sexta-feira, 31 de julho de 2020

A OBSERVAÇÃO SILENCIOSA DE DEUS E O RELAXO ESPIRITUAL. “Os olhos do senhor estão em toda parte, observando atentamente os maus e os bons” (PV 15.3). "Eu sou o senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras" (JR 17.10)

                                                                           


A OBSERVAÇÃO SILENCIOSA DE DEUS E O RELAXO ESPIRITUAL.

 

“Os olhos do senhor estão em toda parte, observando atentamente os maus e os bons” (PV 15.3).

"Eu sou o senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras" (JR 17.10).

 

 

DEUS DESISTIU DE MIM?


Ele nunca desiste de você e nem de mim. Quando ocorre uma separação é devido à nossa desistência. Muitas vezes achamos que Deus não está presente. Achamos que ele esqueceu de nós. Que ele não está vendo e que não está se preocupando com as coisas que estão acontecendo.

Tudo o que aconteceu, e tudo o que está acontecendo é para a apuração dos corações de todos os seres humanos.

Deus está com todo aquele que crê em Jesus, pois é esta a vontade do Pai, que creiam em Jesus, seu Filho.

Deus está com quem nele confia, ainda que em silêncio. Ainda que ele pareça estar dormindo em um barco que você está dentro e que passa por grande tempestade, a ponto de parecer ser o seu fim.

 

 

O RELAXO ESPIRITUAL.

 

O perigo ocorre quando:

1- Perdemos a reverência ao pensar que o Senhor nos abandonou.

2- Pensamos que o Senhor aprova tudo o que desejamos fazer pela vontade da carne quando achamos que somos os filhinhos queridos e exemplares do papai do céu.

 

 

O RELAXO ESPIRITUAL DE DAVI.

 

Este é um exemplo típico de relaxo espiritual. Homem escolhido e muito usado pelo Senhor. Cheio do Espírito Santo. Tinha um coração conforme o coração de Deus.

Davi podia estar pensando “Eu sou o cara e Deus me ama. Sou o filhinho do papai mais querido por ele. Ele aprova tudo o que eu faço. Eu acredito que quando eu desejar alguma coisa, poderei fazer sem problemas”.

Davi em vez de ir à batalha como sempre fazia, resolveu ficar no palácio curtindo um “nada para fazer”. Olhando a mulher de Urias a tomar banho na vizinhança, a desejou e mandou buscá-la.

Possuindo a mesma que ficou grávida, planejou chamar seu marido que estava em batalha para que ele se deitasse com sua esposa, mas não deu certo, pois Urias não quis usufruir de tal folga enquanto os seus soldados estavam em batalha, o que não deu para explicar a gravidez de Bateseba posteriormente.

Davi então planejou a morte de Urias, e Urias foi morto na batalha (2 SM 11).

Davi deve ter pensado:

“DEUS DEVE ESTAR APROVANDO. ELE NÃO FALOU NADA!!!”.

Deus observa em silêncio para ver até onde a gente vai:

Mas o que Davi fez desagradou ao Senhor” (2 SM 11.27c).

Deus enviou o profeta Natan para repreender Davi. Estas atitudes de Davi lhe custaram alto preço.



O RELAXO ESPIRITUAL DE ABRÃO.

 

O Senhor prometeu um filho para Abrão, mas ele e sua esposa Sarai achavam que estava demorando muito. Então ela resolve entregar sua serva Agar. Abrão deve ter achado uma boa ideia e sem retrucar se deitou com Agar que deu à luz um menino chamado Ismael, que deu origem aos Árabes, inimigos dos judeus até hoje.

Este tipo de ajudazinha Deus não pediu e também ele não precisa. Ele prometeu e ele faz acontecer milagrosamente. No tempo de Deus acabou vindo Isaque, mesmo Abrão tendo 100 anos e Sarai 90.

Imagino que ambos pensaram, na hora daquela ideia da solução errônea do problema:

“DEUS DEVE ESTAR APROVANDO. ELE NÃO FALOU NADA!!!”.

Estas atitudes deles custaram caro.

 

 

O RELAXO ESPIRITUAL DE SANSÃO.

 

Sansão era um escolhido de Deus desde o ventre de sua mãe. E


le tinha segredos que deveria esconder, principalmente dos inimigos.

Forte e corajoso foi um grande soldado do Senhor nesta Terra. Destruía os inimigos do povo de Deus com maestria. O segredo que estava em seus cabelos. Sua força, que vinha do Espírito de Deus enquanto ele não cortava os seus cabelos. Era um pacto Divino. Ele parecia se achar o máximo por ser muito forte. Fazia tudo o que lhe passava na ideia. Ficou perto de cadáver e não podia. Possuiu mulheres estrangeiras e não podia. Por fim entregou o segredo aos inimigos, que também não podia. Confessando que sua força vinha pelo pacto de não poder cortar os seus cabelos, os inimigos vieram, cortaram seus cabelos. Ali estava agora um homem sem Deus. Sem força. Envergonhado. Riram dele e o fizeram de bobo além de o deixarem cego. Decadência total de quem desconsidera a Palavra do Senhor, rejeitando o pacto que ele fez. Valorizou mais uma mulher estrangeira que o fez confessar o seu segredo do que os planos de Deus.

Enquanto ele caminhava no caminho desta catástrofe, houve um silêncio da parte de Deus. Ele devia estar pensando:

“Sou Nazireu, filhinho de papai, fortão e ninguém pode comigo. O Senhor deixa eu fazer o que eu quiser e continuo forte e vencendo todos os inimigos”. E mais:

“DEUS DEVE ESTAR APROVANDO. ELE NÃO FALOU NADA!!!”.

Estas atitudes de Sansão lhe custaram muito caro.

 

O silêncio de Deus não significa o seu consentimento.

 

Pode parecer que Deus não está vendo.

 

Pode parecer que Deus está aprovando sua atitude dirigida pelo seu próprio gosto.

 

Pode custar muito caro a gente deixar a orientação, o pacto e a vontade de Deus de lado e centralizar a nossa vontade.

 

Fique bem. FIQUE SEMPRE INSERIDO NAS PALAVRAS DE JESUS.

 

“Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido” (JO 15:7).


Nenhum comentário: