DE UM HOMEM DE DEUS EXEMPLAR A UM HOMEM QUE PACTUA COM UM ÍMPIO.
PRIMEIRA FASE DE JOSAFÁ:
JOSAFÁ FAZ ALIANÇA COM O REI DOS REIS.
Josafá era tão abençoado!
Teve a preocupação de se acertar com Deus e se acertou mesmo.
Teve a ousadia em agradar a Deus. Assumiu o reinado. Tirou os altares e os postes-ídolos de adoração a outros deuses. Ensinou a palavra de Deus a todos de Judá. Por isto, DEUS era com ele. Assim prosperou abundantemente.
"O Senhor esteve com Josafá porque, em seus primeiros anos, ele andou nos caminhos que seu pai Davi tinha seguido. Não consultou os baalins, mas buscou o Deus de seu pai e obedeceu aos seus mandamentos, e não imitou as práticas de Israel. O Senhor firmou o reino de Josafá, e todo o Judá lhe trazia presentes, de maneira que teve grande riqueza e honra" (2 CR 17: 3 a 5).
"Josafá foi se tornando cada vez mais poderoso; construiu fortalezas e cidades-armazéns em Judá, onde guardava enorme quantidade de suprimentos. Também mantinha em Jerusalém homens de combate experientes" (2 CR 17: 12 e 13).
JOSAFÁ ESTAVA INDO TÃO BEM...
Talvez você já teve um impulso semelhante, ou conhece alguém que caiu em um cilada igual a esta.
Quando tudo vai bem e o Senhor abençoa em todas as áreas e por um bom período na nossa vida, temos a impressão que tudo o que decidimos ou vamos fazer Deus aprova. Davi deve ter pensado assim quando adulterou com a mulher casada de nome Bate-Seba.
SEGUNDA FASE DE JOSAFÁ:
ELE FAZ
ALIANÇA COM O REI ACABE
Acabe
era um homem mau e idólatra. Josafá já havia, anos antes, se aparentado com
Acabe pelo casamento de seu filho, Jeorão, com a filha de Acabe, Atalia.
Em
2 CR 18.1 diz que: "Josafá
tinha grande riqueza e honra, e aliou-se a Acabe mediante casamento".
Seria bom se ele seguisse a orientação de PV 22:24 e 25: “Não faças amizade com o iracundo; nem andes com o
homem colérico; para que não aprendas as suas veredas, e tomes um laço para a
tua alma”.
Acabe, rei de Israel, convida Josafá, rei de Judá, a ir à guerra contra Ramote-Gileade. Josafá prontamente diz que sim, mas que haja consulta ao Senhor. Então Acabe manda chamar seus 400 profetas que disseram: Podem ir à guerra que o Senhor entregará a cidade em suas mãos.
Josafá pergunta se não tem mais nenhum profeta para consultar e Acabe diz que tem mais um, de nome Micaias, porém que é profeta do contra, e só profetiza coisa ruim para ele.
MICAIAS É CHAMADO E DIZ QUE HAVERIA DERROTA SE ELES FOSSEM PARA A BATALHA, AO CONTRÁRIO DO QUE DISSERAM OS 400 PROFETAS.
Ele disse que via Israel como ovelhas sem pastor. Também que via uma reunião celestial, onde o Senhor assentado em seu trono dizia: " 'Quem enganará Acabe, rei de Israel, para que ataque Ramote-Gileade e morra lá?'. E um sugeria uma coisa, outro sugeria outra, até que, finalmente, um espírito colocou-se diante do Senhor e disse: ‘Eu o enganarei’. ‘De que maneira?’, perguntou o Senhor. Ele respondeu: ‘Irei e serei um espírito mentiroso na boca de todos os profetas do rei’. Disse o Senhor: ‘Você conseguirá enganá-lo; vá e engane-o’. E o Senhor pôs um espírito mentiroso na boca destes seus profetas. O Senhor decretou a sua desgraça" (2 CR 18:19 a 22).
Mesmo assim, Josafá resolve ir à guerra com Acabe.
Instruído por Acabe, Josafá vai com roupa real, enquanto Acabe foi disfarçado de soldado.
Havia uma ordem do rei da Síria: Não ataquem os soldados, procurem e ataquem o Rei Acabe, de Israel.
QUAL REI ESTAVA VESTIDO DE REI? JOSAFÁ.
QUAL REI ESTAVA VESTIDO DE SOLDADO? ACABE.
Queriam matar o rei acabe, mas era Josafá que estava com vestes reais.
Então os soldados inimigos vão para cima e cercam a Josafá, e grande foi o susto e o clamor a Deus que ele teve que fazer com muita urgência. Então Deus o livrou: "Quando os chefes dos carros viram Josafá, pensaram: 'É o rei de Israel', e o cercaram para atacá-lo, mas Josafá clamou, e o Senhor o ajudou. Deus os afastou dele" (2 CR 18:31).
MORRE ACABE
"De repente, um soldado disparou seu arco ao acaso, e atingiu o rei de Israel entre os encaixes da sua armadura. Então o rei disse ao condutor do seu carro: 'Tire-me do combate. Fui ferido!'. A batalha foi violenta durante todo o dia, e assim, o rei de Israel teve que enfrentar os arameus em pé no seu carro, até à tarde. E, ao pôr-do-sol, ele morreu" (2 CR 18:33 e 34).
DISPAROU O SEU ARCO AO ACASO?
Para Deus não tem acaso e nem coincidência. Era plano do Senhor, que por ser muito misericordioso, avisou Acabe por diversas vezes a respeito dos seus erros e dos seus pecados.
Deus também livrou Josafá pela misericórdia, pois ele desobedeceu à profecia dada pelo profeta Micaias. Mas, ainda bem que ele soube pedir socorro para a PESSOA CERTA.
Nosso adversário faz tudo bem planejado. Estava tudo armado para a morte de Josafá pelo adversário. O rei da Síria manda matar o rei Acabe de Israel e quem foi vestido de rei de Israel foi Josafá. Enquanto que o rei Acabe estava disfarçado de soldado. Só que...
...A EXECUÇÃO CORRETA VEM DA PARTE DO SENHOR. Josafá pede socorro e é salvo pelo Senhor. Acabe disfarçado de soldado é atingido por uma flecha que o inimigo lançou ao acaso.
TERCEIRA FASE DE JOSAFÁ:
ELE RETORNA A DEUS COM PUXÕES DE ORELHA.
Deus livra Josafá da morte por ter feito a quebra dos ídolos, por ter um coração voltado a servir ao Senhor e por ter ensinado a Palavra de Deus e a conversão a todo o povo, além de ter estabelecido Levitas e Sacerdotes por juízes.
Assim, ele retorna para Judá em paz, porém, por causa da falta grave que cometeu por ter feito alianças com um rei ímpio, foi repreendido pelo profeta Jeú, que disse: "... virá sobre ti grande ira da parte do Senhor".
O CASTIGO SE APROXIMAVA
BOM É FAZER ALIANÇA COM DEUS
Três estados de juntam para guerrearem contra Judá: Moabe, Amom e Monte Seir (2 CR 20).
Josafá teme pela capacidade e número de soldados destes que cercavam e ameaçavam Judá. Então ele busca ao Senhor. Em seguida, ele decreta um jejum a todo o povo.
Esta reação mostra quando alguém entrega a Deus o seu medo, seu problema e sua batalha.
A melhor solução é pedir socorro ao Senhor. As vezes nos encontramos assim. Algo impossível diante de nós. Parece ser o fim. Enxergamos nesta hora que não há recursos, nem forças e nem idéias em nós.
MAIS UMA VEZ O INIMIGO ESTAVA COM TUDO PLANEJADO, MAS...
...A EXECUÇÃO CORRETA VEM DA PARTE DO SENHOR.
Depois de todos ficarem em jejum e oração, DEUS ENVIOU O LIVRAMENTO: "... Não tenham medo nem fiquem desanimados por causa desse exército enorme. Pois a batalha não é de vocês, mas de Deus. Vocês não precisarão lutar nessa batalha. Tomem suas posições; permaneçam firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes dará, ó Judá, ó Jerusalém. Não tenham medo nem desanimem. Saiam para enfrentá-los amanhã, e o Senhor estará com vocês" (2 CR 20:15 e 17).
NA FRENTE, OS LOUVORES. EM SEGUIDA, A VITÓRIA.
"Quando começaram a cantar e a entoar louvores, o Senhor preparou emboscadas contra os homens de Amom, de Moabe e dos montes de Seir que estavam invadindo Judá, e eles foram derrotados. Os amonitas e os moabitas atacaram os dos montes de Seir para destruí-los e aniquilá-los. Depois de massacrarem os homens de Seir, destruiram-se uns aos outros. Quando os homens de Judá foram para o lugar de onde se avista o deserto e olharam para o imenso exército, viram somente cadáveres no chão; ninguém havia escapado. Então, Josafá e os seus soldados foram saquear os cadáveres e encontraram entre eles grande quantidade de equipamentos e roupas, e também objetos de valor. Passaram três dias saqueando, mas havia mais do que eram capazes de levar" (2 CR 20:22 a 25).
VITÓRIA MATERIAL E ESPIRITUAL EM ABUNDÂNCIA
ISTO SEMPRE OCORRE QUANDO CONFIAMOS EM DEUS E FAZEMOS ALIANÇA COM ELE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário