terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

HÁ O TEMPO DETERMINADO PARA A REALIZAÇÃO DO SONHO DE DEUS EM NOSSA VIDA. A EXALTAÇÃO DE DEUS CHEGA NA HORA CERTA. ASSIM COMO OCORREU COM JOSÉ NO EGITO, RELATADO EM GÊNESIS CPS 37 ao 42.




PROJETOS E SONHOS DE DEUS.
Vemos em GN 37 que José foi invejado pelos seus irmãos. Era o queridinho do papai Jacó.
José teve dois sonhos dados por Deus que indicavam que seus pais e seus irmãos futuramente iriam se inclinar à ele. Estes sonhos contados a toda a família causavam inveja e ódio cada vez maiores aos seus irmãos.
Jacó mandou fazer uma túnica especial e colorida para José. Com tudo isto e mais o carinho especial que o pai deles tinha com José, seus irmãos planejaram acabar com ele.
Começaram com o plano de assassiná-lo e depois resolveram deixá-lo vivo e o venderam como escravo.

SOMOS QUERIDINHOS DO PAPAI.
Nós, cristãos, filhos de Deus, muitas vezes somos perseguidos de maneira semelhante. Deus nos dá um tratamento especial e nos dá sonhos que revelam o futuro no reino de Deus. Nos dá novas vestes. Até mesmo as pessoas mais chegadas começam a ter inveja de nós e nos olhar com raiva e como se fôssemos loucos. Querem nos ridicularizar, nos maltratam e tentam nos tirar do caminho deles, até com o desejo de nos matar.

JOSÉ TEVE UMA SEQUÊNCIA DE PERDAS.
Perde sua túnica, sua casa, sua família, seu emprego, seu privilégio e sua dignidade.
José não perdeu o principal: Sua confiança em Deus e esperança na realização dos sonhos dados por Ele.

NÓS TAMBÉM PERDEMOS COISAS.
Às vezes temos uma sequência de perdas na nossa vida. Sendo de maneira injusta e inesperada. Não sabemos por que passamos por determinadas coisas. Podemos perder tudo, mas nunca devemos deixar de confiar em Deus e nos seus planos para a nossa vida. José é um bom exemplo para nós. Injustiçado, ele não deixou sua comunhão com Deus, mas esperou confiantemente nele (SL 40).

JOSÉ PASSA A SER MORDOMO DE POTIFAR.
Em GN 39 vemos que José tinha sido vendido como escravo a Potifar no Egito. Mostra que “O Senhor era com ele”, e por isto José crescia na graça de Deus. Isto chamou a atenção de seu chefe que o exaltou sobre todos os seus bens. Isto porque tudo o que José fazia prosperava.
Nestes dias a esposa de Potifar mostrou desejo por José e tentou seduzi-lo. José a rejeitava. Ele era um homem temente a Deus e fiel. Não queria trair seu chefe e nem desagradar a Deus. A mulher insistia, até que um dia, em mais uma tentativa de se deitar com ele, José se esquivou tendo sua túnica arrancada por ela, que se aproveitou da situação e começou a gritar o acusando de assédio sexual.
Potifar acredita na mentira de sua mulher e lança José na prisão.

JOSÉ TEVE OUTRA SEQUÊNCIA DE PERDAS.
Outra vez de maneira injusta ele perde a moradia, o emprego, o privilégio e a dignidade, mas ele não perdeu o principal: Sua confiança em Deus e esperança na realização dos sonhos dados por Ele.

JOSÉ PROSPERA NA PRISÃO E TEM REVELAÇÕES DE SONHOS.
Mais uma confirmação de que o Senhor era com José em GN 39:21. Deu-lhe graça diante do carcereiro, que vendo que tudo o que José fazia era bom e que em tudo prosperava, deu-lhe a liderança na prisão, confiando tudo nas mãos dele.
Certa vez o ex copeiro-mor de Faraó, que se encontrava entre os presos, teve um sonho que o incomodou. Ele relata o sonho a Jose que revela o significado e diz que em três dias ele seria restabelecido no antigo emprego e voltaria a servir faraó. Nesta hora, José pede para que o copeiro se lembre dele quando voltar ao seu cargo. Tudo se cumpre em três dias, mas o copeiro se esqueceu de José.

