sábado, 27 de agosto de 2016

APOSTILA SOBRE DIACONATO. SIGNIFICADO. IMPORTÂNCIA DESTE OBREIRO NA CASA DE DEUS. OFÍCIO E MINISTÉRIO: ”Irmãos, escolham entre vocês sete homens de bom testemunho, cheios do Espírito e de sabedoria. Passaremos a eles essa tarefa” (ATOS 6:3).

A IMPORTÂNCIA DO DIÁCONO.


Ele é um ministro de Deus em contato direto com o povo de Deus.
É a partir do diaconato que os talentos dos obreiros começam a se revelar e se multiplicar no meio da igreja.
Todos os que almejam e que têm o chamado para pastor, ou para ministrar a mensagem de Deus nos cultos, precisam passar na prova do diaconato. Eles terão a oportunidade de mostrar o carinho pelo próximo, devido a estarem cuidando das necessidades dos membros da igreja.
A essência do diácono é servir. A origem grega (Diákonos) desta palavra significa: Ajudante; garçom; administrador; ministro; servidor.
Esta função foi instituída na igreja primitiva devido às necessidades sociais.
Como os apóstolos precisavam prosseguir na pregação do evangelho e ensinamento da Palavra de Deus, se viram atrapalhados com estas funções somadas aos cuidados dos necessitados da igreja. Eles precisavam seguir com os alimentos espirituais e precisavam dar atenção aos que necessitavam dos cuidados materiais também. Assim, surgiu este departamento de assistência social:
“Naqueles dias, crescendo o número de discípulos, os judeus de fala grega entre eles queixaram-se dos judeus de fala hebraica, porque suas viúvas estavam sendo esquecidas na distribuição diária de alimento. Por isso, os Doze reuniram todos os discípulos e disseram: Não é certo negligenciarmos o ministério da palavra de Deus, a fim de servir às mesas. Irmãos, escolham entre vocês sete homens de bom testemunho, cheios do Espírito e de sabedoria. Passaremos a eles essa tarefa e nos dedicaremos à oração e ao ministério da palavra" (ATOS 6:1-4).

Os doze apóstolos escolheram dentre a multidão de discípulos, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, para servirem às mesas na distribuição dos alimentos. E os apóstolos iriam se dedicar ao estudo e ensino da Palavra e às orações.


O PERFIL DO CANDIDATO AO DIACONATO.

A) DE BOA REPUTAÇÃO:
Honesto; De boa fama; De bom testemunho.

B) CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO:
Que receberam e continuam buscando o Espírito com perseverança.

C) CHEIOS DE SABEDORIA:
Tementes a Deus, porque o princípio da sabedoria é o temor de Deus
(PV 1:7). 
Sabedoria que vem do Senhor mesmo. E se alguém tem falta de 
sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente (TG 1:5).

Nem sempre um bom diácono passa a ser um bom ministro da Palavra de Deus. É melhor ter um bom diácono por muito tempo do que perder este bom diácono e não ganhar um bom ministro da Palavra. Também é verdade que é melhor ter um bom membro da igreja por muito tempo do que perder este bom membro e não ganhar um bom diácono.


O DIACONATO É UM OFÍCIO E UM MINISTÉRIO.

A)        Ofício – Por se tratar de atender as necessidades materiais da igreja.
B)        Ministério – Por ser inspiração e orientação do Espírito Santo; Por serem apresentados pelos apóstolos; Por serem observados e avaliados pela igreja; Por serem consagrados por imposição de mãos.

O diácono, mesmo sendo ministro, não deve se opor aos costumes da igreja e nem aos ministros da Palavra, pois ele foi levantado para dar assistência a todos eles. Diácono tem a função de servir a todos.


JESUS, O DIÁCONO DOS DIÁCONOS.

Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido (diakonêthênai), mas para servir (diakonêsai) e dar a sua vida em resgate por muitos" (MC 10:45).
Jesus, sendo Senhor e Rei, serviu aos homens e se humilhou. Lavou os pés dos discípulos. Entregou sua vida por nós.
Devemos no humilhar e servir ainda mais, porque Jesus deu este exemplo para seguirmos e sendo ele ‘O Senhor’.


VERIFIQUE O SEU INTERIOR.

Tenho eu proporcionado condições a fim de que o meu pastor se dedique à oração e ao ministério da Palavra?
Tenho servido e me entregado à igreja como Jesus o fez?
“A vida do cristão começa no calvário, mas o trabalho eficiente começa no pentecostes” (Evangelista Stanley Jones).
Analisando esta frase podemos entender que existem dois pilares para o exercício da obra de Deus: Crer no sacrifício feito por nós do cordeiro de Deus e receber o Espírito de Deus para exercer as atividades do evangelho, sendo por Ele orientado.
Na sequência, temos que cuidar da manutenção da presença do Espírito, porque a Palavra nos dá a entender que o Espírito é como o combustível e temos que buscar sempre. Ele é o azeite que mantém o pavio, ou a luz acesa.
É dever de todos nós, membros comuns ou obreiros, o buscarmos o crescimento espiritual. O comodismo ou o recuo é um perigo, já que o ‘eu’ acaba tomando conta da situação e seguindo os princípios da carne.
O receber do Espírito Santo é como receber uma semente, que sendo colocada em boa terra, cuidada, regada e sempre feita a retirada de prováveis ervas daninhas, acaba gerando uma grande árvore e com excelentes frutos.
É ótimo ser cheio do Espírito Santo e deixar que ele domine sobre a nossa vida e nossa vontade. O que pode avaliar esta condição é a maneira como vivemos. Como reagimos às diversas situações. Quem tem o fruto do Espírito é irrepreensível.
O receber da semente até a formação do fruto maduro formam uma trajetória completa e indica que todas as fases são importantes. Muitos recebem a semente, chegam a plantar e regar, mas depois abandonam.


UM PARALELO SIMBÓLICO.

Vamos fazer uma comparação com um bom emprego em uma empresa multinacional: Se você é contratado (Selado; Recebe a semente) e sempre comparece e continua trabalhando, cresce, tem promoções, elogios, prêmios e será visto como alguém que dá bons frutos.
Se não comparece mais, seja no princípio ou a qualquer momento da trajetória, perde o bom emprego e o contrato feito com a empresa. Não chega a alcançar a meta desejada por ambos os lados.
Os frutos são possíveis por causa do contrato inicial. Os frutos poderão ser alcançados por causa da permanência, perseverança e obediência. Caso contrário, pode-se arranjar um excelente emprego e perde-lo em seguida por incompetência. Não dá frutos.
Na obra de Deus também é assim. Pessoas recebem o selo do espírito e não prosseguem. Acham que receberam uma vez e nunca mais vai precisar receber de novo. Acreditam que não precisam frequentar, nem perseverar e nem obedecer. Erro fatal. Acabam não chegando a dar frutos por não cuidarem da semente que receberam.


O FRUTO DO ESPÍRITO.

“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito” (GL 5:22-25).


OUTRAS QUALIFICAÇÕES DO DIÁCONO.

“Os diáconos igualmente devem ser dignos, homens de palavra, não amigos de muito vinho nem de lucros desonestos. Devem apegar-se ao mistério da fé com a consciência limpa. Devem ser primeiramente experimentados; depois, se não houver nada contra eles, que atuem como diáconos. As mulheres igualmente sejam dignas, não caluniadoras, mas sóbrias e confiáveis em tudo. O diácono deve ser marido de uma só mulher e governar bem seus filhos e sua própria casa. Os que servirem bem, alcançarão uma excelente posição e grande determinação na fé em Cristo Jesus” (1 TM 3:8-13).

É muito importante que tenha iniciativa para servir e não apenas fazer o que lhe é mandado, pois este tipo de servo foi chamado de inútil por Jesus.
Se o candidato a diácono ajuda o pastor em tudo, recolhe oferta, zela pelo bom andamento do culto, preocupa-se com as necessidades dos santos, é atencioso e amoroso, poderá ser um bom diácono.
Como você reagiria se fosse provado além dos seus limites? Continuaria amigo do pastor? Teria o autocontrole?


A RESPONSABILIDADE QUANTO À DOUTRINA.

O candidato a diácono deve conhecer os versículos básicos da salvação pela graça e decorá-los. Ele deve manejar bem a Palavra de Deus. Deve estar conscientizado a respeito dos usos e costumes da sua igreja e também sobre a doutrina da mesma.
Com tantos afazeres para a comunhão horizontal (O diácono e os seus irmãos), não deve deixar jamais da comunhão principal, que é a vertical (Ele e Deus). Por isto ele deve sempre estar em oração e no estudo da Palavra.


EXORTAÇÃO AO AMOR.

“O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros como eu os amei” (JO 15:12).
Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé” (GL 6:10).

As igrejas todas devem ter um cuidado especial com todos os que têm necessidades na igreja.
O Senhor sempre nos orientou a dar os cuidados especiais com a necessidade dos pobres e os demais carentes do seu povo. Exemplos: EX 22:25; LV 23:22; DT 15:7; MT 25:34; RM 15:26; 1CO 16:1; TG 2:1.
Foi por não ministrar os devidos cuidados aos pobres que a primeira comunidade hebreia viu-se expulsa por Deus da terra prometida onde manava leite e mel: Vocês pisam no pobre e o forçam a dar-lhes o trigo. Por isso, embora vocês tenham construído mansões de pedra, nelas não morarão; embora tenham plantado vinhas verdejantes, não beberão do seu vinho. Pois sei quantas são as suas transgressões e quão grandes são os seus pecados. Vocês oprimem o justo, recebem suborno e impedem que se faça justiça ao pobre nos tribunais” (AM 5:11,12).

A assistência social envolve mais do que o alimento. Produtos de higiene e limpeza não devem ser esquecidos. Contas básicas para a manutenção da casa são muito importantes. Campanhas de agasalhos, de material escolar e de ajuda aos missionários devem ser organizadas.
Também é fundamental a ajuda aos desempregados, inclusive na ajuda de recolocação no mercado de trabalho.
O trabalho em equipe é sempre mais rápido e eficiente. Sempre em sintonia com o pastor, os outros obreiros e os membros em geral.
Será que me importo realmente com os necessitados? Será que amo o meu próximo como a mim mesmo?


A SANTA CEIA.

Sendo a cerimônia mais importante da igreja, os diáconos devem atentar para as seguintes recomendações: Observar se o templo está limpo; se os bancos estão alinhados; se a mesa da Ceia está devidamente preparada; se tem pão e suco de uva em quantidade suficiente; se as vasilhas estão bem limpas; se há água para beber e copos que durem para todo o culto; se tem água para os ministros de louvor e da Palavra.
Estas observações não devem ser feitas com um olhar de gerente, mas com um olhar de um servidor que tem o carinho e o interesse de ver o bom andamento do culto ao nosso Deus. A disponibilidade do diácono deve prosseguir para qualquer eventualidade ou necessidade no decorrer de todo o culto.
Deve verificar também se toda a igreja está bem acomodada.
As crianças devem ficar em lugar seguro e onde possam se comportar como crianças e serem assistidas por adultos responsáveis.
Como um auxiliar do pastor, deve estar atento a um iminente sinal para qualquer ajuda que o pastor ou outro ministro possa precisar.
Com a ajuda e a prontidão do diácono, a Santa Ceia alcança o seu principal objetivo que é a comunhão da Igreja com Cristo.
Ao servir a Santa Ceia, o diácono deve ter o cuidado dobrado ao caminhar com a bandeja e ao servir. Sempre segurando a bandeja com as duas mãos e caminhando com muito cuidado. Podendo evitar acidentes que tiram a atenção e o foco na oração e no culto.
O cuidado também deve ser também de não chamar a atenção através de uma roupa ou de uma cor de roupa muito diferente.
A higiene de uma maneira geral é muito importante, principalmente das mãos e das unhas, que devem ser bem limpas, impecáveis, mas não devem cheirar perfumes ou qualquer outro cheiro forte que possa passar para os elementos da Ceia.
Não sirva estando gripado ou resfriado.
Não cante e nem fale por cima da bandeja.


