domingo, 1 de setembro de 2019

Viver só com a Palavra de Deus ou viver só com a Presença dele? Qual é a melhor se tiver que escolher uma só destas duas? Como é feliz o povo que aprendeu a aclamar-te, Senhor, e que anda na luz da tua presença! Como é feliz o povo que aprendeu a aclamar-te, Senhor, e que anda na luz da tua presença! "Como é feliz o povo que aprendeu a aclamar-te, Senhor, e que anda na luz da tua presença!" Salmos 89:15

    
PARA VOCÊ, O QUE VALE MAIS?

    Meditando sobre este tema, 'Presença ou Palavra de Deus?', segui pensando nas minhas caminhadas pela rua, nas tantas experiências com pessoas de diversas personalidades que chegam na igreja, ou que já estavam nelas há algum, ou há muito tempo.
    Como são diferentes em vários aspectos. Tem aquele que lê a Bíblia e a estuda, mesmo em casa, e se acha o doutor da lei. Outros se vêem na mesma situação por ter um diploma de Teologia. Pude verificar muitos assim, com conhecimento da Bíblia, mas sem vivência. Sem experiência com Deus. Sem a presença do Senhor na sua vida.
    
           SÓ A TEOLOGIA.

    Confesso que tenho Teologia. Bacharelado no I.C.P., mas não tem nenhum valor, se este estudo da Bíblia não estiver acompanhada da Presença de Deus.
    Tenho aprendido com o passar do tempo que o melhor que temos a pedir em nossas orações é a PRESENÇA DE DEUS EM NOSSA VIDA. Deus dentro de nós é o melhor desta vida que podemos ter, e o melhor que podemos pedir. Creia.
    Para que você tenha muita riqueza material peça um corpo saudável. Para ser muito rico espiritualmente, peça o ESPÍRITO SANTO.
    Um corpo saudável é a melhor benção material, e a presença de Deus é a melhor benção espiritual. Um diploma de Teologia pode fazer você saber sobre Deus e sobre a sua soberania, porém não faz com que você venha a conhecê-lo. O estudo da Bíblia valoriza a Deus, mas não dá o direito de tê-lo.

            SÓ A PRESENÇA.

    Muitos chegam na igreja, buscam e recebem a Presença de Deus. Depois saem, sem conhecimento da sua Palavra, falando e fazendo coisas que não estão de acordo com a vontade de Deus. É como uma criança que aprendendo a andar, já quer sair para a rua. Ir sozinho em lugares longínquos ou até sair guiando carro, bicicleta e tudo o que aparecer na sua frente. Vivendo espiritualmente de qualquer maneira e até mesmo escandalizando.
    Nada se compara à presença de Deus, mas é muito importante que seja dado um passo de cada vez. Tivemos experiências com pessoas que chegavam na igreja, e por terem visão e revelação rapidamente, já se colocavam com voz ativa acima dos obreiros e pastores. Parece até que Deus se enganou colocando um pastor responsável por aquela igreja, que não tem o dom de revelação. Deus chama cada um de nós para um propósito específico e nunca podemos achar que somos mais do que aquele que Deus ungiu para aquele cargo, nem por ter mais dons e nem por ser mais bonito ou falar com maior eloquência.

            A TEOLOGIA MAIS A PRESENÇA DE DEUS.

    O conhecimento da Bíblia com a presença de Deus, formam as duas pernas para que possamos trilhar até o fim, nesta caminhada de caminho estreito e que nos leva a uma porta estreita. A Bília relata que são poucos os que conseguem trilhar por este caminho e passar por esta porta.
    O que fazer com a Presença de Deus sem saber sobre a sua Palavra? Como fazer a sua vontade? Como agradá-lo? Como fazer o trabalho de obreiro na igreja ou na rua? 
    O que fazer com o estudo aprofundado da Bíblia, se a Presença de Deus não está? Talvez haja segurança sobre o conhecimento das coisas de Deus e dos seus planos. Faz até acreditar que tudo se cumpriu e se cumprirá, mas e se Deus não está? Como participar de suas promessas e de sua salvação se só tem o conhecimento de ouvir falar de Deus, mas não de conhecê-lo verdadeiramente?
                                    

"O estudo da Bíblia me ensina a ler sobre DEUS e sua salvação. A presença de DEUS me ensina a entender a Deus e a alcançar a salvação". (Edson Posso).



quarta-feira, 29 de maio de 2019

AÇÃO E REAÇÃO - O QUE QUEREMOS SER E O QUE SOMOS DE FATO




Podemos planejar as nossas ações. Como vamos andar, o que vamos falar, e até para quem vamos esboçar um sorriso.
Temos como planejar nossas ações, mas não temos como planejar as nossas reações.
Nossas ações mostram sempre o que desejamos ser. É a tal da “Expectativa”. Mas normalmente não condiz com a realidade.
Podemos fazer um excelente planejamento do que vamos fazer, ou como vamos agir em várias tarefas e por vários dias, até que encontramos com as adversidades.

NOSSAS AÇÕES MOSTRAM O QUE QUEREMOS SER E AS NOSSAS REAÇÕES MOSTRAM O QUE REALMENTE SOMOS.

   1-  Como reagimos quando nos fecham no trânsito?
   2-  Como reagimos quando uma pessoa muito atraente passa perto de nós?
   3-  Como reagimos quando pisam no nosso pé?
   4-  Como reagimos quando não concordam com nossa ideia ou opinião?
  5-  Como reagimos quando dizem não para nós, ou quando um superior nos chama a atenção?
  6-  Se para alcançar nossas metas e objetivos precisamos mentir, rebaixar ou atacar alguém, assim fazemos?
    7-  Diante de um troco dado a mais para nós, como reagimos?
    8-  Xingam de lá e ouvem o que de nós.
   9-  Brigam conosco ou nos acusam, às vezes até sem motivo, e recebem quais palavras e quais reações da nossa parte.

DEUS NOS OBSERVA PRINCIPALMENTE PELAS REAÇÕES.

Não entrando no assunto das lamentáveis ações de muitos que se dizem cristãos e escolhem agir como as pessoas do mundo, vamos considerar os cristãos que seguem um pouco mais da santidade e da obediência à Palavra de Deus:

AÇÃO - Planejamos ir à igreja, louvar, obedecer a Deus, aos pastores, à igreja e tudo vai bem. Reagimos com sorrisos, alegria e louvores a Deus. Tudo é muito bonito e agradável.

REAÇÃO – Como reagimos diante de um gigante? E diante de um desemprego? E de uma enfermidade? E de uma prova? E de um deserto? E de um ‘NÃO’?
Aquele que sabe todas as coisas, muitas vezes nos observa e prova nossa fidelidade pelas nossas reações.
Muitas vezes nossas reações já nos dão o prêmio que deveríamos receber do galardoador, ou já fazem ‘justiça com as próprias mãos’ em vez de esperar daquele que fará justiça sobre tudo e sobre todos.
  
“Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos. Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus. Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus. Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês" (Mateus 5:5-12).

quarta-feira, 20 de março de 2019

ORAÇÃO DO PAI NOSSO - AJUSTE A TUA ORAÇÃO E ESPECIFIQUE O PEDIDO (Mateus 6:9-13).


UMA ESTRUTURA PARA ORAR.

A oração do Pai nosso, muitas vezes mal interpretada, sugere uma estrutura de oração e não uma conversa com suas palavras literais.
Esta estrutura serve para cada um de nós colocar as palavras apropriadas para o momento da oração. Toda oração previamente estabelecida, ou já escrita e padronizada, podemos chamar de reza e não de oração. Uma reza pode ser feita em um mesmo instante por várias pessoas, já que está padronizada. Uma oração já pede palavras frescas e espontâneas da parte de quem ora. Como uma conversa mesmo.
Em Mateus 6:9-13 Jesus nos ensina a orar colocando a base estrutural para uma conversa ao vivo: “Vocês, orem assim: Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.
Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia. Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém’.

ESTRUTURA DETALHADA:
1- PAI, NO CÉU, DE NOME SANTO - ESTÁ BEM NO ALTO, AUTORIDADE SUPREMA, SANTIDADE – Temos que separar com muito respeito o nome do Senhor, sabendo que ele é santo e que devemos ser santos também.
   2- VENHA O TEU REINO – Devemos ter o desejo e buscar sempre o reino de Deus no mundo e em nós. Estar esperançosos pela volta de Cristo que total e definitivamente estabelecerá o seu reino em toda a Terra. Os que seguem a Cristo já podem viver parte deste reino desde o primeiro momento da entrada no Caminho.
3- A VONTADE DE DEUS FEITA – Quantos são os que buscam e oram por seus próprios desejos deixando de lado os planos e desejos de Deus? Se Deus sabe o que faz e tem respostas e o controle para o futuro de tudo e de todos, por que não darmos preferência sempre à vontade de Deus. Viver bem é dar graças a Deus por todas as coisas e confiar no Senhor, orando sempre para que a vontade dele esteja na linha de frente.
   4- O PÃO DE CADA DIA – Com duplo sentido, precisamos do pão de cada dia. O pão material para saciar a fome e o pão espiritual que é o alimento que vem do alto em forma de Palavra e Espírito. Jesus. O pão que desceu do céu e que sacia o nosso espirito, nos dando vida.
5- O PERDÃO QUE TODOS PRECISAM – Perdoar para ser perdoado é outro ensinamento desta oração: ‘Perdoa as nossas dívidas assim como perdoamos aos nossos devedores’. O resultado deste pedido é simples: Perdoar-me como eu perdoo aos outros. Se eu não perdoo, não serei perdoado. Lembremos da parábola de Mateus 18 que um homem foi perdoado de uma dívida de 60 milhões de denários. Em seguida, saindo da presença do ex-credor foi ao pescoço de um que lhe devia 100 denários e o cobrou humilhando-o. O que havia perdoado a este mandou que lhe pegassem para o lançar na prisão até que ele pagasse os 60 milhões.
   6- LIVRAMENTO DO MAL – “Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda” (Salmo 127:1). Sabendo que só o Senhor poderá nos livrar de todo o mal, devemos pedir a ele e confiar na sua proteção. Caso contrário, o mundo e o maligno, que sempre está ao derredor dos filhos de Deus buscando a quem possa devorar (1 Pedro 5:8), se apodera das nossas coisas e de todos nós. Só Jesus pode derrotar o grande exército da Babilônia.
   7- REINO, PODER E GLÓRIA – Encerra dando a certeza de que Deus é o soberano e tem o Reino, o Poder e a Glória para todo o sempre. Este encerramento nos mostra a quem nós estamos oramos: Ao Todo Poderoso. Onipotente, Onisciente e Onipresente.
Com esta estrutura de oração Jesus nos ensina a orar e fazer isto sempre: Ele sempre estava em oração, se fortalecendo. Sendo Ele Deus. Vemos também em muitos outros versículos a orientação para orar, como exemplo: “Orem continuamente” (1 Tessalonicenses 5:17).

Às vezes, Deus quer que insistamos em determinadas orações. Orando pela causa algumas vezes, ou até em forma de campanhas ou propósitos específicos:

O AMIGO CHATO - LUCAS 11:5-8
“Então lhes disse: ‘Suponham que um de vocês tenha um amigo e que recorra a ele à meia-noite e diga: Amigo, empreste-me três pães, porque um amigo meu chegou de viagem, e não tenho nada para lhe oferecer’. E o que estiver dentro responda: ‘Não me incomode. A porta já está fechada, e meus filhos estão deitados comigo. Não posso me levantar e lhe dar o que me pede’. Eu lhes digo: embora ele não se levante para dar-lhe o pão por ser seu amigo, por causa da importunação se levantará e lhe dará tudo o que precisar”.

BATA, PEÇA, BUSQUE - LUCAS 11:9-13.
“Por isso lhes digo: Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta. Qual pai, entre vocês, se o filho lhe pedir um peixe, em lugar disso lhe dará uma cobra? Ou se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está no céu dará o Espírito Santo a quem o pedir!".

ESPECIFICAR O PEDIDO TAMBÉM AGRADA A DEUS.

Deus sabe do que precisamos e o que queremos, mas ele quer que abramos a boca para especificar. Um exemplo dentre muitos, é o Cego de Jericó, em Marcos 10:51,52. Jesus pergunta a ele: “O que você quer que eu lhe faça? O cego respondeu: ‘Mestre, eu quero ver!’. ‘Vá’, disse Jesus, ‘a sua fé o curou’. Imediatamente ele recuperou a visão e seguia a Jesus pelo caminho”.

A ORAÇÃO DE UM JUSTO MUITO PODE EM SEUS EFEITOS.
A ORAÇÃO CERTAMENTE ABRE PORTAS.

VOCE TEM ORADO CONFORME OS AJUSTES ACIMA?

domingo, 13 de janeiro de 2019

Temos que ficar ligados 24 horas por dia: "Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim" (João 15:4).

SE LIGAR EM DEUS SEMPRE

Interessante fazer comparações com aparelhos domésticos, maquinários e tudo o mais que precisa de energia para funcionar. Estes aparelhos e estas máquinas, não funcionam se estiverem desligadas.
Uma fruta que se desliga porque caiu, ou porque foi cortada, deixa de receber alimento, crescimento e vida da árvore.
Este excelente recado Deus nos deu: Que ficássemos ligados nele.
Infelizmente muitos vivem de Wi-Fi de terceiros quando se trata de contato com Deus. Se compararmos Deus com a internet, pensaremos no importância de nunca nos desconectar. Se compararmos com o celular, lembraremos que não devemos sair sem ele e que sempre temos que ler o que está escrito.

A VIDA NO CELULAR

1- Uma reportagem mostrava uma mulher que havia achado seu celular no departamento próprio do aeroporto. Ela chorava emocionada dizendo: "MINHA VIDA ESTÁ DENTRO DESTE CELULAR". 
2- Um vizinho sendo abordado por um criminoso pediu para que não levasse o seu celular dizendo: "MINHA VIDA ESTÁ DENTRO DESTE CELULAR". 
Que aprendamos a entregar a vida a Jesus, sabendo que ela estará em boas mãos e ninguém poderá roubar a nossa vida.

SE ACERTANDO COM DEUS.
Neste domingo de 13.01.2019 passei no Sesc de Santo André e vi esta fila imensa, que continua para cima, onde não se vê por esta imagem:



Esta fila é apenas para atualizar a carteirinha. Com o muito calor, muitas pessoas foram para fazer uso da piscina. Domingo quente e muito apropriado para tal lazer, mas estes tiveram que esperar um tempão na fila e depois ainda passariam para a fila do exame médico. Por que não fizeram isto antes?
Comparando com a vida espiritual, o que significa isto? Quando o Sol queima a nossa moleira e o calor fica insuportável, lembramos de Deus e buscamos nele um acerto e uma atualização. Oramos, damos glórias e graças a Deus. Vamos até aos cultos na igreja, mas quando vem o refrigério, muitos de nós esquecemos até que Deus existe.

APRENDAMOS A VIVER LIGADOS NA VIDEIRA E SEMPRE ATUALIZADOS, MESMO EM TEMPOS DE REFRIGÉRIO, POIS NÃO SABEMOS QUANDO SERÁ AQUELE DIA E NEM AQUELA HORA EM QUE VIRÁ GRANDE QUEIMA DE MOLEIRAS POR TODA A TERRA

ASSIM PODEREMOS SEMPRE DIZER:
"MINHA VIDA TODA ESTÁ AÍ NESTE DEUS".