quinta-feira, 4 de agosto de 2022

FIM DO MUNDO? FINAL DOS TEMPOS? A TERCEIRA GUERRA MUNDIAL Third World War E A CHUVA DE PEDRAS - ESCATOLOGIA - APOSTILA ESCATOLÓGICA - O QUE VIRÁ PELA FRENTE? "O segundo anjo tocou a sua trombeta, e algo como um grande monte em chamas foi lançado ao mar. Um terço do mar transformou-se em sangue, morreu um terço das criaturas vivas do mar e foi destruído um terço das embarcações (Apocalipse 8:8,9).



FINAL DOS TEMPOS?

O QUE VIRÁ PELA FRENTE?

O QUE A BÍBLIA REVELA SOBRE OS ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS ANTES DO FIM DESTE SISTEMA MUNDIAL?

SERÁ O FIM DE TUDO, OU TEMOS UMA CHANCE DE CONTINUAR?



- O ANTICRISTO NO PODER.

- O ARREBATAMENTO DA IGREJA.

- UM PERÍODO DE SETE ANOS DA GRANDE TRIBULAÇÃO.

- COISAS TERRÍVEIS VÃO ACONTECER E PRECISAMOS SABER DISTO.

- CRISTO ASSUMIRÁ O REINO FÍSICO E ESPIRITUAL NA TERRA POR MIL ANOS.

- ALGUMAS IDÉIAS DE COMO PODERÁ SER O MILÊNIO COM CRISTO.




OS ÚLTIMOS DIAS.
Os últimos dias se referem ao período que começa na primeira vinda de Jesus Cristo e vai até a sua segunda vinda em glória.
Podemos verificar isto nesta passagem:


E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões. Até sobre os servos e as servas derramarei do meu Espírito naqueles dias” (Joel 2:28 e 29).

Esta profecia de Joel foi confirmada em atos dos apóstolos capítulo 2. Por estes sinais já cumpridos há quase dois mil anos, e por continuar o derramar do Espírito até agora, podemos concluir que dois mil anos são como dois dias, e dois dias como os últimos dias.


Na sequência desta mesma passagem de Joel, nos dois próximos versículos, já fala a respeito de acontecimentos apocalípticos do terceiro dia, ou milênio:

“Mostrarei maravilhas no céu e na Terra, sangue, fogo e nuvens de fumaça. O sol se tornará em trevas, e a lua em sangue; antes que venha o grande e terrível dia do Senhor” (Joel 2:30 e 31).



O ARREBATAMENTO.

Embora esteja escrito, na tradução para o português, a palavra granizo, ou chuva de gelo, eu acredito que cabe melhor uma chuva de rocha mesmo. Deixando margem para pesquisa, devido a alguns erros nas traduções dos escritos originais.

Podemos confirmar que um dia é como mil anos nestas passagens aqui: 

“Meus queridos amigos, não esqueçam isto: para o Senhor um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia” (II Pedro 3.8).
De fato, mil anos para ti são como o dia de ontem que passou, como as horas da noite” (Salmo 90:4).

Então como podemos saber que estamos nos últimos momentos do último dia?

A Bíblia contém todas as dicas para aqueles que creem em Jesus. Ela aponta para um momento da história da humanidade. Momento este que indica uma geração que não passará sem que aconteçam todos os sinais ditos por Jesus em Mateus 24:

Eu lhes asseguro que não passará esta geração até que todas essas coisas aconteçam” (Mateus 24.34).

Há indicação sobre o momento aproximado do princípio dos acontecimentos terríveis que virão sobre a Terra.

A grande tribulação dos últimos dias, o arrebatamento da Igreja e a volta de Cristo, ocorrerão dentro de um período aproximado de sete anos.

Qual seria este momento aproximado da história da humanidade que receberá estes acontecimentos sem que passe uma geração?

Temos que entender que a Palavra de Deus nos dá discernimento das coisas que estão para acontecer.

Veja bem! A Bíblia tem muitas Verdades inseridas nos milhares de versículos que ela contém. Perceba que precisamos analisar com muito carinho todos os Livros, passagens e versículos.

A leitura não deve ser uma leitura dinâmica, mas deve ser lida lentamente e bem meditada. Grandes mensagens estão em pequenos versículos. Podemos desfrutar de muitos ensinamentos em poucas Palavras bíblicas.

Oséias traz uma verdade espiritual para que as pessoas que são espirituais possam entender. Aponta para uma restauração da humanidade que queira reconciliação com Deus através de Jesus Cristo por um período de graça de cerca de 2.000 anos e segue com a ressurreição e arrebatamento no começo do terceiro milênio:

Depois de dois dias ele nos dará vida novamente; ao terceiro dia nos restaurará, para que vivamos em sua presença” (Oséias 6:2).

Perceba agora a ligação deste versículo com o outro anteriormente comentado, que diz que para Deus, um dia é como mil anos.

Sendo assim, entendemos que os acontecimentos abaixo ocorrerão assim que passem os dois dias e comece o terceiro. No começo do terceiro milênio (terceiro dia), e o desfecho será em um período de sete anos.

1) ÚLTIMOS MOMENTOS.
2) ARREBATAMENTO.
3) A VOLTA DE CRISTO.

Em Êxodo, veja que também há um indicador dos três dias. Cita hoje, amanhã e depois de amanhã: 


E o Senhor disse a Moisés: Vá ao povo e consagre-o hoje e amanhã. Eles deverão lavar as suas vestes e estar prontos no terceiro dia, porque nesse dia o Senhor descerá sobre o monte Sinai, à vista de todo o povo” (Êxodo 19:10,11).

“Ao amanhecer do terceiro dia houve trovões e raios, uma densa nuvem cobriu o monte, e uma trombeta ressoou fortemente. Todos no acampamento tremeram de medo” (Êxodo 19:16).


Além de citar novamente o terceiro dia, este versículo 16 faz menção aos acontecimentos da grande tribulação. A ira de Deus sendo derramada sobre a Terra, que segue com a maravilhosa e vencedora volta de Cristo, estabelecendo o seu reino:

“Então o anjo pegou o vaso de incenso, o encheu com fogo do altar e jogou sobre a Terra. Houve trovões, estrondos, relâmpagos e um terremoto” (Apocalipse 8:5).

“Então se abriu o templo de Deus, que está no céu, e a arca da aliança foi vista lá dentro. E houve relâmpagos, estrondos, trovões, um terremoto e uma forte chuva de pedra” (Apocalipse 11:19).

“Quando o sétimo anjo tocar a trombeta, Deus cumprirá o seu plano secreto, como anunciou aos seus servos, os profetas” (Apocalipse 10:7).

“Então o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu vozes fortes, que diziam: O poder para governar o mundo pertence agora a Deus, que é o Senhor nosso, e ao Messias que ele escolheu. E Deus reinará para todo o sempre!” (Apocalipse 11:15).

“Porque haverá o grito de comando, e a voz do arcanjo, e o som da trombeta de Deus, e então o próprio Senhor descerá do céu. Aqueles que morreram crendo em Cristo ressuscitarão primeiro” (1 Tessalonicenses 4:16).

Considere sempre todos os sinais previstos para os últimos dias como um só conjunto. De tudo o que foi profetizado para os últimos dias, algumas profecias se cumpriram e as outras se cumprirão, desde o primeiro momento dos últimos dias (A primeira vinda de Cristo), até o último momento dos últimos dias (A segunda vinda de Cristo).

É importante salientar que muitas profecias e sinais dos últimos dias, não estão condicionados a um único momento e acontecimento. Muitos deles já se cumpriram, mas não totalmente. É cumprido como uma pequena amostra dos acontecimentos finais e das principais profecias.

Toda a Bíblia está voltada para a Escatologia. Nós podemos verificar tipos de acontecimentos dos últimos dias, por exemplo, em Gênesis 3.15, quando Deus fala que colocaria inimizade entre a Serpente (Satanás) e a mulher (A Igreja de Cristo) e entre a descendência do homem (Jesus e sua Igreja) e a descendência da serpente (Seguidores de Satanás).

Assim, dentro dos últimos dias aconteceu que Jesus veio e foi morto sendo perseguido e ferido no calcanhar e ele (Jesus) feriu a descendência do Diabo na cabeça, pois colocou os seus principados e potestades debaixo dos seus pés e dos pés da Igreja.


DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO SOBRE TODOS.

Outra profecia que já foi realizada em parte, mas não na sua íntegra:

E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões. Até sobre os servos e as servas derramarei do meu Espírito naqueles dias” (Joel 2:28 e 29).

Não é repetição. Anteriormente citamos estes versículos para verificar que os dois dias são dois mil anos. Agora vamos verificar que a profecia de Joel se cumpriu em parte no primeiro momento dos últimos dias. É o tipo de profecia que serve para todo o período dos últimos dias. Desde então começou a se cumprir esta profecia de Joel.

Isto definitivamente não pode ser visto como uma profecia que se cumpriu e ficou no passado, porque ela começou a se cumprir lá e se estende até agora como vemos em várias Igrejas cheias do Espírito Santo até hoje. E continuaremos a ver nas pessoas que buscam a Deus.



DESTRUIÇÃO DE JERUSALÉM.
  
Outro exemplo é o da profecia da destruição de Jerusalém. Aconteceu em 70 d.C., quando o General Tito sitiou e tomou a Jerusalém e os judeus foram levados cativos e espalhados para várias nações. Está relatada em Mateus 24, Marcos 13 e Lucas 21.

Este é apenas um tipo (Uma amostra) do acontecimento final e principal que está reservado para o último momento dos últimos dias.

Quem se limitar a uma pequena amostra dos acontecimentos das profecias, não vai enxergar a profecia principal.

As grandes batalhas ocorridas no vale de Jezreel, Esdrelom ou Megido, são tipos da grande batalha que ocorrerá no fim dos últimos dias.

A Batalha do Armagedom será em Israel. Onde os exércitos se encontrarão:

“Porém não tire as medidas do pátio exterior do Templo, pois esse pátio foi dado aos pagãos, que pisarão a Cidade Santa durante quarenta e dois meses” (Apocalipse 11:2).



COMPORTAMENTO HUMANO NOS ÚLTIMOS MOMENTOS.

Mais um sinal dos últimos momentos do último dia está registrado em 2 Pedro 3: 3, 4, 8 e 9: 

“Primeiro vocês precisam saber que nos últimos dias vão aparecer homens dominados pelas suas próprias paixões. Eles vão zombar de vocês, dizendo: Ele prometeu vir, não foi? Onde está ele? Os nossos pais morreram, e tudo continua do mesmo jeito que era desde a criação do mundo... Meus queridos amigos, não esqueçam isto: para o Senhor um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia. O Senhor não demora a fazer o que prometeu como alguns pensam. Pelo contrário, ele tem paciência com vocês porque não quer que ninguém seja destruído, mas deseja que todos se arrependam dos seus pecados”.

Dentro do tempo da civilização humana, tem-se a impressão que tudo está igual e vai continuar assim. Parece que Deus está demorando. E as pessoas incrédulas se usam desta aparente demora, para escarnecer das coisas Sagradas.

Na verdade Deus quer demorar o máximo possível para que todos sejam alcançados por sua misericórdia.


PERFIL DO HOMEM DE HOJE EM 2 TIMÓTEO 3:1-7.

“Lembre disto: nos últimos dias haverá tempos difíceis. Pois muitos serão egoístas, avarentos, orgulhosos, vaidosos, xingadores, ingratos, desobedientes aos seus pais e não terão respeito pela religião. Não terão amor pelos outros e serão duros, caluniadores, incapazes de se controlarem, violentos e inimigos do bem. Serão traidores, atrevidos e cheios de orgulho. Amarão mais os prazeres do que a Deus; parecerão ser seguidores da nossa religião, mas com as suas ações negarão o verdadeiro poder dela. Fique longe dessa gente! Alguns deles entram nas casas e conseguem dominar mulheres fracas, que estão cheias de pecados e que são levadas por todo tipo de desejos. São mulheres que estão sempre tentando aprender, mas nunca chegam a conhecer a verdade”.

Nem precisamos detalhar análises a respeito destes versículos, pois eles já dizem tudo. É o retrato do homem atual: Interesseiro; egoísta; arrogante e amante do dinheiro.

Veja como eram os homens no tempo dos seus avós. Uma minoria podia ser assim. Nos tempos atuais vemos um grande número de pessoas assim.

Certo que sempre tiveram homens com estes perfis, porém temos que considerar que ultimamente tem se proliferado o homem egoísta e de mau caráter. É a confirmação destas profecias.

Neste momento em que vivemos em 2016, podemos entender algumas profecias que traçam características do comportamento humano.

Outra profecia relacionada com o comportamento do homem dos dias de hoje está em Isaías 3: 4 e 5:

Porei jovens no governo; irresponsáveis dominarão. O povo oprimirá a si mesmo: homem contra homem, cada um contra o seu próximo. O jovem se levantará contra o idoso, o desprezível contra o nobre”.

Ninguém deve ignorar que depois desta profecia de Deus alguns jovens ficaram à frente do reino de Israel e que o povo de Deus foi oprimido por causa da sua própria desobediência. Porém é mais uma profecia que dava amostra de um futuro que vivemos hoje. Este versículo vem traçando um paralelo perfeito com a sociedade do ano de 2.016.

Verifique o jovem de hoje em seus lares. Muitos ditam as regras e não respeitam seus pais. São como príncipes reinando em seus lares. As crianças tiram tudo o que querem dos pais e dos avós. E ai de quem quiser contrariar. Estão até chutando os pais e avós.
Ainda em Isaias 3:12 vemos:

“Crianças governam o meu povo; o poder está nas mãos das mulheres. Meu povo, as autoridades estão enganando vocês, estão lhes mostrando o caminho errado”.

Não quero fazer apologia ao machismo. Temos que puramente seguir a Palavra de Deus que sabia que estaríamos nestas condições. Vejam quantas mulheres reinando em nações e famílias. A Bíblia indica esta profecia para os últimos dias, mesmo muito tempo antes de acontecer, e em uma época que a mulher era muito sujeita e até descriminada, de maneira que nem eram contadas e nem valorizadas como era um filho homem. Por isto, parecia que isto nunca iria acontecer, mas como Deus sabe de todas as coisas, nos mostrou o futuro que vemos hoje.

A vontade de Deus é clara quanto ao governo no lar e na Igreja.

Parece que há uma disputa para ver quem é que manda em casa. Quem manda na família. Quem manda nas finanças. Quem manda na igreja.

Sei que esta não é a vontade de Deus, mas posso dizer que quem manda nos dias atuais são as crianças e as mulheres. Sempre que vejo algum homem sendo questionado sobre quem manda em casa, a resposta é “ELA QUE MANDA”.

Famílias estão sendo destruídas por falta de respeito à hierarquia familiar.

Os casamentos estão sendo cada vez de menor duração. Os filhos estão sendo criados à deriva. Às vezes só com o pai. Às vezes só com a mãe; às vezes com os avós. O pior, são os que são largados nas ruas. Com isso estão formando pessoas mimadas ou com outros problemas psicológicos que trazem problemas de relacionamento familiar e social.
A mulher de hoje não se deixa ser submissa e a criança tem a opção de escolher ficar com um dos pais ou com os avós. Escolhem preferencialmente os que dão maior liberdade para eles. Na disputa pela amizade da criança cada um tenta ser mais liberal do que o outro. Como impor limites e respeito desta maneira?
Assim, pessoas mimadas, desrespeitosas e insuportáveis estão sendo criadas.

É certo que Deus não tem se alegrado com o comportamento matrimonial disputado e com o comportamento familiar, pela falta de empenho na educação dos pais para com os filhos e nem deste excesso de liberdade infantil e juvenil.


LIVRAMENTO PARA QUEM CRÊ. PURIFICAÇÃO E SABEDORIA PARA ENTENDER.

Deus providenciou o Cordeiro para o sacrifício para todas as pessoas que se humilham, se arrependem e se rendem à majestade do Criador.
Temos uma amostra desta purificação providenciada e executada por Deus em Daniel 12.10:

Muitos serão purificados, alvejados e refinados, mas os ímpios continuarão ímpios. Nenhum dos ímpios levará isto em consideração, mas os sábios sim”.

Os sábios são os que temem a Deus, passam a conhecer e a cumprir a sua Palavra como está no Salmo 111.10 parte A:

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; todos os que cumprem os seus preceitos revelam bom senso...”.

E quem teme a Deus, certamente o obedece.


OUTROS SINAIS DOS ÚLTIMOS MOMENTOS.

“Porque muitos vão aparecer fingindo ser eu e dizendo: ‘Eu sou o Messias!’. E enganarão muitas pessoas. Não tenham medo quando ouvirem o barulho de batalhas ou notícias de guerras. Tudo isso vai acontecer, mas ainda não será o fim” (Mateus 24:5,6).

’Eu sou o Cristo’ - Dá para imaginar. Ainda não é o fim, mas quase. Percebe-se que vivemos os últimos momentos.
Quem nunca ouviu dizer que alguém se nomeou “O Cristo”? Todo o mundo já viu isso. Mas principalmente nos últimos anos. Esta é a confirmação de mais esta profecia do Senhor Jesus.

Alguns que se intitularam Cristo levaram seus adeptos ao suicídio coletivo, como por exemplo, em 11 de novembro de 1978, na Guiana o maior suicídio coletivo de membros da seita que estava sob o comando do reverendo norte-americano Jim Jones, 914 membros da seita Templo do Povo foram forçados a beber uma mistura de suco de laranja, cianureto e analgésicos. As crianças receberam a solução injetada com seringas.

Mais um exemplo de alguém que diz ser o Cristo, é o do brasileiro INRI Cristo que anda vestido hoje como Jesus se vestia há dois mil anos.

Os que estão verdadeiramente em Cristo jamais serão confundidos. Não dá para enganar. Infelizmente, muitos dos que estão no mundo creem.

A segunda vinda de Cristo será bem diferente da primeira. A primeira foi com simplicidade e como homem. A segunda será em glória e como Deus que ele é.


GUERRAS E RUMORES DE GUERRAS.

Desde que o homem existe há guerras. Então por que Jesus citou esta frase que além de estar em Mateus 24, está também em Marcos 13 e Lucas 21, como sendo um dos importantes sinais dos últimos momentos?

Nunca antes, na história da humanidade, se entendeu tão bem esta profecia quanto agora, depois da primeira e segunda guerra mundial.
Lamentavelmente tivemos a primeira guerra mundial de 1.914 a 1.918. Depois, o mundo enfrenta a segunda guerra mundial de 1.939 a 1.945.

Guerras = Primeira e Segunda guerra mundial.

Rumores de guerras = O que a qualquer momento vamos ouvir falar. 

Os motivos prováveis: Interesses de bens materiais (Como água e Petróleo); Religiões; Patriotismo arrogante. Não se sabe exatamente por qual motivo, mas podemos ter certeza que a qualquer momento a temperatura vai subir e ouviremos rumores de guerras que levarão as nações a entrarem na terceira e última guerra mundial.

Quanto mais o tempo passa, mais atual fica a Palavra de Deus.

Nós comentamos sobre Mateus 24. 5 e 6. No versículo 7, Jesus confirma dizendo que se levantará Nação contra Nação e Reino contra Reino. Isto é guerra mundial.


PERSEGUIÇÃO AOS CRISTÃOS.

“Depois vocês serão presos e entregues para serem maltratados e vocês serão mortos. Todos os odiarão por serem meus seguidores. Nessa época muitos vão abandonar a sua fé e vão trair e odiar uns aos outros” (Mateus 24:9,10).

Fica clara a perseguição de ordem espiritual aos que verdadeiramente confessam a Jesus como o Senhor e Salvador de suas vidas. Muitos serão perseguidos, atribulados, mortos, presos e desprezados. Mas, felizes os que são perseguidos por causa do nome de Jesus, como ele mesmo disse em Mateus 5. 10 a 12:

Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus. Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês”.


FALSOS PROFETAS APARECEM ENGANANDO MILHÕES DE PESSOAS.

“Então muitos falsos profetas aparecerão e enganarão muita gente” (MT 24.11).

Quantos falsos profetas têm se levantado e enganado a multidões? Infelizmente, pessoas procuram profetas para saberem a respeito da própria vida. Interesses materiais e particulares. Mostrando a falta de espiritualidade e o egoísmo de cada um.

Dentro desta busca, a grande maioria não tem muito interesse em saber qual é a origem do profeta ou do espírito que fala por ele. O interesse é ouvir aquilo que elas estão buscando. Desta forma acabam ficando expostas aos espíritos enganadores dos falsos profetas e às suas mentiras.

Quando alguém tem o desejo de buscar a Deus e toda a sua justiça (MT 6.33), a profecia funciona de maneira inversa. Em vez de buscar, este alguém começa a receber as profecias em casa ou na igreja. Porque Deus manda entregar os seus recados para os seus filhos, de acordo com a necessidade de cada um.


A FRIEZA AMOROSA.

“A maldade vai se espalhar tanto, que o amor de muitos esfriará” (MT 24. 12).

Estamos vendo o crescimento da iniquidade por todo o mundo. Ela tem se multiplicado, visto que, há alguns anos, as pessoas se davam muito melhor. Havia mais amor e respeito às pessoas. Agora, cada um só está interessado em si mesmo. Isso quando há o amor próprio, já que vivemos um tempo em que as pessoas estão até mesmo faltando com o amor a si.

Bom será para quem perseverar e não se desviar nem para a direita e nem para a esquerda.

mas aquele que perseverar até o fim será salvo” (Mateus 24:13).


O EVANGELHO EM EXPANSÃO.

E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim” (Mateus 24:14).

Ainda faltam alguns países para receberem o evangelho, mas nunca em toda a história do evangelismo, teve tanta impressão e distribuição de panfletos, bíblias, apostilas como nestes anos do princípio deste novo milênio.

Notas, estudos, vídeos de reportagens bíblicas, pregações da Palavra de Deus estão em todas as emissoras de rádio, TV e sites da Internet. Estes trabalhos evangelísticos também confirmam que o momento é este. Simplesmente cumprindo mais esta profecia do princípio das dores.


APOSTASIA.

A apostasia está ocorrendo com pessoas que jamais eu poderia imaginar que aconteceria. Quando alguém não conhece a Verdade, pode acreditar em tudo e em todos, a partir de qualquer interesse espiritual. Só que esta apostasia fala de quem já está na fé e já conhece a Verdade, e que de repente parte para outra crença ou doutrina herege.

Não deixem que ninguém os engane de modo algum. Antes daquele dia virá a apostasia e, então, será revelado o homem do pecado, o filho da perdição” (2 Tessalonicenses 2:3). 

O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios” (1 Timóteo 4:1).

Quanto aos que não conheceram a Verdade, ficam sem rumo e acabam aceitando qualquer coisa. Existem várias religiões em todo o mundo e outras vão sendo criadas. As pessoas em desespero, ou só por curiosidade ou por interesse do ego, procuram alguma religião, de preferência as que não têm restrições, pois querem a liberdade carnal. Querem estar se sentindo salvos, mas sem ter que seguir um caminho estreito.

A bíblia ensina a trajetória da salvação, que é exclusivamente pela fé em Jesus, pela santidade e pelo caminho estreito.

A palavra religião é originalmente derivada da palavra latim 'religare', que sendo bem analisada indica uma religação. Só pode ser religado o que anteriormente foi ligado e passou a ser desligado.

Como o homem era ligado a Deus em seu princípio e foi desligado por causa do pecado original, precisou de uma religação com Deus. A solução está em Jesus Cristo. Como só Jesus salva, por ser a única opção que Deus escolheu para esta religação, concluímos que Jesus é a única e verdadeira religião.


RECADO DE JESUS A TODAS AS IGREJAS ANTES DO ARREBATAMENTO.

Em Apocalipse, o Senhor fala com a sua Igreja, provavelmente um pouco antes do arrebatamento. Ele está falando com cada Igreja, cada pastor e cada membro. Sinta-se como se ele estivesse falando diretamente com você que é membro de uma Igreja. Pode ser em um item ou em mais itens de todos estes apresentados às Igrejas. Sendo item de elogio ou item de repreensão, medite a respeito de cada um deles.

Existem opiniões divergentes quanto aos tipos de Igreja apresentadas em Apocalipse. Há quem diga que a primeira Igreja  citada, Éfeso, tem tudo a ver com a Igreja primitiva, e assim gradativamente citando as outras Igrejas até chegar na Igreja dos últimos momentos que seria a Laodicéia, que acham que tem muito do perfil da Igreja de hoje.

Como Deus sabe e controla o que ele quiser, pode ter acontecido mesmo esta sequência de tipos de Igrejas em toda a história.

Na minha opinião são as duas coisas:

  1) Os sete tipos de Igrejas que paralelamente acontecem em sete períodos da história da Igreja nestes 2.000 anos.
   2) Todas as Igrejas dos dias atuais e de todos os modelos.

O número sete indica totalidade e não perfeição como dizem. Sete candelabros e sete estrelas são todos os pastores e todas as Igrejas. Os recados das cartas são para serem repassados a todos os cristãos.
Já que a bíblia direciona suas profecias, principalmente para o final de todos os acontecimentos, mostrando uma preferência escatológica, vale considerar que estes recados de Jesus a João na Ilha de Patmos, são principalmente, para todos nós cristãos nos dias atuais, porque estamos perto do arrebatamento.

No dia do Senhor achei-me no Espírito e ouvi por trás de mim uma voz forte, como de trombeta, que dizia: Escreva num livro o que você vê e envie a estas sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia" (Apocalipse 1:10,11).


SÓ ALGUNS PONTOS DAS SETE CARTAS PARA AS SETE IGREJAS.

ÉFESO: 
“Conheço as suas obras, o seu trabalho árduo e a sua perseverança. Sei que você não pode tolerar homens maus, que pôs à prova os que dizem ser apóstolos mas não são, e descobriu que eles eram impostores. Você tem perseverado e suportado sofrimentos por causa do meu nome, e não tem desfalecido. Contra você, porém, tenho isto: você abandonou o seu primeiro amor. Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do seu lugar. Mas há uma coisa a seu favor: você odeia as práticas dos nicolaítas, como eu também as odeio. Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei o direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus” (Apocalipse 2:2-7).


Jesus faz alguns elogios. Depois, faz uma crítica chamando a atenção por ser um ponto relevante. Ele fala contra este modelo Éfeso de cristão porque deixou o primeiro amor.
Talvez eu ou você seja este modelo de cristão que outrora trabalhava e divulgava o evangelho com entusiasmo, com dedicação e amor. Passado o tempo, há um relaxamento, onde nos encontramos em uma zona de conforto, deixando o primeiro e empolgante amor às obras de Deus.

Pode não parecer importante este ponto, mas se o Senhor nos exorta vamos rever nossas prioridades espirituais.

Jesus chama esta Igreja de caída, precisando de arrependimento e sugere que ela volte a praticar as boas obras do princípio.

Se não se arrepender o Senhor diz que virá sobre ele e removerá o candelabro do seu lugar.

O que pode ser isto? Como algumas partes do Apocalipse não ficam claras em suas explicações, arriscamos um palpite: Retirar a Igreja do lugar me faz lembrar pessoas que acabarão ficando de fora quando houver o grande evento do arrebatamento.

Estão chegando os dias”, declara o SENHOR, o Soberano, “em que enviarei fome a toda esta Terra; não fome de comida nem sede de água, mas fome e sede de ouvir as palavras do SENHOR. Os homens vaguearão de um mar a outro, do Norte ao Oriente, buscando a palavra do SENHOR, mas não a encontrarão” (Amós 8:11,12).


NICOLAITAS - Este nome significa “Dominador do povo”. Dá-nos a entender que pessoas que se dizem cristãs, mas que não tem uma vida exemplar, passavam suas mensagens com autoridade para as reuniões cristãs no princípio da Igreja, sem estar pregando as doutrinas corretamente.

Hoje não é diferente. Líderes natos, com o poder da comunicação, levam pessoas a ouvirem e seguirem tudo o que eles têm a dizer e ensinar, ainda que seja mentira ou meias verdades com misturas de heresias.
Não sejamos dominados por homens, mas pela palavra pura de Deus.
  
ESMIRNA: “Conheço as suas aflições e a sua pobreza; mas você é rico! Conheço a blasfêmia dos que se dizem judeus, mas não são. Sendo antes da sinagoga de Satanás. Não tenha medo do que você está prestes a sofrer. Saibam que o diabo lançará alguns de vocês na prisão para prová-los, e vocês sofrerão perseguição durante dez dias. Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida. Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. O vencedor de modo algum sofrerá a segunda morte” (Apocalipse 2:9-11).

Pobreza reconhecida, mas Deus garante que Esmirna é rica. Provável afirmação da riqueza que possui aquele que tem a Deus. Muitas coisas só vão se esclarecer quando chegar a hora. Esta passagem mostra pessoas que se dizem judeus e não são. Pode também significar que se dizem cristãs e não são. Vivendo de aparência e levando problemas à Igreja.

Outros membros precisarão ser provados e encarcerados. Daí a perseguição, a prisão e até a morte. Também é citada a liderança desse povo, que se diz judeu e não é. Daí a perseguição, a prisão e até a morte. Encerra dizendo pra ser fiel até a morte para receber a coroa da vida.

   
PÉRGAMO: Sei onde você vive, onde está o trono de Satanás. Contudo, você permanece fiel ao meu nome e não renunciou à sua fé em mim, nem mesmo quando Antipas, minha fiel testemunha, foi morto nessa cidade, onde Satanás habita. No entanto, tenho contra você algumas coisas: você tem aí pessoas que se apegam aos ensinos de Balaão, que ensinou Balaque a armar ciladas contra os israelitas, induzindo-os a comer alimentos sacrificados a ídolos e a praticar imoralidade sexual. De igual modo você tem também os que se apegam aos ensinos dos nicolaítas. Portanto, arrependa-se! Se não, virei em breve até você e lutarei contra eles com a espada da minha boca. Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei do maná escondido. Também lhe darei uma pedra branca com um novo nome nela inscrito, conhecido apenas por aquele que o recebe” (Apocalipse 2:13-17).

O trono de satanás. Onde satanás habita. Jesus fala aqui com alguém que habita onde satanás habita. Não queremos descartar totalmente a possibilidade de ser uma igreja liderada por um espírito contrário, mas o mais provável é que o governante daquela cidade é o que está sendo referido.

Contra este modelo de Igreja o Senhor tem novamente os ensinos dos Nicolaitas. Também os ensinos de Balaão que ensinava Balaque a armar ciladas contra o povo de Deus, além de Balaão ter alugado o seu dom de profecia. Ele pede arrependimento, provavelmente aos que estão aceitando estas doutrinas. Se não se arrependerem, ele virá sobre eles sem demora. Quanto aos outros, que podem ser os que ensinam, ele pelejará contra eles com a espada da sua boca. Quando o Rei dos reis e o Senhor dos senhores pelejar com a espada da sua boca, será contra a besta, o falso profeta e os seus seguidores. Podemos entender que pessoas inseridas nas Igrejas estão trilhando um caminho de perdição.
  
TIATIRA: “Conheço as suas obras, o seu amor, a sua fé, o seu serviço e a sua perseverança, e sei que você está fazendo mais agora do que no princípio. No entanto, contra você tenho isto: você tolera Jezabel, aquela mulher que se diz profetisa. Com os seus ensinos, ela induz os meus servos à imoralidade sexual e a comerem alimentos sacrificados aos ídolos. Dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua imoralidade sexual, mas ela não quer se arrepender. Por isso, vou fazê-la adoecer e trarei grande sofrimento aos que cometem adultério com ela, a não ser que se arrependam das obras que ela pratica. Matarei os filhos dessa mulher. Então, todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e retribuirei a cada um de vocês de acordo com as suas obras. Aos demais que estão em Tiatira, a vocês que não seguem a doutrina dela e não aprenderam, como eles dizem, os profundos segredos de Satanás, digo: não porei outra carga sobre vocês; tão somente apeguem-se com firmeza ao que vocês têm, até que eu venha. Àquele que vencer e fizer a minha vontade até o fim darei autoridade sobre as nações. ‘Ele as governará com cetro de ferro e as despedaçará a um vaso de barro’. Eu lhes darei a mesma autoridade que recebi autoridade de meu Pai. Também lhe darei a estrela da manhã. Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas” (Apocalipse 2:19-29).

O ensinamento de imoralidade sexual é o que parece ser o pior deste modelo de Igreja. O nome Jezabel deve representar, além de uma falsa profetisa, alguém que tenha o perfil de Jezabel, que era esposa de Acabe, o rei de Israel. Rainha má, idólatra, materialista e homicida. Instigava o marido a fazer o que era mau perante o Senhor (1 RS 16:31; 18:4, 19; 19:1, 2; 21:5, 13, 25; 2 RS 9:10, 30, 33, 35, 36, 37). Os que não praticam este ensinamento recebem a promessa de reinarem com Jesus sobre todas as nações.

SARDES: Ao anjo da igreja em Sardes escreva: Estas são as palavras daquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas. Conheço as suas obras; você tem fama de estar vivo, mas está morto. Esteja atento! Fortaleça o que resta e que estava para morrer, pois não achei suas obras perfeitas aos olhos do meu Deus. Lembre-se, portanto, do que você recebeu e ouviu; obedeça e arrependa-se. Mas se você não estiver atento, virei como um ladrão e você não saberá a que hora virei contra você. No entanto, você tem aí em Sardes uns poucos que não contaminaram as suas vestes. Eles andarão comigo, vestidos de branco, pois são dignos. O vencedor será igualmente vestido de branco. Jamais apagarei o seu nome do livro da vida, mas o reconhecerei diante do meu Pai e dos seus anjos. Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas” (Apocalipse 3:1-6).

Uma Igreja quase que totalmente desagradável a Deus. Com um lider irresponsável. Se ela não se arrepender, poderá sofrer o desligamento da Igreja de Cristo ou sofrer uma morte súbita. Morte que também pode ser física, que encerra a possibilidade de prosseguir com suas práticas erradas, o que também encerra posteriores chances de arrependimento. Sem arrependimento, o Senhor irá como vai um ladrão. O ladrão vai a uma casa em um momento que ninguém espera. Leva o que é mais valioso. Este texto faz menção ao momento do arrebatamento da Igreja, quando sobe o que é mais valioso, o Espírito Santo e a Igreja. Os demais ficarão. Será lamentável para muitas pessoas que estiveram tão perto de estarem juntos nesta hora, mas acabaram ficando por diversos motivos. Seja valioso para Deus, pois o valioso será tomado e estará atento neste momento. Os verdadeiros cristãos esperam ansiosos por isto.

FILADELFIA: Conheço as suas obras. Eis que coloquei diante de você uma porta aberta que ninguém pode fechar. Sei que você tem pouca força, mas guardou a minha palavra e não negou o meu nome. Vejam o que farei com aqueles que são sinagoga de Satanás e que se dizem judeus e não são, mas são mentirosos. Farei que se prostrem aos seus pés e reconheçam que eu amei você. Visto que você guardou a minha palavra de exortação à perseverança, eu também o guardarei da hora da provação que está para vir sobre todo o mundo, para pôr à prova os que habitam na Terra. Venho em breve! Retenha o que você tem, para que ninguém tome a sua coroa. Farei do vencedor uma coluna no santuário do meu Deus, e dali ele jamais sairá. Escreverei nele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu da parte de Deus; e também escreverei nele o meu novo nome. Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas” (Apocalipse 3:8-13).

A porta aberta diante deste modelo de cristão. A porta que Deus abre ninguém fecha. Novamente o Senhor chama a atenção a respeito dos que se dizem homens de Deus e não o são. Diz que estão na sinagoga de satanás. Isto indica que como um falso judeu está na sinagoga de satanás, também um falso cristão pode estar na Igreja de satanás. São orientados pelo espírito inimigo. 

LAODICÉIA: “Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente! Assim, porque você é morno, nem frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca. Você diz: Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada. Não reconhece, porém, que é miserável; digno de compaixão; pobre; cego, e que está nu. Dou-lhe este aconselho: Compre de mim ouro refinado no fogo e você se tornará rico; compre roupas brancas e vista-se para cobrir a sua vergonhosa nudez; e compre colírio para ungir os seus olhos e poder enxergar. Repreendo e disciplino aqueles que eu amo. Por isso, seja diligente e arrependa-se. Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo. Ao vencedor darei o direito de sentar-se comigo em meu trono, assim como eu também venci e sentei-me com meu Pai em seu trono. Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas” (Apocalipse 3:15-22).
Um modelo de Igreja onde prevalecem as pessoas que parecem ser frequentadores dos cultos, e que creem em Jesus, mas a confiança deles está nas coisas materiais. Alcançaram muita estabilidade e confiança pelo poder da riqueza material. Acham-se abastados e que não terão falta alguma.

Aquilo que o Senhor disse para o modelo Esmirna: ‘conheço tua pobreza, mas você é rico’, cabe aqui no seu inverso: ‘conheço tua riqueza, mas você é pobre’. Deus diz que não devemos ser mornos na presença dele para não causar ânsia.

Ele indica a pobreza de quem confia na riqueza material. Ele está dizendo para o próprio cristão que está à sua porta e bate.

Quantas pessoas estão dentro das igrejas apenas por uma questão social, e que ainda precisam se converter a Jesus? Esta frase foi para os que estão dentro das Igrejas, porque foi mandado o recado a elas. Claro que também serve para os que estão fora: ‘Eis que estou à porta e bato. 
Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo’. Jesus bate na porta do coração de todos. Para que ele entre é necessário que a pessoa ‘OUÇA’ e ‘ABRA A PORTA’. Aí sim haverá a entrada e a permanência do Espírito Santo.


INTERPRETAÇÃO LITERAL E INTERPRETAÇÃO SIMBÓLICA. 

Quando falamos de interpretação bíblica no que se refere à escatologia, precisamos respeitar sempre o literal e a partir daí, se não fizer sentido literal, poderemos ir para a interpretação alegórica, ou simbólica. Sempre com o cuidado de não ter nenhuma contradição da própria Palavra de Deus.

Cito um exemplo de uma interpretação infeliz de um pastor que escreveu um livro excelente. Ele faz análise e comentário escatológico em todo o seu livro. Bom livro com bons comentários. Aprendi muito e foi um dos livros que eu mais gostei de ter lido. Ele estava indo tão bem até que fez o infeliz comentário que o reino de Jesus não seria implantado na Terra, mas no planeta Vênus. A bíblia fala e confirma que o reino de Deus será estabelecido na Terra. Neste Planeta. Quando nos deparamos com estas heresias, devemos eliminá-las. Ficamos só com parte boa. A parte que não contradiz as escrituras.


ANTES, NO MEIO, OU NO FIM DOS SETE ANOS?


Uns estudiosos do assunto acham que o arrebatamento ocorrerá antes dos sete anos da grande tribulação. Outros acham que acorrerá no meio dela. E outros acham que ocorrerá no final.

Se o momento certo para este evento grandioso da Igreja precisasse estar claro, Deus deixaria bem esclarecido. Cabe a nós estarmos prontos para que possamos subir caso isto ocorra a qualquer momento antes dos sete anos da grande tribulação.

Vamos examinar a escritura e estar flexíveis às opiniões de outros estudiosos do assunto, desde que não estejam contrariando as escrituras.

Existem opiniões divergentes dos teólogos, mas cada um defendendo a sua teoria com os devidos versículos comprobatórios.
Estejamos firmes, pois não sabemos o momento. Só sentimos que o tempo está bem próximo.

Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia!” (1 Coríntios 10:12).

Eu acredito que o arrebatamento será no meio da grande tribulação. Quando vemos a indicação da vinda do noivo à meia noite, quando ele vem buscar a sua noiva em Mateus 25. À meia noite pode significar o meio das trevas; o meio da escuridão; a metade dos sete anos finais.


Outra indicação eu encontro no romper do acordo de paz de sete anos, que segue com a perseguição e morte dos cristãos:

“Com muitos ele fará uma aliança que durará uma semana. No meio da semana ele dará fim ao sacrifício e à oferta. E numa ala do templo será colocado o sacrilégio terrível, até que chegue sobre ele o fim que lhe está decretado” (Daniel 9:27).

As duas testemunhas ficaram por três anos e meio e então foram arrebatados:

“Então eles ouviram uma forte voz do céu que lhes disse: Subam para cá. E eles subiram para o céu numa nuvem, enquanto os seus inimigos olhavam” (Apocalipse 11:12).

Para os que dizem com certeza que o arrebatamento será antes dos sete anos, onde caberia este período de 3,5 anos?

“Ele falará contra o Altíssimo, oprimirá os seus santos e tentará mudar os tempos e as leis. Os santos serão entregues nas mãos dele por um tempo, tempos e meio tempo” (Daniel 7:25).


A mulher que estava para dar a luz em Apocalipse 12 e que o dragão estava tentando impedir, mostra um período e 3 anos e meio, e que depois disto restarão mais 3 anos e meio.

Esta mulher pode ser Israel que gerou um homem chamado Jesus e que bem no meio da grande tribulação gera a criança, que é Jesus mais a Igreja (Cabeça e Corpo) se juntando e subindo. A mulher (Israel) vai para o deserto protegida por Deus. A outra parte da descendência da mulher, que é a parte da Igreja que não vai ser arrebatada, é perseguida pelo dragão com muita fúria.

PARTES DE DANIEL 12: “... e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve... mas naquela ocasião livrar-se-á o teu povo, todo aquele que se achar escrito no livro da vida... muitos ressuscitarão... os entendidos, pois, resplandecerão... e os que a muitos ensinam a justiça refulgirão como as estrelas eternamente... muitos estarão correndo de uma parte para outra e a ciência se multiplicará... depois de um tempo, de tempos e metade de um tempo, e quando tiverem acabado de destruir o poder do povo santo, todas estas coisas serão cumpridas... os ímpios não entenderão e procederão impiamente, mas os sábios entenderão”.

O arrebatamento antes do tempo da angústia, que é a segunda metade dos sete anos. Não vamos ignorar que até a metade dos sete anos vai ser bom até pelo acordo de paz. Veja que tudo muda na quebra deste acordo.

Para os que esperarão em Deus, quando tudo parecerá perdido e a tribulação começa se estabelecer fortemente, Jesus vem e os leva para cima, depois de um tempo, tempos, e metade de um tempo. Um ano, dois anos, e meio ano.


Outro indício de mesotribulacionismo é que quando Jesus descrevendo estes princípios das dores, como exemplo, a terceira guerra mundial que estaria descabida no princípio dos sete anos, diz:

“Quando começarem a acontecer estas coisas, levantem-se e ergam a cabeça, porque estará próxima a redenção de vocês" (Lucas 21:28).

Podemos concluir que o momento do arrebatamento é um segredo de Deus e foi plano dele deixar-nos na expectativa para que nos preparemos adequadamente para este momento que será revelado apenas na hora do acontecimento.

Veja que maravilha:

“Mas os santos do Altíssimo receberão o reino e o possuirão para sempre; sim, para todo o sempre
” (Daniel 7:18).


O CORPO DORME, MAS A ALMA DO SALVO VAI PARA O PARAISO.

"Chegou o dia em que o mendigo morreu, e os anjos o levaram para junto de Abraão. O rico também morreu e foi sepultado. No Hades, onde estava sendo atormentado, ele olhou para cima e viu Abraão de longe, com Lázaro ao seu lado. Então, chamou-o: Pai Abraão, tem misericórdia de mim e manda que Lázaro molhe a ponta do dedo na água e refresque a minha língua, porque estou sofrendo muito neste fogo" (Lucas 16:22-24).


QUEM MORRE EM CRISTO ESTÁ VIVO.

“Irmãos, não queremos que vocês sejam ignorantes quanto aos que dormem, para que não se entristeçam como os outros que não têm esperança.
 Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e juntamente com ele, aqueles que nele dormiram. Dizemos a vocês, pela palavra do Senhor, que nós, os que estivermos vivos, os que ficarmos até a vinda do Senhor, certamente não precederemos os que dormem. Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá do céu, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois disso, os que estivermos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre. Consolem-se uns aos outros com estas palavras” (1 Tessalonicenses 4:13-18).



É importante salientar que nem todos os que estão na igreja serão arrebatados. Jesus é a cabeça e a Igreja o seu Corpo. Subirá a Igreja que congrega e que se encontra purificada. Os que estão tomando a santa ceia e estão em comunhão com a Igreja e com Deus. Será uma parte em santidade e com o Espírito de Deus dentro de si.

Como é que nós poderemos reconhecer? Pelo fruto de cada um. Vamos imaginar assim: Com o Espírito a luz está acesa. Sem o Espírito a luz está apagada. Na Igreja tem gente de luz acesa e tem gente de luz apagada. Tem gente que é joio e tem gente que é trigo. A aparência de todos é muito semelhante.


Aquele que conhece tudo e todos levantará o seu povo que está com a luz acesa.

"O Reino dos céus, pois, será semelhante a dez virgens que pegaram suas candeias e saíram para encontrar-se com o noivo.
 Cinco delas eram insensatas, e cinco eram prudentes. As insensatas pegaram suas candeias, mas não levaram óleo consigo. As prudentes, porém, levaram óleo em vasilhas juntamente com suas candeias. O noivo demorou a chegar, e todas ficaram com sono e adormeceram. À meia-noite, ouviu-se um grito: O noivo se aproxima! Saiam para encontrá-lo!” (Mateus 25:1-6).


“... As virgens que estavam preparadas entraram com ele para o banquete nupcial. E a porta foi fechada.
 Mais tarde vieram também as outras e disseram: Senhor! Senhor! Abra a porta para nós! Mas ele respondeu: A verdade é que não as conheço!” (Mateus 25:10-12).

Tem opinião teológica que diz que as cinco noivas imprudentes representam as pessoas do mundo. Aí eu pergunto: Qual é a noiva que aguarda a chegada do noivo? É a Igreja. Vemos que elas estavam todas juntas. Tinham as mesmas vestes. Esperavam o dia da chegada do noivo. Tinham as lâmpadas nas mãos, que é a bíblia. Tudo indica que é um mesmo povo, que vai a uma mesma igreja e de uma mesma fé. A cristã.

O óleo nas lâmpadas representa o Espírito Santo dentro do cristão. Pode ter a Lâmpada que é a Palavra, mas se não tiver o Óleo, que é o Espírito, não vai subir.

O óleo é o combustível para deixar a luz acesa.


PODEM FICAR PARA TRÁS ATÉ OS OBREIROS E LÍDERES ATUANTES NA IGREJA.

Aqui a situação é ainda mais preocupante, pois chega ao centro dos obreiros das igrejas. Veja que este perfil de expulsar demônios, de curar e de fazer milagres em nome de Jesus é exclusividade das igrejas evangélicas:

Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal!” (Mateus 7:22,23).


A GRANDE TRIBULAÇÃO.

Alguns acontecimentos que puderam ser vistos nos últimos dias serão acentuados na grande tribulação. Por exemplo: Guerras; fomes; doenças; terremotos. Serão intensificados e aglomerados na segunda metade dos últimos sete anos deste mundo.


A princípio, o anticristo será uma solução política, econômica e social, de maneira que será adorado pelo mundo e dirão: “Agora sim há paz e segurança”.

“Quando disserem: ‘Paz e segurança’, então, de repente, a destruição virá sobre eles, como dores à mulher grávida; e de modo nenhum escaparão” (1 Tessalonicenses 5:3).

“Nação se levantará contra nação, e reino contra reino. Haverá fomes e terremotos em vários lugares” (Mateus 24:7).

“Porque haverá então grande tribulação, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá” (Mateus 24:21).


FOMES, PESTES, PRAGAS, DOENÇAS E TERREMOTOS.

“Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em vários lugares, e acontecimentos terríveis e grandes sinais provenientes do céu” (Lucas 21:11).

FOMES: Com o dinheiro que se gasta no mundo inteiro com armamento, daria para saciar a fome de todos os povos. Ainda sobraria para melhorias sociais dos mesmos.


Enquanto um terço da população mundial passa fome os governantes dos outros dois terços parecem não se incomodar com isto.

Antigamente era muito mais difícil este tipo de compartilhamento com outras nações, devido aos precários meios de transporte e de comunicação. Hoje seria muito mais fácil, mas infelizmente só pensam em poder e dinheiro e continuam comprando armas e mais armas.


PESTES OU DOENÇAS CONTAGIOSAS.

Algumas doenças existem há muito tempo. Outras então voltando. Novas doenças estão surgindo. Algumas pestes surgem em um determinado país e a proliferação está acontecendo rapidamente para os outros países devido à globalização e a facilidade e rapidez das viagens por meio aéreo. Eventos, como copa do mundo e outros torneios ajudam muito neste intercâmbio de vírus. 

Vemos atualmente, entre pestes, doenças e pragas: Câncer em geral; Câncer de pele; Aids, Ebola, H1N1, Zica, Chikungunya, Caxumba; Febre Amarela; Dengue; Malária; Meningite, entre outras.


TERREMOTOS.

Vamos colocar aqui uma tabela mostrando apenas os grandes terremotos.
Do ano 1.000 ao 1.800 – 21 terremotos.
Do ano 1.801 ao 1.900 – 13 terremotos.
Do ano 1.901 ao 1.950 – 33 terremotos.
Do ano 1.951 ao 1.991 – 93 terremotos.




Só fazendo um breve comentário, temos o caso do Japão e da Índia que causaram grandes Tsunamis, muitos estragos e muitas mortes. Também o grande terremoto no Haiti que causou 270.000 mortes. Só alguns exemplos de terremotos ocorridos depois destas pesquisas acima. Sou nascido em 1959 e quando era pequeno e também quando jovem, não tinha conhecimento de terremoto no Brasil, mas agora já não é novidade para nós.


A TERRA SEM PAZ. UMA CALAMIDADE GERAL.

“Então saiu outro cavalo; e este era vermelho. Seu cavaleiro recebeu poder para tirar a paz da Terra e fazer que os homens se matassem uns aos outros. E lhe foi dada uma grande espada” (Apocalipse 6:4).

Sem paz e os homens se matando, uns aos outros. Maldade, impiedade e egoísmo generalizados. 
Neste contexto do capítulo 6 mostra que além destas coisas que o Senhor permitirá, haverá escassez de alimento e será dada autoridade às forças do inferno sobre a quarta parte da Terra, para matar à espada, pela fome, pelas pragas e pelos animais selvagens.


O SURGIMENTO DO ANTICRISTO.

Em meio a tantos acontecimentos e um líder mundial aparecendo como o salvador da humanidade, haverá o grande perigo de o adorarem como se ele fosse o Cristo de Deus. Claro que para os que não têm conhecimento da Palavra de Deus. Os que conhecem as profecias sabem que Cristo descerá em glória.


“Se, então, alguém lhes disser: ‘Vejam, aqui está o Cristo! ’ ou: ‘Ali está ele! ’, não acreditem. Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos” (Mateus 24:23,24).

O anticristo aparecerá em um momento de caos universal. Como um cordeiro, mas realmente um lobo disfarçado. Os que estiverem confiando na solução de homens acreditarão nele. Os distraídos louvarão aquele homem que virá comandando os 10 países mais influentes do mundo. Ele será o comandante da Besta que saiu do mar, ou seja, das nações.

Depois, surgirá da Terra outra besta. Provavelmente esta Terra signifique Israel. Este será o falso profeta e dará todo o apoio à primeira besta.

O anticristo virá com poder e autoridade. Influenciará a todos os moradores da Terra. Ele firmará um acordo de paz por sete anos e depois de 3,5 anos ele romperá este acordo mostrando toda sua malignidade.
Ele comandará o sistema comercial e financeiro de maneira que só poderá comprar e vender quem colocar a marca da besta na mão ou na testa. Quem não colocar não poderá fazer movimentações financeiras e também não poderão comprar. Os que se lembrarem da marca da besta que está na Bíblia e não quiserem participar do sistema, assumindo e CONFESSANDO A JESUS, posteriormente serão perseguidos e mortos.

“mas todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus. Esse é o espírito do anticristo, acerca do qual, vocês ouviram que está vindo, e agora já está no mundo” (1 João 4:3).

“... guerras continuarão até o fim, e desolações foram decretadas... ele fará uma aliança que durará uma semana. No meio da semana ele dará fim ao sacrifício e à oferta. E numa ala do templo será colocado o sacrilégio terrível, até que chegue sobre ele o fim que lhe está decretado" (Daniel 9:26,27).


POR QUE DEUS DEIXARÁ O MAL PREVALECER SOBRE A TERRA?

Este tempo será o princípio do chamado DIA DO SENHOR. Deus derramará a sua ira sobre a Terra e os seus moradores, porque não creram e rejeitaram a Verdade, que é Jesus. Seguiram e adoraram a imagens de escultura e optaram por praticar o mal.

“Por essa razão Deus lhes envia um poder sedutor, a fim de que creiam na mentira, e sejam condenados todos os que não creram na verdade, mas tiveram prazer na injustiça” (2 Tessalonicenses 2:11,12).

“A arrogância dos homens será abatida, e o seu orgulho será humilhado. Somente o Senhor será exaltado naquele dia, e os ídolos desaparecerão por completo. Os homens fugirão para as cavernas das rochas e para os buracos da Terra, por causa do terror que vem do Senhor e do esplendor da sua majestade, quando ele se levantar para sacudir a Terra. Naquele dia os homens atirarão aos ratos e aos morcegos os ídolos de prata e os ídolos de ouro, que fizeram para adorar” (Isaias 2:17-20).

“Mostrarei maravilhas no céu e na Terra, sangue, fogo e nuvens de fumaça. O sol se tornará em trevas, e a lua em sangue; antes que venha o grande e terrível dia do Senhor.
 E todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo, pois, conforme prometeu o Senhor, no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento para os sobreviventes, para aqueles a quem o Senhor chamar” (Joel 2:30-32).

“Então os reis da Terra, os príncipes, os generais, os ricos, os poderosos. Todos os homens, sejam escravos, sejam livres, esconderam-se em cavernas e entre as rochas das montanhas. Eles gritavam às montanhas e às rochas: Caiam sobre nós e escondam-nos da face daquele que está assentado no trono e da ira do Cordeiro! Pois chegou o grande dia da ira deles; e quem poderá suportar?" (Apocalipse 6:15-17).


O PLANETA TERRA CAMBALEANDO COMO UM BÊBADO.

“e as estrelas do céu caíram sobre a Terra como figos verdes caem da figueira quando sacudidos por um vento forte” (Apocalipse 6:13).


Quando se fala de estrela caindo na Terra, é possível que esteja sugerindo as tais estrelas cadentes, ou meteoros, que quando se chocam com o campo gravitacional, causam explosões e rastros de fogo. Onde se tem a impressão de estrelas caindo. Por isto “Estrela Cadente”. Normalmente são pequenos os cerca de 25.000 meteoritos que se chocam com o campo gravitacional da Terra todos os dias.

Outro acontecimento que gera a mesma impressão é o lançamento de mísseis durante a noite. Quando houve o ataque dos Estados Unidos ao Iraque, víamos os lançamentos feitos na madrugada. Parecia mesmo uma queda de estrelas. Certo de que as estrelas são muito maiores do que a Terra, não se trata de estrelas reais literalmente, mas de outros acontecimentos que dão para nós esta impressão.

Como se trata de profecia, estas opiniões são especulativas.

Acredito que virá um meteoro grande e romperá a gravidade, dando um grande tremor em todo o planeta. Causando também uma grande quantidade de pedras menores, com peso em média de 35 kg cada, lançando-as como chuva sobre a Terra.

“O segundo anjo tocou a sua trombeta, e algo como um grande monte em chamas foi lançado ao mar. Um terço do mar transformou-se em sangue” (Apocalipse 8:8).


Caíram sobre os homens, vindas do céu, enormes pedras de granizo, de cerca de trinta e cinco quilos cada; eles blasfemaram contra Deus por causa do granizo, pois a praga fora terrível” (Apocalipse 16:21).

Pelo contexto dos acontecimentos, haverá juntamente um grande choque de meteoro contra a Terra e a terceira guerra mundial. Duas coisas grandes e terríveis que vão se ajuntar para o derramamento da ira de Deus.

O sexto selo simultaneamente acontecendo com a sexta trombeta e a sexta taça, trará uma devastação enorme para toda a Terra. Nosso planeta vai se mover do seu lugar. A Terra vai balançar como um bêbado.

Haverá grande terror por causa deste meteoro e da chuva de pedras. O grande terremoto que haverá nesta hora fará com que ninguém sobre a Terra seja imune. Se um terremoto comum de magnitude média derruba muitas construções, imagine um terremoto geral no planeta.
“A Terra foi despedaçada, está destruída, totalmente abalada! A Terra cambaleia como um bêbado, balança como uma cabana ao vento; tão pesada sobre ela é a culpa de sua rebelião que cai para nunca mais se levantar!” (Isaias 24:19,20).


EM MEIO A ESTE CAOS JESUS VOLTA. TENTAM LUTAR CONTRA ELE.

“Naquela ocasião Miguel, o grande príncipe que protege o seu povo, se levantará. Haverá um tempo de angústia tal como nunca houve desde o início das nações e até então. Mas naquela ocasião o seu povo, todo aquele cujo nome está escrito no livro, será liberto. Multidões que dormem no pó da terra acordarão: uns para a vida eterna, outros para a vergonha, para o desprezo eterno” (Daniel 12:1,2).

“Guerrearão contra o Cordeiro, mas o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; e vencerão com ele os seus chamados, escolhidos e fiéis" (Apocalipse 17:14).

“Vi o céu aberto e diante de mim um cavalo branco, cujo cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro. Ele julga e guerreia com justiça. Seus olhos são como chamas de fogo, e em sua cabeça há muitas coroas e um nome que só ele conhece, e ninguém mais. Está vestido com um manto tingido de sangue, e o seu nome é Palavra de Deus. Os exércitos do céu o seguiam vestidos de linho fino, branco e puro, e montados em cavalos brancos. De sua boca sai uma espada afiada, com a qual ferirá as nações. Ele as governará com cetro de ferro” (Apocalipse 19:11-15).

Perceba que a Igreja verdadeira, arrebatada e ressuscitada, que é o corpo de Cristo, vem juntamente com Ele para descerem sobre o Monte Sião e reinarem sobre toda a Terra. Supõe-se que no período anterior houve a festa das “Bodas do Cordeiro”.

Estarão no vale do Armagedom todos os exércitos aliados neste período de terceira guerra mundial, e tentarão impedir este retorno de Jesus, guerreando contra Ele.

Aquilo que está escrito é certo que acontecerá. Os planos de Deus jamais serão impedidos.

Nossos inimigos serão vencidos pela palavra que sairá da boca do Senhor Jesus.

Aquele rolo selado com sete selos, que só Jesus foi visto digno de abri-lo representa a escritura de toda a Terra. A exemplo do ano do Jubileu de Levíticos 25, há um redentor para a Terra e os verdadeiros donos, por serem herdeiros, tomam posse. O juiz determinou para que sejam despejados os grileiros e os invasores da Terra.


LAGO DE FOGO PARA A BESTA E O FALSO PROFETA, E MORTE PRA OS DEMAIS.

“Mas a besta foi presa, e com ela o falso profeta que havia realizado os sinais miraculosos em nome dela, com os quais ele havia enganado os que receberam a marca da besta e adoraram a imagem dela. Os dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre. Os demais foram mortos com a espada que saía da boca daquele que está montado no cavalo. E todas as aves se fartaram com a carne deles” (Apocalipse 19:11-15).


SETE MESES PARA TERMINAR DE ENTERRAR TODOS OS CORPOS?

"Durante sete meses a nação de Israel os estará sepultando a fim de purificar a terra. Todo o povo da terra os sepultará, e o dia em que eu for glorificado será para eles um dia memorável. Palavra do Soberano Senhor” (Ezequiel 39:12,13).


MAIS PURIFICAÇÃO DA TERRA.

“Vi descer do céu um anjo que trazia na mão a chave do abismo e uma grande corrente. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o acorrentou por mil anos; lançou-o no abismo, fechou-o e pôs um selo sobre ele, para assim impedi-lo de enganar as nações até que terminassem os mil anos. Depois disso, é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo” (Apocalipse 20:1-3).

Quando terminar este reino de 1000 anos, ocorrerá a segunda ressurreição e também a colheita do maligno. Mesmo com a presença de Deus e com a ausência do espírito de satanás, o qual causava os principais males, as pessoas encontram motivos para seguirem os caminhos errados.

Os poucos mortais que restaram depois de tantos acontecimentos, que testificaram sobre a VERDADE e a sobre a mentira, se corrompem e não haverá mais uma justificativa. Não poderão dizer que o diabo os induziu e nem que não conhecem a Deus. O homem desde sempre é o culpado dos seus pecados, já que os materializa pelo desejo e escolha de sua própria carne. Por isto é que haverá a colheita de satanás depois dos 1000 anos. Será um número grande de pessoas e novamente tentarão contra Jesus e os seus exércitos.