MUITAS VEZES SOMOS ESQUECIDOS E IGNORADOS.
Depois de ter sido amigo, chefe, próspero, justo e exemplar na cadeia. Um homem de Deus que foi usado pelo Senhor para revelar o sonho do copeiro. Quantas orações José deve ter feito por todos os presos enquanto estava com eles? Muitas vezes nos esquecem e nos ignoram, mesmo depois de ter mostrado a graça de Deus e ter ajudado e orado pelas pessoas. De repente elas alcançam as suas bênçãos e se esquecem de nós. Pensam apenas nelas mesmo. Que bom que temos um Deus que é o nosso galardoador e não se esquece de nós.

O BOM EXEMPLO DE JOSÉ.
Ele passa por diversas injustiças, perseguições e perdas. Não vamos considerar os problemas que ele teve, mas atentemos para a forma como ele se comportou diante dos desagradáveis acontecimentos. Precisamos aprender com ele. A ocasião não faz o ladrão, mas o revela. A ocasião não faz o descrente, mas o revela. Diante de qualquer situação José se firmou como um crente de verdade. Fácil é crer quando se vê, mas e quando não se vê? A fé é isto: acreditar que será ou que acontecerá antes de se ver qualquer comprovação do que será ou do que acontecerá.

ENFIM SE LEMBRARAM DELE.
Dois anos depois faraó tem um sonho a respeito de 7 vacas gordas e 7 vacas magras. As magras engoliam as gordas. Depois via 7 espigas graúdas e 7 espigas mirradas. As mirradas engoliam as graúdas. Contado o sonho ao copeiro e às demais pessoas, para ver quem poderia decifrá-lo. Foi quando veio à lembrança do copeiro, José que estava preso com ele e que decifrou seu sonho de restabelecimento ao seu cargo.
Faraó manda chamar José que em sua presença decifra o seu sonho. Significava que viria 7 anos de abundancia e depois 7 anos de seca e de fome.

A HORA DA EXALTAÇÃO CHEGA.
Faraó o exalta e o coloca sobre todos. José ficou apenas abaixo do rei do Egito (GN 41:37 a 43). Ele fez um excelente trabalho no governo do Egito. O sonho se cumpriu e foi grande a abundancia dos primeiros 7 anos e grandes celeiros foram montados para o armazenamento.

A HORA DA REALIZAÇÃO DOS SONHOS DE JOSÉ.
O sonho que Deus tinha dado para ele estava se cumprindo. As vezes, achamos que demora um plano de Deus na nossa vida, mas o correto é que ele se cumpre na hora certa.
Nos 7 anos que se seguiram depois dos 7 anos de abundancia, ocorreu uma grande seca e fome na região toda. Os irmãos de José tiveram que ir até o Egito buscar mantimento, porque só havia comida naquele lugar. Jose reconhece seus irmãos e fornece alimento a eles. Ali estava toda a família comendo na mão de José e se prostrando diante dele, conforme os sonhos que Deus dava a ele quando jovem (GN 42:5,6).

1- NINGUÉM PODE IMPEDIR O SONHO E O PLANO DE DEUS NA TUA VIDA.
2- NÃO DEIXA A OCASIÃO CONTROLAR OU MUDAR TUA VIDA E TE REVELE UM DESCRENTE, MAS UM VERDADEIRO CRENTE.
3- NÃO SE EXALTE NEM TENTE FAZER JUSTIÇA POR SUA PRÓPRIA CONTA, DEIXE QUE DEUS FAÇA ISTO POR VOCÊ.
4- DEUS FAZ OS TEUS PERSEGUIDORES SE PROSTRAREM DIANTE DE VOCÊ E COMEREM NA TUA MÃO.

5- TEM HORA PARA AS REALIZAÇÕES DE DEUS, ESPERE COM FÉ.

Nenhum comentário: