sexta-feira, 30 de março de 2018

AS MÁS CONSEQUÊNCIAS DO DESEJO CARNAL - Gênesis 3:4-7.


Deus disse para comer livremente de todos os frutos do jardim, menos o que era da árvore do conhecimento do bem e do mal. Eva viu que o fruto era bom de se comer. Atraente. Agradável aos olhos. Desejável também para receber entendimento, conforme a serpente disse a ela.
Existe alguém muito interessado em romper o nosso relacionamento com Deus. Satanás, a serpente, e que também é o dragão de Apocalipse.
Com uma pitada de verdade ele entra com grandes mentiras e muitos são levados pela enganação dele.


O PECADO GERA VERGONHA E O NOSSO AFASTAMENTO DE DEUS.

A desobediência a Deus gera vergonha e o nosso afastamento da presença dele. Deus ia todos os dias falar com eles. Era uma boa amizade e comunhão, mas depois do pecado Adão e Eva se esconderam de Deus. Deus os chama e Adão responde:
"Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu. Por isso me escondi" (GN 3:10).


O PECADO GERA DOR E MALDIÇÃO.

A dor do parto foi multiplicada e a maldição alcançou toda a Terra. O homem passou a precisar suar muito para sua sobrevivência e vem suando, conforme ordenou o Senhor, até os dias de hoje.
“À mulher, ele declarou: ‘Multiplicarei grandemente o seu sofrimento na gravidez; com sofrimento você dará à luz filhos. Seu desejo será para o seu marido, e ele a dominará’.
E ao homem declarou: ‘Visto que você deu ouvidos à sua mulher e comeu do fruto da árvore da qual eu lhe ordenara que não comesse, maldita é a terra por sua causa; com sofrimento você se alimentará dela todos os dias da sua vida’” (GN 3:16,17).


O PECADO GERA A MORTE.

Deus não nos criou para a morte, mas para a vida. Havia o fruto da árvore da vida que eles perderam o direito de comerem. Deus disse que se eles comessem do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal morreriam no mesmo dia, ou seja, no milênio. Veja que nenhum homem viveu mais do que 1000 anos depois disto.
“... porque você é pó e ao pó voltará" (GN 3:19 b).

“Se você fizer o bem, não será aceito? Mas se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo" (GN 4:7).


MAIS SOBRE AS MÁS CONSEQUÊNCIAS DO DESEJO CARNAL.

Abraão levou seu sobrinho Ló com ele quando Deus o chamou para ele deixar sua terra e sua parentela para seguir para uma terra boa que Deus haveria de dar a ele. Embora estivesse bem estabelecido na grande cidade de Ur, Abraão obedece a Deus, mas leva seu sobrinho junto. Deus abençoou o caminho e a vida dos dois. Prosperou a ambos.
Certo dia, os pastores de Ló se desentenderam com os pastores de Abraão e resolveram se separar. Abraão para um lado e Ló para outro. Abraão deixa Ló escolher um dos dois lados. Ló teve um brilho nos olhos ao olhar a área verdejante dos arredores do Rio Jordão. Deixou o lado aparentemente ruim para seu tio e foi para o lado aparentemente bom.
Aqui entra a observação da aparência. Ló estava rico e abençoado por estar com um grande homem de Deus, mas resolve se separar e começa a perder as bênçãos. Não reconheceu a influência divina sobre seu tio.
O desejo carnal aqui está na separação do tio e no olhar para um lugar bom onde ele deve ter pensado que cresceria muitíssimo enquanto a turma que ia para o outro lado ia se dar mal.
Muitos dentro da igreja falam mal e desprezam seus líderes espirituais, se achando o máximo da espiritualidade. Se vendo como abençoado e autossuficiente. Indo embora ou desprezando a igreja e seus ungidos. Deus abençoa o obediente mesmo no deserto e a maldição alcança o desobediente mesmo na cidade forte e cheia de riquezas.
Sodoma e Gomorra se estabeleceram nesta área escolhida por Ló. Guerras e baixos padrões morais se apoderaram destas cidades que desagradavam muito a Deus. Ló foi livrado por duas vezes pela interseção do seu tio Abraão e as cidades foram destruídas por ordem de Deus.
Ló se dá muito mal e gera filhos com suas filhas: Moabe e Amom. Os piores inimigos do povo de Deus.

“Se você fizer o bem, não será aceito? Mas se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo" (GN 4:7).


OUTRO EXEMPLO DAS MÁS CONSEQUÊNCIAS DO DESEJO CARNAL.

Esaú e Jacó. Filhos de Isaque.
Esaú seria o herdeiro principal, porque era o primogênito. Um futuro líder familiar, patriarcal.
Esaú era caçador e preferido de papai. Jacó era caseiro e preferido de mamãe.
Certo dia Jacó prepara um excelente e cheiroso prato. Uma sopa de lentilha agradável aos olhos e às narinas.
Esaú, chegando da caça e com muita fome deseja muito aquela comida.
Jacó faz uma oferta: Se me der o direito de primogenitura, pode comer desta comida. Esaú desprezou o seu direito de primogenitura trocando-o por um prato de comida.
Muitos desprezam os dons de Deus e o seu chamado para o reino, trocando-os por qualquer coisa que desejam na sua carne. Seja pelo olhar, pelo cheiro, ou qualquer outra atração. O nosso adversário está na torcida para que percamos os nossos direitos pelos desejos da nossa carne.
Jacó recebeu este direito de primogenitura porque ele valorizou muito. Esaú o perdeu porque desprezou.
O reino de Deus é assim: Quem valoriza recebe e quem despreza o perde.

“Se você fizer o bem, não será aceito? Mas se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo" (GN 4:7).


OUTRA HISTÓRIA QUE MOSTRA AS MÁS CONSEQUÊNCIAS DO DESEJO CARNAL.

Sansão E Dalila.
Ele era chamado desde o ventre da mãe para ser um homem de Deus. Forte, cheio de unção e um grande soldado do Senhor.
Sansão era mulherengo e depois de aprontar muitas desobediências e de se mostrar uma pessoa que não valorizava muito o seu chamado, ele resolve se envolver com Dalila. Uma mulher espiã dos maiores inimigos do povo de Deus.
Dalila com seu jeito meigo e carinhoso, resolve desvendar e entregar aos filisteus o segredo da força de Sansão. Depois de muito insistir Sansão já perdendo a paciência resolve contar o segredo da sua força. Era um pacto com Deus e o seu cabelo não poderia ser cortado. Se fosse, perderia a força.
Assim sua amada Dalila entrega o segredo aos inimigos que rapam sua cabeça e o veem se transformar de um homem muito forte a um homem fraco.
Sansão foi preso e teve os olhos furados. Além de fraco, cego e preso, o faziam de bobo, rindo dele quando o colocavam para trabalhar no moinho.
Nosso adversário quer nos pegar. Perigo para os que desprezam o chamado e se entregam aos desejos da carne e ainda, mesmo que indiretamente, se revelam aos inimigos mostrando todo o segredo do caminho das suas fraquezas. Ele quer nos deixar fracos, cegos e ainda rir de nós.
“Se você fizer o bem, não será aceito? Mas se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo" (GN 4:7).


ATÉ NA VIDA DE DAVI, AS MÁS CONSEQUÊNCIAS DO DESEJO CARNAL.

Davi. Um grande homem de Deus. Escolhido e ungido. Um coração segundo o coração de Deus.
Deus deu grandeza para ele. Abençoou em tudo. Deu grandes vitórias, riquezas, prazeres, saúde, bem-estar e até mesmo muitas mulheres. Tinha tudo e mais um pouco.
Qual de nós está contente com o que tem? Por que sempre queremos mais? Como temos uma natureza gananciosa!
Depois de todas as bênçãos e vitórias que Deus proporcionou a Davi, ele estava ocioso em tempo de guerra. No terraço de seu palácio enquanto seus soldados foram para a guerra, ele desejou uma mulher casada que se banhava em um lugar visível.
Davi manda chamá-la, adultera com ela e posteriormente, manda o marido desta mulher, de nome Bate Seba, ir à frente de uma grande batalha com a intenção de que ele fosse morto. E assim aconteceu.
Davi que era um homem de Deus exemplar, já não estava indo para as batalhas, adulterou e cometeu um homicídio.  
Às vezes, nos enganamos pelo excesso de bençãos e achamos que somos os filhinhos queridos do papai do céu, e que podemos baixar a guarda e fazermos tudo o que queremos achando que Deus vai aprovar. O silêncio de Deus não quer dizer que estamos liberados para tudo o que queremos fazer. Tem muitas vezes que ele só observa, porque ele sabe que nós temos a capacidade de saber e fazer o que é certo.
Depois destas tragédias feitas por Davi, Deus se mostra irritado com ele e manda um profeta dizer que ele tinha tudo e se quisesse mais, ele o daria, mas que ele escolheu fazer o errado cometendo grande injustiça. Deus acrescenta:
-Não se apartará a espada da tua casa.
-Da tua casa levantarei o mal contra você.
-Darei tuas mulheres aos outros diante de todo o Israel.
-O filho que te nasceu de Bate Seba, morrerá.
Tudo isto sobreveio a Davi. Porque Deus disse e assim aconteceu.
Considere, viva e valorize o que Deus te deu. Não despreze a escolha, o chamado e a unção de Deus na sua vida. Não seja ganancioso.

“Se você fizer o bem, não será aceito? Mas se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo" (GN 4:7).


CARNE E ESPÍRITO.

“Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam” (Gálatas 5:17).

segunda-feira, 19 de março de 2018

SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO - MATEUS 5:13-16

                                                                                                                                                                                                                                                                         Quadro em MDF Sal para a Terra e Luz Para o Mundo - Compre Já!




















Chamados por Jesus para sermos Sal e Luz.


"VOCÊS SÃO O SAL DA TERRA. MAS SE O SAL PERDER O SEU SABOR, COMO 
RESTAURÁ-LO? NÃO SERVIRÁ PARA NADA, EXCETO PARA SER JOGADO FORA E PISADO PELOS HOMENS.
VOCÊS SÃO A LUZ DO MUNDO. NÃO SE PODE ESCONDER UMA CIDADE CONSTRUÍDA SOBRE UM MONTE.
E, TAMBÉM, NINGUÉM ACENDE UMA CANDEIA E A COLOCA DEBAIXO DE UMA VASILHA. PELO CONTRÁRIO, COLOCA-A NO LUGAR APROPRIADO, E ASSIM ILUMINA A TODOS OS QUE ESTÃO NA CASA.
ASSIM BRILHE A LUZ DE VOCÊS DIANTE DOS HOMENS, PARA QUE VE
JAM AS SUAS BOAS OBRAS E GLORIFIQUEM AO PAI DE VOCÊS, QUE ESTÁ NOS CÉUS" (MT 5:13-16).