“Quando terminarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão e sairá para enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, a fim de reuni-las para a batalha. Seu número é como a areia do mar. As nações marcharam por toda a superfície da terra e cercaram o acampamento dos santos, a cidade amada; mas um fogo desceu do céu e as devorou” (Apocalipse 20:7-9).


O DIABO TAMBÉM FOI LANÇADO NO LAGO DE FOGO.

“O diabo, que as enganava, foi lançado no lago de fogo que arde com enxofre, onde já haviam sido lançados a besta e o falso profeta. Eles serão atormentados dia e noite, para todo o sempre” (Apocalipse 20:10).


COMO SERÁ O REINO MILENAR.

Trataremos agora de trazer algumas ideias de como poderá ser o reino milenar de Cristo com a Igreja.

Os que reinarem com Cristo serão imortais. Como consta em 1 Coríntios 15 a respeito dos corpos incorruptíveis. Isto porque os que forem arrebatados e os que forem ressuscitados serão todos transformados sendo semelhantes ao Senhor.

Os que sobreviverem da grande tribulação serão mortais.

Os imortais, Cristo e a Igreja, reinarão pessoalmente e literalmente sobre a Terra.


OS MORTAIS CHEGARÃO A VIVER 1.000 ANOS.

Em Isaías 65 está escrito que o homem nesta época viverá como a árvore, ou seja, voltará a viver como no tempo de Adão e dos seus descendentes. Será uma vida longa que poderá chegar até 1000 anos.

Se o reino estará nas mãos de pessoas imortais, Cristo e Igreja, e os súditos com vida prolongada, porém mortais, estarão juntos, podemos concluir que mortais e imortais estarão vivendo juntos no reino milenar. 
Seria cabível na nossa mente limitada?

Parece incoerente! Só parece! Lembre-se que o Senhor foi visto por cerca de 40 dias depois de ressuscitado. Ele esteve entre os mortais e até comeu na presença deles. Apareceu de maneira milagrosa no lugar onde os discípulos estavam reunidos com as portas trancadas.

Existem teólogos que acreditam que este reino não será físico, mas espiritual. Dizem que não será visível. Que o reino não terá o Senhor de corpo presente.

Eu não posso acreditar nisso. Sei que muitas profecias são simbólicas no sentido de revelar as verdades, mas aquilo que o Senhor planejou e prometeu por diversas vezes na sua Palavra, não pode ser simbólico. 
Tudo será literalmente cumprido. Imaginem Jesus voltando e todo olho vendo, como consta nas escrituras, e acharem que isto é simbólico. Não faz sentido. Ele virá mesmo e reinará mesmo. Literalmente.



TODO O OLHO O VERÁ; TODO JOELHO SE DOBRARÁ; TODA A LÍNGUA CONFESSARÁ QUE JESUS É O SENHOR.

“E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém. Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém” (Apocalipse 1:6,7).

“Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai” (Filipenses 2:9-11).

Tudo o que faz sentido literalmente, assim devemos interpretar. Só quando não faz sentido literal é que podemos especular interpretações simbólicas desde que não contrarie o contexto geral das profecias e planos da Palavra de Deus.

Por este motivo tem surgido algumas seitas que se dizem cristãs e que mudam totalmente o sentido das profecias dizendo que aquilo que está escrito não será como está escrito, mas apenas que se trata de um simbolismo.


MIL ANOS REAIS E COM EXTENSÃO PARA A ETERNIDADE.

Quando fala de 1000 anos, é exatamente mil anos. Quando mostra para sempre, é eternamente.
Por exemplo:

“Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi,
 e ele reinará para sempre sobre o povo de Jacó; seu Reino jamais terá fim" (Lucas 1:32,33).

“Vi tronos em que se assentaram aqueles a quem havia sido dada autoridade para julgar. Vi as almas dos que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus. Eles não tinham adorado a besta nem a sua imagem, e não tinham recebido a sua marca na testa nem nas mãos. Eles ressuscitaram e reinaram com Cristo durante mil anos” (Apocalipse 20:4).


ALGUNS VERSÍCULOS ESCRITOS ANTES DE CRISTO SOBRE O REINO MILENAR DE CRISTO.

“Dias virão - declara o Senhor - em que levantarei para Davi um Renovo justo, um rei que reinará com sabedoria e fará o que é justo e certo na terra” (Jeremias 23:5).

“Governe ele de mar a mar e desde o rio Eufrates até os confins da terra.
 Inclinem-se diante dele as tribos do deserto, e os seus inimigos lambam o pó. Que os reis de Társis e das regiões litorâneas lhe tragam tributo; os reis de Sabá e de Sebá lhe ofereçam presentes. Inclinem-se diante dele todos os reis, e sirvam-no todas as nações” (Salmo 72:8-11).

“O Senhor disse ao meu Senhor: "Senta-te à minha direita até que eu faça dos teus inimigos um estrado para os teus pés".
 O Senhor estenderá o cetro de teu poder desde Sião, e dominarás sobre os teus inimigos!” (Salmo 110:1,2).

O Senhor disse ao meu Senhor significa: o Deus Pai disse ao Deus Filho. Esta é mais uma das muitas profecias a respeito de Jesus antes do seu nascimento.

"Na minha visão à noite, vi alguém semelhante a um filho de um homem, vindo com as nuvens dos céus. Ele se aproximou do ancião e foi conduzido à sua presença.
 A ele foram dados autoridade, glória e reino; todos os povos, nações e homens de todas as línguas o adoraram. Seu domínio é um domínio eterno que não acabará, e seu reino jamais será destruído” (Daniel 7:13,14).

“Então a soberania, o poder e a grandeza dos reinos debaixo de todo o céu serão entregues nas mãos dos santos, o povo do Altíssimo. O reino dele será um reino eterno, e todos os governantes o adorarão e lhe obedecerão” (Daniel 7:27).

Você é santo do altíssimo? Se sim, você também reinará.

Vamos analisar este assunto sem se esquecer de que devemos ser fiéis à Palavra de Deus.

Tudo o que diz respeito a: Últimos dias; Sinais pré tribulação em todo o mundo; Grande tribulação; Governo e Marca da Besta com seu dragão e seu falso profeta; Arrebatamento; Segunda vinda de Cristo; Reino milenar; Julgamento de todos; Fim do inimigo e fim da morte; Eternidade, c
hama-se ESCATOLOGIA, que significa “Últimos assuntos”.


OS TEÓLOGOS DIVERGEM EM ALGUNS PONTOS.

Existem várias linhas de pensamento a respeito de escatologia. O melhor ler e estudar sobre todas as opiniões, pois assim você poderá entender melhor e tirar a sua própria conclusão, sem interferência denominacional. As seitas também são conhecidas por estes detalhes.

Colocam seus ensinamentos como os únicos corretos e nem permitem que seus fiéis vejam ou estudem outras opiniões teológicas.

Este assunto, por ter muitas profecias simbólicas misturadas com literais, acaba dando margens a várias interpretações. Aquilo que foi planejado por Deus para ficar em segredo até o dia de se cumprir, assim será. Se Deus tivesse o interesse de deixar tudo muito claro a todas as pessoas, assim ficaria. O interessante é a maneira claro que tudo vai ficando conforme se cumpre.

Não conseguimos, por mais que se estude, sabermos e entendermos todos os acontecimentos que virão, mas apenas algumas coisas.

Ninguém é dono da verdade e ninguém tem total conhecimento e total interpretação das coisas futuras no que dizem respeito aos planos de Deus.

O mais importante é sermos filhos e santos do Senhor, para que não sejamos surpreendidos com o momento do fim, seja pela morte física ou pelo retorno do Senhor, de maneira que não estejamos preparados e na condição correta.


COMO PODERÁ SER O REINO MILENAR?

Partindo do princípio que a pessoa de Deus não se mede pelo que ela conhece da Bíblia, mas pelo que ele cumpre da mesma, vamos supor que estejamos prontos para participar destas maravilhas e lembrar alguns versículos que se referem a este tempo próximo futuro:

“Então se verá o Filho do homem vindo numa nuvem com poder e grande glória” (Lucas 21:27).

“O sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve altas vozes no céu que diziam: ‘O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre’.
 Os vinte e quatro anciãos que estavam assentados em seus tronos diante de Deus prostraram-se sobre seus rostos e adoraram a Deus, dizendo: Graças te damos, Senhor Deus todo-poderoso, que és e que eras, porque assumiste o teu grande poder e começaste a reinar. As nações se iraram; e chegou a tua ira. Chegou o tempo de julgares os mortos e de recompensares os teus servos, os profetas, os teus santos e os que temem o teu nome, tanto pequenos como grandes, e de destruir os que destroem a terra" (Apocalipse 11:15-18).

Na segunda vinda do Senhor Jesus, que desta vez será em grande glória, podemos afirmar que todos os que creem no seu nome e o aceitaram como o único e suficiente salvador das suas almas e que estavam firmes nas suas congregações, serão semelhantes ao Senhor e estarão com ele. Veja a semelhança e o reinar com Jesus nestes versos:

“Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é.
 Todo aquele que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro” (1 João 3:2,3).

Esta palavra é digna de confiança: Se morremos com ele, com ele também viveremos; se perseveramos, com ele também reinaremos. Se o negamos, ele também nos negará” (2 Timóteo 2:11,12).

“Quando Cristo, que é a sua vida, for manifestado, então vocês também serão manifestados com ele em glória” (Colossenses 3:4).

Portanto, não julguem nada antes da hora devida; esperem até que o Senhor venha. Ele trará à luz o que está oculto nas trevas e manifestará as intenções dos corações. Nessa ocasião, cada um receberá de Deus a sua aprovação” (1 Coríntios 4:5).

Então o verás e ficarás radiante; o seu coração pulsará forte e se encherá de alegria, porque a riqueza dos mares lhe será trazida, e a você virão as riquezas das nações” (Isaías 60:5).

“Assim como os novos céus e a nova terra que vou criar serão duradouros diante de mim - declara o Senhor - assim serão duradouros os descendentes de vocês e o seu nome.
 De uma lua nova a outra e de um sábado a outro, toda a humanidade virá e se inclinará diante de mim - diz o Senhor” (Isaías 66:22,23).

“Ele também lhe mandará chuva para a semente que você semear, e a terra dará alimento rico e farto. Naquele dia o seu gado pastará em grandes prados.
 Os bois e os jumentos que lavram o solo comerão forragem e sal espalhados com forcado e pá. No dia do grande massacre, quando caírem as torres, regatos de água fluirão sobre todo monte elevado e sobre toda colina altaneira. A luz da lua brilhará como o sol, e a luz do sol será sete vezes mais brilhante, como a luz de sete dias completos, quando o Senhor cuidar das contusões do seu povo e curar as feridas que lhe causou” (Isaías 30:23-26).

“A retidão será a faixa de seu peito, e a fidelidade o seu cinturão.
 O lobo viverá com o cordeiro, o leopardo se deitará com o bode, o bezerro, o leão e o novilho gordo pastarão juntos; e uma criança os guiará. A vaca se alimentará com o urso, seus filhotes se deitarão juntos, e o leão comerá palha como o boi. A criancinha brincará perto do esconderijo da cobra, a criança colocará a mão no ninho da víbora. Ninguém fará nenhum mal, nem destruirá coisa alguma em todo o meu santo monte, pois a terra se encherá do conhecimento do Senhor como as águas cobrem o mar. Naquele dia as nações buscarão a Raiz de Jessé, que será como uma bandeira para os povos, e o seu lugar de descanso será glorioso” (Isaías 11:5-10).

“Neste monte o Senhor dos Exércitos preparará um farto banquete para todos os povos, um banquete de vinho envelhecido, com carnes suculentas e o melhor vinho.
 Neste monte ele destruirá o véu que envolve todos os povos, a cortina que cobre todas as nações; destruirá a morte para sempre. O Soberano Senhor enxugará as lágrimas de todo o rosto e retirará de toda a terra a zombaria do seu povo. Foi o Senhor quem disse! Naquele dia dirão: Esse é o nosso Deus; nós confiamos nele, e ele nos salvou. Esse é o Senhor, nós confiamos nele; exultemos e alegremo-nos, pois ele nos salvou" (Isaías 25:6-9).

Todos os vales serão levantados, todos os montes e colinas serão aplanados; os terrenos acidentados se tornarão planos; as escarpas serão niveladas. A glória do Senhor será revelada, e, juntos, todos a verão. Pois é o Senhor quem fala" (Isaías 40:4,5).

“Alegrem-se, porém, e regozijem-se para sempre no que vou criar, porque vou criar Jerusalém para regozijo, e seu povo para alegria.
 Por Jerusalém me regozijarei e em meu povo terei prazer; nunca mais se ouvirão nela voz de pranto e choro de tristeza. Nunca mais haverá nela uma criança que viva poucos dias, e um idoso que não complete os seus anos de idade; quem morrer aos cem anos ainda será jovem, e quem não chegar aos cem será maldito. Construirão casas e nelas habitarão; plantarão vinhas e comerão do seu fruto. Já não construirão casas para outros ocuparem, nem plantarão para outros comerem. Pois o meu povo terá vida longa como as árvores; os meus escolhidos esbanjarão o fruto do seu trabalho. Não labutarão inutilmente, nem gerarão filhos para a infelicidade; pois serão um povo abençoado pelo Senhor, eles e os seus descendentes. Antes de clamarem, eu responderei; ainda não estarão falando, e eu os ouvirei. O lobo e o cordeiro comerão juntos, e o leão comerá feno, como o boi, mas o pó será a comida da serpente. Não farão nem mal nem destruição em todo o meu santo monte - diz o Senhor” (Isaías 65:18-25).

O deserto e a terra ressequida se regozijarão; o ermo exultará e florescerá como a tulipa; irromperá em flores, mostrará grande regozijo e cantará de alegria. A glória do Líbano lhe será dada, como também o resplendor do Carmelo e de Sarom; verão a glória do Senhor, o resplendor do nosso Deus. Fortaleçam as mãos cansadas, firmem os joelhos vacilantes; digam aos desanimados de coração: ‘Sejam fortes, não temam! Seu Deus virá, virá com vingança; com divina retribuição virá para salvá-los’. Então se abrirão os olhos dos cegos e se destaparão os ouvidos dos surdos. Então os coxos saltarão como o cervo, e a língua do mudo cantará de alegria. Águas irromperão no ermo e riachos no deserto. A areia abrasadora se tornará um lago; a terra seca, fontes borbulhantes. Nos antros onde outrora havia chacais, crescerão a relva, o junco e o papiro. E ali haverá uma grande estrada, um caminho que será chamado Caminho de Santidade. Os impuros não passarão por ele; servirá apenas aos que são do Caminho; os insensatos não o tomarão. Ali não haverá leão algum, e nenhum animal feroz passará por ele; não se acharão ali. Só os redimidos andarão por ele, e os que o Senhor resgatou voltarão. Entrarão em Sião com cantos de alegria; duradoura alegria coroará suas cabeças. Júbilo e alegria se apoderarão deles, e a tristeza e o suspiro fugirão” (Isaías 35:1-10).

Nos últimos dias o monte do templo do Senhor será estabelecido como o principal; será elevado acima das colinas, e todas as nações correrão para ele. Virão muitos povos e dirão: ‘Venham, subamos ao monte do Senhor, ao templo do Deus de Jacó, para que ele nos ensine os seus caminhos, e assim andemos em suas veredas’. Pois, a lei sairá de Sião, de Jerusalém virá a palavra do Senhor. Ele julgará entre as nações e resolverá contendas de muitos povos. Eles farão de suas espadas arados, e de suas lanças foices. Uma nação não mais pegará em armas para atacar outra nação, elas jamais tornarão a preparar-se para a guerra” (Isaías 2:2-4).

Mas para vocês que reverenciam o meu nome, o sol da justiça se levantará trazendo cura em suas asas. E vocês sairão e saltarão como bezerros soltos do curral” (Malaquias 4:2).

Vi tronos em que se assentaram aqueles a quem havia sido dada autoridade para julgar. Vi as almas dos que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus. Eles não tinham adorado a besta nem a sua imagem, e não tinham recebido a sua marca na testa nem nas mãos. Eles ressuscitaram e reinaram com Cristo durante mil anos” (Apocalipse 20:4).

Então virá o fim, quando ele entregar o Reino a Deus, o Pai, depois de ter destruído todo domínio, autoridade e poder”... “Quando, porém, tudo lhe estiver sujeito, então o próprio Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, a fim de que Deus seja tudo em todos” (1 Coríntios 15:24,28).

“Pois é necessário que ele reine até que todos os seus inimigos sejam postos debaixo de seus pés.
 O último inimigo a ser destruído é a morte” (1 Coríntios 15:25,26).

Imagine tudo isto com 100% da nossa capacidade de conhecimento e de sabedoria dados por Deus. Tudo revelado. Grande e eterna alegria com o Senhor no comando. Naquele momento poderemos dizer com certeza: ‘Valeu a pena perseverar até o fim’.

A Terra voltará a ser como era antes da queda do homem. Sem as maldições recebidas em Gênesis 3, tendo várias alterações para melhor.
O homem mortal voltará a viver cerca de 1000 anos como foi com Adão e os seus primeiros descendentes.

Imagine a Terra purificada e os homens vivendo até 1000 anos e com o reino de Deus (Jesus e sua Igreja) no comando, e ainda mais sem a influência maldita do espírito adversário que será aprisionado por mil anos, que nos desde Adão e Eva invade a vida das pessoas incitando-as a roubar, matar e destruir.

“Cantem louvores ao Senhor, pois ele tem feito coisas gloriosas, sejam elas conhecidas em todo o mundo. Gritem bem alto e cantem de alegria, habitantes de Sião, pois grande é o Santo de Israel no meio de vocês" (Isaías 12:5,6).

Depois do milênio haverá a segunda ressurreição. Os que não morreram em Cristo serão lançados no lago de fogo.  Esta é a segunda morte.

Por todas estas coisas, nunca devemos deixar a busca de Deus para depois. Tem que ser sempre hoje, agora. Não podemos ficar fora deste plano de Deus, de salvação, de reino e de gozo para todo aquele que crê e recebe ao seu Filho Jesus. E tudo de graça.

Vamos buscar da Palavra de Deus e do seu Espírito. Vamos fazer a vontade Dele e fazer parte de uma Igreja, pois é tudo que precisamos fazer para alcançar esta verdadeira majestade que ele reservou para os que creem em Jesus.

É muito importante estar congregado à uma Igreja, pois é nela que se toma a Santa Ceia e que se confirma a participação no Corpo de Cristo. É nela que se escuta o que o Espírito Santo diz, como Jesus instrui por diversas vezes no livro de Apocalipse, como por exemplo:

“Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. O vencedor de modo algum sofrerá a segunda morte” (Apocalipse 2:11).

Quem está de pé cuide para que não caia. Ore e vigie todo o tempo, pois o nosso inimigo anda ao nosso derredor buscando a quem possa tragar. Por isto...

“Lavem-se! Limpem-se! Removam suas más obras para longe da minha vista! Parem de fazer o mal, aprendam a fazer o bem! Busquem a justiça, acabem com a opressão. Lutem pelos direitos do órfão, defendam a causa da viúva. ‘Venham, vamos refletir juntos’, diz o Senhor. ‘Embora os seus pecados sejam vermelhos como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; embora sejam rubros como púrpura, como a lã se tornarão. Se vocês estiverem dispostos a obedecer, comerão os melhores frutos desta terra; mas, se resistirem e se rebelarem, serão devorados pela espada’. Pois o Senhor é quem fala!” (Isaías 1:16-20).

Ó terra, terra, terra, ouça a palavra do Senhor!” (Jeremias 22:29).

Pouco se entende sobre as coisas do pós-milênio, por não ter muito nas escrituras sobre este período da eternidade, mas podemos dizer que tudo será maravilhoso. Já começa com Jesus entregando tudo ao Pai para que Deus seja tudo em todos.

Pois vejam! Criarei novos céus e nova terra, e as coisas passadas não serão lembradas. Jamais virão à mente!” (Isaías 65:17).

FIM

Obs: VEJA A APOSTILA DO MOVIMENTO NOVA ERA, NA PRÓXIMA POSTAGEM, QUE MOSTRA A PREPARAÇÃO MUNDIAL PARA A CHEGADA DO ANTICRISTO.


Nenhum comentário: