENOVAÇÃO INTERNA A CADA DIA. OS PROBLEMAS VÊM E PASSAM, E PRODUZEM GLÓRIA ETERNA PARA OS QUE OLHAM PARA O INVISÍVEL, QUE É ETERNO. COISAS DO MUNDO X COISAS DE DEUS (2 CO 4:16-18).

Evangelho Mensagens Sobre Deus, Mensagens Verdadeiras, Mensagens Bíblicas, Frases Bíblicas De Motivação, Frases Sobre Deus, Palavra Abençoada, Palavra De Deus, Temas Bíblicos, Msg De Fé


COMUM OU ESTRANHO?

Quando vamos a outro país, estranhamos a linguagem, ações e reações, hábitos, comidas e muitas outras coisas. Para os que são daquele país, tudo aquilo é COMUM, mas nós achamos ESTRANHO. Queremos voltar para nossa casa para ficarmos à vontade.
Qual é a tua casa? Qual é a tua pátria? Onde você se sente bem? Dentro da casa de Deus ou dentro da casa do mundo? Se você vai à igreja tem vontade de sair do culto e voltar para casa logo, ou se sente bem nela e quer aproveitar ao máximo?

VOCÊ ACHA ‘COMUM’ OU ‘ESTRANHO’ QUANDO FALAM DO PAÍS ‘COISAS DE DEUS’?
Olhando para as coisas visíveis, que são finitas, suamos na busca de bases para o fortalecimento da nossa estrutura. Desta maneira, nos apoiamos em valores materiais e finitos, como dinheiro, força física, diplomas, beleza, posição social, amigo delegado, amigo polícia, amigo juiz e assim por diante. Confiam na força humana ("Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!" - JR 17:5).
Isto é muito comum para os que apenas olham para as coisas materiais e finitas e acham muito COMUM.

Quando chega um problema sério e que muitas vezes é proveniente da área espiritual, quem pode resolver? Na depressão, falência financeira, doença séria. Só o verdadeiro amigo Jesus.
Sabemos que muitos chamados ‘amigos’ desaparecem quando mais precisamos deles. São os materialistas interesseiros que acham muito COMUM o que se fala no país ‘COISAS DO MUNDO’.

HÁ PESSOAS NO PAÍS ‘COISAS DE DEUS’ SEMPRE DESEJANDO ESTAR NO PAÍS ‘COISAS DO MUNDO’.
Quero chamar a atenção em especial, a todos os pais e pastores das crianças e jovens cristãos que frequentam as igrejas. Muitos deles só andam com crentes na igreja e quando saem para fora só andam com pessoas do mundo. As amizades, andanças e compromissos são cheios de coisas do país ‘COISAS DO MUNDO’ e como o nome já diz tudo, fazem, falam, agem e reagem com tudo o que é comum para os da pátria do MUNDO. Em mais de 90 por cento dos namoros e das amizades com as pessoas do mundo, o fim é o desvio da Verdade. Prejuízo muitas vezes irreparável. Podemos andar e viver com pessoas do MUNDO, mas fazer as coisas de DEUS. Infelizmente a maioria dos jovens querem andar com pessoas sem Deus e fazer o que elas fazem.
Jesus andou com pessoas do mundo. Falando e fazendo sobre toda a vontade de Deus. Fazendo sinais e maravilhas no meio deles. Todos nós podemos e devemos fazer igual. Este é o linguajar do país ‘COISAS DE DEUS’.

OS CIDADÃOS DO PAÍS ‘COISAS DO MUNDO’.
As características comuns destes cidadãos são:
1- Orgulho com ódio – Busca a individualidade, por não querer a ajuda das pessoas e nem querer crer ou receber a ajuda de Deus, o que causa a falta de amor que cresce até o tamanho do ódio.
2- Inveja com cobiça – Busca incessante por coisas materiais e riqueza, sempre visando o outro que tem mais. Mostra sua inveja e sua cobiça sem fim. Pode estar muito bem para ele, mas se vê algum amigo, vizinho ou parente melhor, se desgasta na busca de uma posição melhor.
Lembremos que a riqueza material não salva, mas sim a espiritual. Podemos ter tudo (material) não tendo nada (sem Jesus) e podemos não ter nada (material) tendo tudo (Jesus).
3- Crê na mentira e não crê na verdade – Aquilo que se vê ele acredita, mas o que não se vê ele rejeita e classifica como não existente. Segue na contramão da Palavra de Deus. Se fazem piadinha do país ‘COISAS DE DEUS’, ele ri com gosto. Se querem falar sério sobre Deus, ele não quer conversar sobre o que lhe é ESTRANHO e logo muda de assunto. Sente-se superior aos que creem em Deus.

HOMEM RICO TEVE TUDO O QUE DESEJAVA NA PÁTRIA ‘COISAS DO MUNDO’.
Jesus contou esta parábola: "... A terra de certo homem rico produziu muito bem. Ele pensou consigo mesmo: ‘O que vou fazer? Não tenho onde armazenar minha colheita’. Então disse: ‘Já sei o que vou fazer. Vou derrubar os meus celeiros e construir outros maiores, e ali guardarei toda a minha safra e todos os meus bens, e direi a mim mesmo: Você tem grande quantidade de bens, armazenados para muitos anos. Descanse, coma, beba e alegre-se’. Contudo, Deus lhe disse: ‘Insensato! Esta mesma noite a sua vida lhe será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou?’
Assim acontece com quem guarda para si riquezas, mas não é rico para com Deus" (LC 12:16-21).


UM ENGENHEIRO DO PAÍS ‘COISAS DO MUNDO’.
Outro dia eu falava com um Engenheiro que estava muito à vontade nos assuntos comuns das ‘COISAS DO MUNDO’. Quando aproveitei uma oportunidade para entrar no assunto das ‘COISAS DE DEUS’ ele disse que estivera na igreja anteriormente, mas que abandonou devido a ter encontrado entre as igrejas, diferentes interpretações sobre a Bíblia.
Inspirado pelo Espírito de Deus, disse a ele que as coisas comuns do evangelho servem para todas as igrejas e que a Bíblia e Deus são como as leis e o Juiz. Os promotores pegam as leis e usam para condenar o réu, enquanto os advogados de defesa usam as mesmas leis para o defender. Todos usam da mesma lei e se beneficiam das diferentes interpretações, mas no final O JUIZ DEFINE E BATE O MARTELO.

CONFIRA A TUA PÁTRIA.
Estando na igreja ou não, é da pátria ‘Coisas do mundo’ todo aquele que estranha:
1-  O fato de andar com crentes em Jesus Cristo.
2-  Ter hábito de ler a Bíblia.
3-  Falar ‘Glória a Deus’ ou ‘Aleluia’.
4-  Ter o hábito de orar em silêncio ou em voz alta.
5-  Frequentar os cultos da igreja e trabalhar com ela.
6-   Participar sempre da Santa Ceia na sua igreja.
7- Falar sobre Arrebatamento da Igreja, ou que Jesus está voltando.  

Os que ficam em cima do muro; o morno; o meio termo; o meia-boca; o meio crente, que pregam o não fanatismo àquilo que deve ser apreciado fanaticamente, como ensina o Salmo 1, também fazem parte da pátria ‘COISAS DO MUNDO’.

Infelizmente muitas criaturas de Deus olham e desejam as coisas que se veem e que acabarão um dia.
A Bíblia nos ensina: “Ordene aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes, nem ponham sua esperança na incerteza da riqueza, mas em Deus, que de tudo nos provê ricamente, para a nossa satisfação. Ordene-lhes que pratiquem o bem, sejam ricos em boas obras, generosos e prontos para repartir. Dessa forma, eles acumularão um tesouro para si mesmos, um firme fundamento para a era que há de vir, e assim alcançarão a verdadeira vida” (1 TM 6:17-19).
O criador quer salvar a criação humana e orienta a todos para uma aceitação de Jesus e de uma entrega individual e de própria vontade a ele e à sua Palavra.

Não pense que um dia Deus vai te encontrar para isto, porque é você que precisa ir ao seu encontro. É o convidado indo à festa pelo convite (Evangelho) que lhe foi enviado. Você poderá ter o convite, mas não comparecer à festa. Veja 2 Samuel 19:28, Mateus 22:2-5.  

O FUTURO PRÓXIMO PARA OS QUE DEIXAM O ATRAENTE PAÍS ‘COISAS DO MUNDO’ PARA SEREM NATURALIZADOS NO PAÍS ‘COISAS DE DEUS’:

“ Então um dos anciãos me perguntou: ‘ Quem são estes que estão vestidos de branco, e de onde vieram? ’. Respondi: ‘ Senhor, tu o sabes ’. E ele disse: ‘ Estes são os que vieram da grande tribulação e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. Por isso, eles estão diante do trono de Deus e o servem dia e noite em seu santuário; e aquele que está assentado no trono estenderá sobre eles o seu tabernáculo. Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede. Não cairá sobre eles sol, e nenhum calor abrasador, pois o Cordeiro que está no centro do trono será o seu Pastor; ele os guiará às fontes de água viva. E Deus enxugará dos seus olhos toda lágrima ’ " (AP 7:13-17). 

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

UM SONHO REVELADOR, ME FEZ ENTENDER O VALOR QUE DAMOS E O VALOR QUE DEVERÍAMOS DAR À PALAVRA DE DEUS. "Melhor é para mim a lei da tua boca do que inúmeras riquezas em ouro ou prata" (SALMO 119:72).


Nesta noite de 14 de setembro de 2018, sonhei que estava andando na calçada, quando vi jogado no chão, um saco com várias moedas antigas. Elas eram grandes e de material nobre. Umas em ouro e outras em prata. Eram tão graúdas que algumas pesavam um quilo e traziam a escrita de um centavo.
Esta mensagem me fez entender que as pessoas passam direto pelos principais valores, considerando que ali não há valor algum. Assim muitos passavam e nem ligavam para aquele saco, meio aberto, que mostrava parcialmente o conteúdo de moedas.
Como uma moeda comum de um centavo, a maioria das pessoas não faz um mínimo esforço para adquirir, ler e valorizar a viva Palavra de Deus. Até mesmo dentro da igreja, não dão o valor necessário a ela.
Voltando ao sonho, eu via aquilo como um valor muito grande e estava achando muito estranho a falta de interesse das pessoas por tamanho tesouro. 
Pensei: 'Que sorte que achei e peguei, antes que não estivesse mais aqui'. Deixei ali expostas na calçada, duas moedas de um centavo feitas de um quilo de ouro cada, porque pensei que alguém pudesse precisar e se interessar por elas. Este sonho revelava o nobre e pesado material e seu grande valor.
Me fez entender também, que precisamos passar adiante o valor verdadeiro do Evangelho e da Palavra de Deus às outras pessoas, já que elas não enxergam este valor real. Às vezes, falta esta visão da valorização a nós mesmos. Vamos rever estes valores para que possamos passar adiante.
Um centavo não vale nada, e infelizmente é o valor que muitos dão à PALAVRA.
Alguns quilos de ouro e prata valem muito dinheiro e podem mudar a vida de qualquer um, porém o valor da PALAVRA é ainda maior e com certeza pode mudar muito mais e melhor a vida de qualquer pessoa.

Qual é o valor que você dá à Palavra de Deus? Quanto tempo você tem investido para a leitura, estudo e meditação nesta riquíssima, importantíssima e poderosíssima PALAVRA?

O homem natural tem dois soquetes nos pés. Sem lâmpada e sem luz, anda na escuridão. Com a Palavra de Deus, ele põe lâmpadas nos seus pés e tem a iluminação do seu caminho. Enxerga por onde pisa e vê o caminho adiante a seguir e sem tropeçar.

"A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho" (Salmo 119:105).

Quando se percebe a preciosidade e o verdadeiro valor da Bíblia, chegamos à mesma conclusão que o salmista chegou:

"Melhor é para mim a lei da tua boca do que inúmeras riquezas em ouro ou prata" (Salmo 119:72).

Estávamos em 13 de setembro, em uma reunião de células na Igreja Voz da Verdade em Santo André, quando o pastor Arouca falava sobre o reflexo que somos das cinco pessoas com quem nós mais andamos e convivemos.
Perguntava ele a vários participantes: Quais são as pessoas que você mais anda com elas? A resposta unanime foi que andavam com componentes da família, como cônjuge, pai, mãe, filhos e outros.
Nenhum de nós disse que andava com Jesus, a Palavra, o exemplo, o modelo e o foco principal do pensamento sadio, que quando fica dia e noite meditando nele e na sua Palavra, tem êxito e prosperidade em todas as coisas, como consta no Salmo 1.
A Bíblia, os provérbios chineses e tantas outras menções populares, confirmam o que nossos pais e avós nos diziam, de uma forma mais didática, quando éramos adolescentes: “diga-me com quem andas e direi quem tu és”.
No empreendedorismo, na psicologia e na administração, existe a máxima do escritor e palestrante americano Jim Rohn: “nós somos a média das cinco pessoas que mais passamos o tempo”.
Precisamos ser mais imitadores de Cristo, andando com ele. Ele é a PALAVRA. Ele precisa ser a pessoa mais importante das cinco que mais temos intimidade.
“Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido” (João 15:7).

quinta-feira, 12 de julho de 2018

A IGREJA ESTÁ NO DESERTO – PROVAS, ENSINAMENTOS E DEPENDÊNCIA DO DEUS CRIADOR - TIAGO 1:2-4


Quem não tem problemas ou não tem passado por provações? Todos temos caminhado com estas características comuns dos filhos de Deus. Isto não é ruim, é bom. A exemplo de Tiago 1: “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança e a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma” (Tiago 1:2-4).


TEORIA QUE TIPIFICA O POVO DE DEUS NO DESERTO COM A IGREJA.
Adquiri esta teoria partindo do princípio de que a Igreja é o segundo povo que está sendo encaminhado para a Terra Prometida (Nova Jerusalém).
O povo de Deus com Moisés não entrou em Canaã porque não estava preparado. Um segundo povo foi preparado por Deus e entrou com Josué, que é um tipo de JESUS.
Quando saímos do mundo (Egito), por meio de Jesus, começamos uma grande caminhada (Deserto) para Canaã (Nova Jerusalém).
Neste deserto é que nós aprendemos a andar com Deus e depender dele. É nele que Deus prepara milagres, provisões, banquetes e nos torna soldados que lutam e que vencem.

ONDE DEVEMOS VIVER? DÁ PARA VIVER NO DESERTO E NO EGITO?
Claro que não dá. Temos que assumir uma vida plena com Deus porque só ele por meio de Jesus é que pode nos dar a vida eterna. Não há plano ‘B’ ou aquele jeitinho de viver com estilo mesclado: Mundo e Igreja.
Infelizmente muitos procuram Deus para receber algum socorro, milagre ou provisionamento apenas. Depois, voltam em sua vida no Egito porque assim estão acostumadas. Assim querem. Assim foram criadas e acham que é imutável esta tradição.
A tradição familiar espiritual prende muita gente no Egito (Mundo). A vontade da carne nos facilita a ficar no mundo e longe de Deus.
Imagine que entre o povo de Deus no deserto, existem muitas pessoas que pegam bênçãos e voltam ao Egito para ali desfrutarem delas. Um perigo.
O convite de Deus para toda a criatura é para sair do mundo (Egito) e seguir para o CAMINHO (JESUS), junto com o povo de Deus no deserto até chegar em Canaã (Nova Jerusalém).

DEUS ESTÁ COM SEU POVO NESTA TRAJETÓRIA.
Nosso Deus não ficou no Egito quando saímos de lá e nem está em Canaã esperando seu povo chegar. Ele está conosco em todo o tempo.
Jesus disse: “... E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos" (Mateus 28:20b).

A CAMINHADA.
A palavra já informa que é uma atividade e não uma passividade. Caminho serve para caminhar e não para sentar e esperar. Temos que caminhar e sempre focando no alvo.
No começo desta caminhada pelo deserto, Deus envia o povo para junto do Mar Vermelho por um caminho mais longo do que poderia ser. Em determinado momento a indicação foi para que o povo passasse de um local para adiante e depois voltasse para acampar diante do mar em Pi-Hairote.
Pi-Hairote significa ‘Beco sem Saída’ e Deus sabe o que faz. Não devemos questionar ao Senhor. Dele é o conhecimento da hora e do local correto.
Muitas vezes Deus nos dá uma caminhada mais longa e até nos põe em becos sem saída para nos mostrar o grande livramento e grande vitória que ele vai dar.
Mesmo nesta hora, quando se sentiam encurralados, com medo do grande número de inimigos egípcios se aproximando, não vendo nenhuma esperança e ao lado de um povo medonho e murmurador, Moisés clamou ao Senhor que abriu o mar vermelho com um vento que soprou aquela noite inteira.
Sim. Um vento que soprou a noite inteira. Acredito que eles ficaram horas esperando o caminho se abrir pelo mar, mas o grande milagre veio e pela manhã eles cantaram o hino da vitória do outro lado do mar e vendo seus inimigos aniquilados. Deus tem sempre a vitória completa para os seus filhos.

O DESERTO É UMA GRANDE ESCOLA.
Nesta escola aprendemos muitas coisas:
Aprendemos a andar com Deus e ser dependentes dele.
Aprendemos que ele é poderoso para qualquer coisa.
Aprendemos a ter fé. A certeza de receber sem antes poder ver ou provar.
Aprendemos que precisamos crescer e que há acompanhamento e provisão por parte de Deus.

O DESERTO É O LUGAR DOS GRANDES MILAGRES.
Faça uma comparação dos milagres aquele tempo de Moisés com o povo no deserto. Ali estavam os milagres de Deus. Tanto é que foi grande a fama dos milagres e proteções que Deus fazia com os hebreus. Os estrangeiros os temiam pela força do seu Deus.
No frio da noite que chegava a 9 graus abaixo de zero de temperatura, havia uma coluna de fogo que Deus mandava. Iluminação para a escuridão. Aquecimento para o forte frio. Direcionamento para a caminhada em todo o tempo.
Durante o dia a temperatura chegava a 47 graus. Calor insuportável, mas Deus sempre estava com sua coluna de nuvem para a sombra e refrigério dos seus filhos. Também servia para o direcionamento. Deus nos indica o caminho de noite e de dia.
Por ter muita gente, parece impossível esta sobrevivência, mas o nosso Deus é o Deus do impossível. Na hora da sede, Deus deu água a todos por meio da ‘Rocha’. Na hora da fome, Deus deu do ‘Maná’ que vinha do céu. Todos os dias, porque não houve um relato de morte por falta de água ou de comida.
As roupas não gastavam e passavam de uns para os outros conforme os tamanhos que necessitavam.
Na vontade de comer alguma coisa diferente, Deus mandou carne. Codornizes foram direcionadas para aquele povo. Deus é provedor e dá ordens à natureza também.

DESOBEDIÊNCIA E MURMURAÇÃO PODEM TIRAR O NOSSO DIREITO.
A caminhada que poderia ser em torno de 40 dias levou 40 anos. Por que isto aconteceu? É que o povo murmurava muito, mesmo estando com o Todo-Poderoso e sendo testemunha de grandiosos milagres, o povo só reclamava.
Dias depois de terem saído do Egito, os hebreus chegaram diante de Canaã e por orientação de Moisés, doze espias foram até lá para verem o que os esperava naquela terra que Deus disse que daria a eles.
Dos doze, dez estavam amedrontados e incrédulos, porque viram gigantes habitando naquela terra.
A terra de Canaã era muitíssimo boa e Deus prometeu que daria a seu povo, mas estes dez espias não creram e temeram muito os gigantes. Porém, Josué e Calebe creram e mostraram sua confiança a todos os hebreus. Devido ao número bem maior de pessimistas, eles temeram e começaram a reclamar e chorar. Assim, grande pranto foi se espalhando no meio de todo o povo.
Deus disse a Moisés que não aceitaria novamente grande murmuração por parte deles que já por 10 vezes haviam reclamado das coisas e desejavam voltar ao Egito.
Foi aí que Deus falou que o povo deveria voltar ao deserto e assim ficar em círculos, e o que era para demorar 40 dias demorou 40 anos. Eles todos morreram no deserto, com exceção de Josué e Calebe. Uma nova geração foi levantada no lugar deles. Josué, Calebe e esta nova geração entrou na terra prometia e foi conforme Deus prometeu.

Deus está conosco neste deserto. Ele tem uma terra muito boa para nos dar. A nova Jerusalém. Na caminhada, não murmure e não tema os gigantes. Reconheça o poder de Deus e creia na vitória que ele sempre deu e sempre vai dar aos seus filhos obedientes. Olhe para o futuro, onde estão as melhores promessas do Senhor para nós.

sexta-feira, 25 de maio de 2018

O MELHOR MOMENTO DO PROBLEMA É QUANDO ELE NÃO TEM MAIS SOLUÇÃO: “O meu socorro vem do Senhor que criou os Céus e a Terra” (Salmo 121:2).



Tendemos a procurar resolver todos os problemas por meio dos nossos esforços. Buscamos soluções humanas, mesmo sendo acontecimentos fora do padrão. Precisamos de um socorro divino, mas buscamos todas as alternativas humanas. Gastamos todas as energias possíveis e todas as possibilidades. Faz parte da nossa natureza a tendência de querermos ser independentes de Deus, ainda que seja de forma inconsciente.
Chegamos a um ponto comum no meio do túnel escuro: Buscar socorro em Deus.


O CULPADO DE TUDO.

Na hora dos acontecimentos desagradáveis, perguntam: Por que isto? Por que comigo? Onde está Deus?
A culpa sempre é nossa, mas culpamos ao adversário, ou às outras pessoas, e até lançamos a culpa em Deus.

Disse o Senhor: “A tua ruina, ó Israel, vem de ti, e só de mim vem o teu socorro” (Oséias 13:9).


LUZ NO FIM DO TUNEL.

Surge então uma luz no fim do túnel. Chega o melhor estágio do problema, que é o momento da busca de alguém que pode resolver mesmo que seja algo impossível para nós.
Por que sempre deixamos por último o que deveríamos fazer primeiro?
Por que largamos a mão do Pai e depois choramos desesperados perdidos no meio da multidão?
Ou confiamos em Deus ou sofremos demais com o mundo. Não tenha vergonha de ser dependente de Deus. De confiar nele em todas as coisas. Isto é retirar tudo de suas mãos e colocar nas mãos dele. É deixar de confiar na força do homem e confiar na força de Deus:
“Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e ele tudo fará” (Salmo 37:5).
Isto é tirar os olhos da busca das soluções terrenas e elevar os olhos para as soluções divinas:
“Elevo os meus olhos para os montes. De onde virá o meu socorro? O meu socorro vem do Senhor que criou os Céus e a Terra” (Salmo 121:1, 2).
“Os que confiam no Senhor são como os montes de Sião, que não se abalam, mas permanecem para sempre” (Salmo 125:1).


DE UMA AREIA MOVEDIÇA PARA UMA BASE SÓLIDA E FIRME.

“Tirou-me de um lago horrível. De um charco de lodo. Pôs os meus pés sobre uma Rocha. Firmou os meus passos” (Salmo 40:2).




DOIS EXEMPLOS DE GRANDES PROBLEMAS SOLUCIONADOS PELA BUSCA DO SOCORRO EM DEUS.

Claro que tem inúmeros socorros de Deus dentro e fora da Bíblia, mas vamos relacionar agora apenas dois que estão em um mesmo capítulo da Bíblia.

TALITA - Marcos 5 mostra a Jairo buscando socorro de Jesus. Ele vai até o Senhor para a cura de sua filha de 12 anos, mas nesta hora sua filha morre e avisam a ele que não adiante mais porque a menina tinha acabado de falecer.
Jesus disse para Jairo não temer, mas apenas crer e vai à sua casa. Chegando lá ele ora e a menina Talita ressuscita.
Não desista, pois às vezes buscamos uma cura, mas jesus tem muito mais do que isto. Buscamos uma coisa pequena e ele tem grandes coisas para nós.

MULHER DA HEMORRAGIA – Ela usou todos os recursos humanos. Todo o dinheiro e todas as suas forças para sua cura. Imagino que muitas foram as alternativas, as tentativas, e as opiniões de amigos e parentes. Uma situação impossível. O relato mostra uma mulher só e com a proibição de se aproximar de outras pessoas devido às leis judaicas para as mulheres nestas condições. Seu problema chega no melhor momento. Depois da utilização de todos os seus recursos e da impossibilidade de resolver, ela pede socorro a Jesus. Ela creu que se apenas tocasse em suas vestes, ficaria curada. Assim ocorreu. No momento em que ela superou todas as barreiras de impedimentos e tocou em Jesus foi curada.
Quando achamos que nossa fé nos cura, o Senhor fala que nossa fé nos cura e nos salva.


A SOLUÇÃO PARA TODOS OS NOSSOS PROBLEMAS ESTÁ EM DEUS. ATÉ MESMO PARA AQUELE QUE DIZEM QUE NÃO HÁ SOLUÇÃO, QUE É A MORTE:

“Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá” (João 11:25).

quinta-feira, 5 de abril de 2018

A FÉ E A PERSISTÊNCIA NA ORAÇÃO. NÃO DESISTA. INSISTA. FAÇA CAMPANHA. VÁ ATÉ O FIM – ”OREM CONTINUAMENTE” (1 TS 5:17).


Oração Persistente | Haja LuzSabemos das dificuldades que temos nos dias atuais para termos sobra de tempo. Muitas vezes, não arrumamos tempo para as coisas mais importantes da vida. Como exemplo: Deus, família, igreja. Tempo para nós mesmos no descanso, planejamentos e exercício físico.

DEUS DÁ A RECEITA.

A Bíblia nos ensina as coisas mais importante, e uma delas é a Oração:

“Orem continuadamente” (1 TS 5:17).
“Por isso lhes digo: Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Pois, o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta” (LC 11:9,10).

São promessas de Deus. São verdades que se cumprem na vida de todos os obedientes que pedem e que buscam.
Quando oramos e Deus está na frente, controlando tudo, podemos contemplar tudo dando certo. Tudo tem mais gosto e mais alegria. Por isto, ore sem cessar. Não se desligue da fonte da vida e energia.
Nos sentimos quase abençoados? As vezes nos sentimos um pouco abençoados? Isto acontece mesmo. Falta mais oração.
Uma oração pode gerar uma benção e dez orações podem gerar dez bênçãos. Uma oração pode melhorar uma necessidade nossa e mais orações podem fazer com que ela seja totalmente sanada.
Qual é o tempo da resposta de Deus?
Pode ser imediatamente, ou na segunda oração, ou na sétima, vigésima primeira. Também pode ser muito demorada aos nossos olhos. O importante e seguir orando e seguir na companhia de Deus.
NÃO DESISTA. INSISTA. FAÇA CAMPANHA. VÁ ATÉ O FIM.

RESPOSTA IMEDIATA.

Vale lembrar que Neemias estava em comunhão com Deus. Orava e jejuava. Buscava pelo povo de Judá, mas também atentemos para um momento rápido de oração quando ele foi falar com o rei a respeito de sua preocupação com Judá que estava em ruinas. Ele recebeu resposta imediata de Deus.
“O rei me disse: ‘ O que você gostaria de pedir? ’.Então orei ao Deus dos céus...” (NE 2:4).

“Visto que a bondosa mão de Deus estava sobre mim, o rei atendeu os meus pedidos” (NE 2:8).

O rei atendeu de imediato ‘ AOS PEDIDOS ’ dele, e não ‘ ao pedido ’.
O Rei Jesus está pronto para atender aos nossos pedidos. Tenhamos comunhão e obediência com Deus.
NÃO DESISTA. INSISTA. FAÇA CAMPANHA. VÁ ATÉ O FIM.


DEMOROU, MAS ABRAÃO FOI FIEL E RECEBEU A PROMESSA DE DEUS.

Abraão saiu de Ur dos caldeus com 75 anos. Deus prometeu um filho e que seria Abraão pai de muitas nações. Demorou muito aos olhos humanos, mas com 100 anos ele teve Isaque e as promessas de Deus mais uma vez foi cumprida. Parecia improvável, mas se cumpriu. O Senhor é Deus e sabe o que fala e o que promete.
NÃO DESISTA. INSISTA. FAÇA CAMPANHA. VÁ ATÉ O FIM.


OS DEZ LEPROSOS.

Em Lucas 17 a Palavra de Deus mostra que 10 leprosos clamaram a Jesus por misericórdia e cura.
Na primeira oração (Clamor a Jesus), todos foram curados.
Nove deles foram embora, mas um deles foi até Jesus para o agradecimento (a segunda oração). Ele foi salmo, porque Jesus disse a ele: ‘A tua fé te salvou’.
Campanha de duas orações ou mais são muitas vezes necessárias. Se precisar faça campanha de 7 vezes, de 21, de 70, etc. A cura ou a libertação não salva, mas Jesus salva.
NÃO DESISTA. INSISTA. FAÇA CAMPANHA. VÁ ATÉ O FIM.

FIM DA CEGUEIRA E RESSURREIÇÃO EM DUAS ORAÇÕES CADA.

Em Marcos 8:22 temos o relato do cego que levaram a Jesus. O Senhor fez uma oração para que ele fosse curado. Em seguida ele pergunta se havia recuperado a visão, mas o homem disse que estava vendo os homens como vultos, de maneira que se pareciam com árvores andando. Jesus fez a segunda oração e ele passou a enxergar perfeitamente.
Em 2 Reis 4:32 o filho da Sunamita havia morrido, mas na segunda oração de Eliseu ele ressuscitou. Um supermilagre que faz muitas pessoas nem esmo orarem. Ou oram e desistem, pela grandeza do milagre que teria que ocorrer. Eliseu seguiu orando e o menino ressuscitou. Seria mais uma campanha de duas orações.
Muitas vezes precisamos de um segundo toque do Senhor na nossa vida. Uma segunda ou mais orações, muitas vezes são necessárias para que a gente consiga enxergar com perfeição ou passar da morte para a vida.
Certa vez eu estava em uma oração em um lar. Era uma vigília e já passava da meia noite quando uma moça estava com um aspecto de sofrimento. Questionada ela responde que estava com muita dor por causa de sinusite. Perguntei se ela cria na cura por Jesus e ela disse que sim. Quando orei a primeira vez ela me respondeu que nada havia mudado e que a dor prosseguia como anteriormente. Pedi a oportunidade de fazer outra oração dizendo que eu estava com fé para tal. Ela permitiu e a cura aconteceu imediatamente. Ela teve a dor eliminada, e o melhor é que a doença foi extinta também, pelo nome de Jesus. Outra campanha de duas vezes. Outro toque do Senhor.

CAMPANHA DE TRÊS VEZES.

Outras campanhas acontecem completando o milagre na terceira vez. Jesus pergunta a Pedro por 3 vezes ‘ Tu me amas? ’. Na sequência ele recebe o chamado de pastor das ovelhas de Jesus.  
No terceiro dia Jesus ressuscitou.
Daniel orava de joelhos 3 vezes por dia e era abençoado por Deus em todas as coisas. Já pensou se fizéssemos campanha diária de três orações? Quantas bênçãos alcançaríamos?

CAMPANHA DE SETE VEZES.

Elias orou sete vezes e se formaram nuvens e choveu depois de 3 anos e meio de seca.
Eliseu orientou Naamã para mergulhar por 7 vezes no Jordão. Assim ele foi curado de lepra, mas apenas no sétimo mergulho.
Josué e todo o povo de Deus circulou por 7 dias a Cidade forte de Jericó com suas muralhas gigantescas. As muralhas caíram no sétimo dia e a Cidade foi vencida por Israel.

CAMPANHA DE 21 VEZES.

Depois de 21 dias de campanha de jejum de coisas aprazíveis e de oração, Daniel recebe de Deus uma grande revelação. Deus passa vários acontecimentos da história que viria a seguir e também sobre coisas que iriam acontecer em um futuro bem mais distante. Cerca de 2.600 anos depois da revelação. Acontecimentos que se referem aos últimos dias. Relatos apocalípticos.

NÃO IMPORTA DE QUANTAS VEZES É A CAMPANHA. IMPORTA OS FINS.

Seja de imediato. Seja de duas, de sete, de vinte e uma. Seja de setenta para a libertação da Babilônia, ou de quatrocentos para a libertação do Egito. Faça todas até o fim. Sem desistir. Recebendo a vitória que AQUELE A QUEM CLAMAMOS NOS CONCEDE.

Coloque um laço no dedo ou coisa semelhante para que se lembre de orar e de fazer campanha. Campanha da vitória pode ser o nome dela.

Lembre-se que as dificuldades e as perseguições são as melhores professoras para nos ensinar a orar, obedecer a Deus, lutar, viver em crescimento e ser cada vez melhores crendo e confiando no SENHOR.

TENHA FÉ E ORE SEMPRE.