O SAL:
    1- O MELHOR TEMPERO - Ele é o principal tempero da comida. Pode faltar algum tempero, mas se faltar o sal fica sem graça, sem gosto. Nós temos o chamado para sermos aqueles que fazem falta quando não estamos presentes em determinados lugares como nos cultos da igreja ou em um trabalho fora dela. Alguém que quando não está em casa torna a casa sem graça, sem gosto. Uma pessoa que falta e que todos sentem que o ambiente não é o mesmo de quando ela está presente. Você foi escolhido para temperar com o principal tempero a este mundo que está tão sem graça e tão sem gosto.
   2-  PURO E REFINADO - O sal precisa ser purificado e refinado e você é alguém que foi purificado por Jesus e está sendo refinado pela sua Palavra todos os dias. Para que o sal cumpra sua função espalhando e temperando na medida ideal.
   3- CONSERVA - O sal conserva. Antigamente o sal era usado para conservar os alimentos. Você é chamado para ser sal e preservar (proteger) o mundo, para que ele não estrague.
   4- EQUILÍBRIO - Na medida certa e não em pedras. Pedras de sal não funcionam perfeitamente. Parte da comida pode estar sem gosto e outra parte com pedras e muito salgada. A medida certa e espalhada em toda a massa dá um bom sabor e um bom equilíbrio no gosto. Há necessidade de envolvimento com o mundo para temperá-lo e não para fazer o que ele faz, se não fica toda a massa sem gosto e sem graça. Jesus sempre se juntava ao mundo para temperar e mostrar a Palavra, o reino e os milagres de Deus. Nosso envolvimento com o mundo deve levar sempre estes itens. Aí funciona como sal.
   5- DERRETE GELO - Como usam em estradas, o sal serve para derreter o gelo e você é o sal que Deus chamou para derreter a frieza espiritual deste mundo, para que todos possam andar pelo Caminho.
   6-  SÊDE - O sal causa sede e você precisa causar a sede das coisas de Deus neste mundo. Que as pessoas sintam vontade de beber desta água que você está bebendo.

EMBORA NÃO DÊEM VALOR AO SAL, QUE NÃO APARECE NAS PROPAGANDAS DE SUPERMERCADOS E NEM EM LISTAS DE COMPRAS, E QUANDO ARRECADAM UM QUILO DE ALIMENTO, PEDEM PARA QUE NÃO SEJA O SAL, DEUS CHAMOU VOCÊ PARA SER O PRINCIPAL DA TERRA, PARA DAR GOSTO E CONSERVAR, MESMO QUE O MUNDO NÃO VALORIZE.

A LUZ:
1-  FAZ AS PESSOAS VEREM - Quando estamos em uma rua escura ou sem luz dentro de casa, vemos o quanto ela é importante. Em casa, todos já tivemos esta experiência de se machucar ou quebrar coisas tentando fazer qualquer coisa no escuro. Você foi chamado para iluminar a rua e a casa das pessoas deste mundo para que elas enxerguem e assim não quebrem e não se machuquem. Para que elas consigam enxergar as coisas como elas são e nas suas respectivas cores. Através de você as pessoas podem ter uma visão espiritual, pois são muitos os cegos espirituais.
    2- ALEGRIA - O Sol, que é nossa principal luz material, dá alegria, já que estudos mostram que pessoas mais expostas à claridade do Sol tem menos distúrbios psicológicos, como por exemplo, a depressão. Você foi chamado para iluminar e alegrar o mundo.
   3- AQUECE – Esta luz dá um aquecimento ideal para a vida. Sem ela a gente morreria congelado. Você está aqui para o aquecimento ideal para os gelados espirituais.
   4- A LUZ NO DESERTO – Quando o povo de Deus estava a caminho da Terra Prometida, Deus colocou uma coluna de fogo, que era a luz que aquecia na noite fria do deserto, iluminava a escuridão e direcionava indicando para o CAMINHO que deveriam andar. Você tem o chamado para aquecer, fazer enxergar e ensinar o Caminho da Terra Prometida às pessoas do mundo.
   5- GIRASSÓIS – Como o girassol tem a grande e sábia escolha de estar voltado para o Sol desde a manhã até o pôr do Sol, seja Jesus o nosso Sol e sejamos nós os Sóis para o mundo. Isto Jesus disse para nós, que ele estava sendo o sal e luz e que a gente deveria dar continuidade. 
   6- LIGADOS NA ENERGIA – Precisamos da energia apropriada para que haja luz. Seja pilha, azeite ou energia elétrica, a verdade é que o homem sem Deus é apenas uma lâmpada, mas com Deus ele acende e vira luz. Como em nossa casa precisamos de energia elétrica para que a luz fique acesa, nós precisamos de Deus para que a nossa luz fique acesa. Sem o Espírito a luz se apaga.
    7-  VENCE AS TREVAS – Você onde chega expulsa as trevas, porque onde há luz não há escuridão. Ainda que haja uma pequena luz ela vence as trevas.

EM SALMO 119:125 CONSTA: A TUA PALAVRA É LÂMPADA QUE ILUMINA OS MEUS PASSOS E LUZ QUE CLAREIA O MEU CAMINHO”.
TENHA A PALAVRA DE DEUS EM SUA BOCA PARA AJUDAR AS PESSOAS A VEREM ONDE PISAM E O CAMINHO EM QUE DEVEM PROSSEGUIR.
O EQUILÍBRIO É SEMPRE IMPORTANTE. O SAL E A LUZ ACIMA DA MEDIDA É DESAGRADAVEL. ENJOA E OFUSCA.
VOCÊ LIGADO EM DEUS PODE TEMPERAR, ILUMINAR, AQUECER, DAR ALEGRIA A TODOS OS DESESPERADOS DESTE MUNDO.
VEJA UMA CIDADE EDIFICADA EM UM MONTE E PERCEBA QUE ALGUMAS LAMPADAS ESTÃO APAGADAS E OUTRAS ACESAS.
O PRÓXIMO GRANDE EVENTO DE DEUS E SUA IGREJA SERÁ O ARREBATAMENTO. SERÁ LEVADA A PARTE DA IGREJA QUE TEM AS LÂMPADAS ACESAS. SEM O ESPÍRITO DE DEUS A LAMPADA APAGA.
PODEMOS VERIFICAR ISTO EM MATEUS 25:
"O REINO DOS CÉUS, POIS, SERÁ SEMELHANTE A DEZ VIRGENS QUE PEGARAM SUAS CANDEIAS E SAÍRAM PARA ENCONTRAR-SE COM O NOIVO. CINCO DELAS ERAM INSENSATAS, E CINCO ERAM PRUDENTES. AS INSENSATAS PEGARAM SUAS CANDEIAS, MAS NÃO LEVARAM ÓLEO CONSIGO. AS PRUDENTES, PORÉM, LEVARAM ÓLEO EM VASILHAS JUNTAMENTE COM SUAS CANDEIAS. O NOIVO DEMOROU A CHEGAR, E TODAS FICARAM COM SONO E ADORMECERAM. À MEIA-NOITE, OUVIU-SE UM GRITO: ‘O NOIVO SE APROXIMA! SAIAM PARA ENCONTRÁ-LO!’
ENTÃO TODAS AS VIRGENS ACORDARAM E PREPARARAM SUAS CANDEIAS. AS INSENSATAS DISSERAM ÀS PRUDENTES: ‘DEEM-NOS UM POUCO DO SEU ÓLEO, POIS AS NOSSAS CANDEIAS ESTÃO SE APAGANDO’.
ELAS RESPONDERAM: ‘NÃO, POIS PODE SER QUE NÃO HAJA O SUFICIENTE PARA NÓS E PARA VOCÊS. VÃO COMPRAR ÓLEO PARA VOCÊS’. E SAINDO ELAS PARA COMPRAR O ÓLEO, CHEGOU O NOIVO. AS VIRGENS QUE ESTAVAM PREPARADAS ENTRARAM COM ELE PARA O BANQUETE NUPCIAL. E A PORTA FOI FECHADA.
"MAIS TARDE VIERAM TAMBÉM AS OUTRAS E DISSERAM: ‘SENHOR! SENHOR! ABRA A PORTA PARA NÓS! ’. MAS ELE RESPONDEU: ‘A VERDADE É QUE NÃO AS CONHEÇO! ’ ”.