RECOLHENDO AS OFERTAS E DÍZIMOS.

Para recolher as ofertas através da salva, é importante que o obreiro esteja orando para que Deus abençoe a todos. Palavras proferidas como: ‘Deus abençoe’, ou ‘Deus multiplique’, ajudam muito na importância deste ato.
As ofertas e dízimos tratam de um compromisso dos santos para com Deus. Tanto quem recebe quanto quem dá, deve ter o devido temor e seriedade com o ato e estar em oração e agradecimento ao Senhor.
A salva não deve ser posicionada diante de pessoas que não querem ou não podem ofertar. Atente nesta hora apenas para os que estão prontos a ofertarem, e assim a salva pode ser posicionada diante deles.
Se o assento for muito longo precisa ter um diácono de cada lado. O obreiro não deve se colocar entre o banco e as pessoas e nem se encostar nelas.
O montante deve ser levado a um local próprio onde deve ser contado e anotado por no mínimo dois obreiros. Eles devem contar, conferir e colocar as assinaturas com a data da coleta. Depois deve ser direcionado ao tesoureiro.
Em grandes igrejas ocorrem ocasionalmente assaltos nesses momentos. A vigilância deve ser redobrada na hora de conduzir as salvas depois do recolhimento.


O DIÁCONO COMO PORTEIRO.

Simpatia, oração e vigilância, são requisitos fundamentais para os que guardam a portaria da igreja e recebem os convidados.
O auto controle não pode ser esquecido em qualquer imprevisto, porque estará lidando com pessoas de diferentes temperamentos.
É através da recepção na portaria que os visitantes começam ou não a simpatizar com a igreja.
Devemos sempre orar e vigiar. Enquanto os outros oram com os olhos fechados, os diáconos oram e vigiam com os olhos abertos.
Quem fica na portaria sempre precisa de outro obreiro na retaguarda para ajudar as pessoas idosas, enfermas ou deficientes, principalmente se tiver escadas.
À semelhança dos levitas, que guardavam a porta no antigo testamento.
Esta tarefa de receber os visitantes e os membros na entrada da igreja deve ser exercida com amor, lembrando que não cristãos também visitam as igrejas e precisam ser ganhos para receberem o direito de serem chamados ‘Filhos De Deus’ conforme está em JOÃO 1. Cansados e oprimidos chegam ali para encontrar um alívio e precisam de atenção logo na recepção.


A ORDENAÇÃO DO DIÁCONO.

A cerimônia deve ser um ato público, para que todos vejam as pessoas que estão sendo separadas para esta importante missão. Se alguém da igreja não estiver de acordo com a ordenação de algum candidato deve se manifestar ao pastor em particular.


COMPROMISSO DOS DIÁCONOS E CANDIDATOS.

A) Que eles tenham a bíblia como a infalível e verdadeira Palavra de Deus, inspirada pelo Espírito Santo.
B) Que sejam fiéis e obedientes a Deus; à Palavra de Deus; à igreja e aos pastores.
C) Que exerçam fielmente a função de diácono, honrando esta função com muito carinho conforme ordena a Bíblia.

Diante destes compromissos os que já exercem a função cumprem com os requisitos básicos. Os que são candidatos recebem a oração e a unção com imposição de mãos para este excelente cargo.


O DIÁCONO COMO EVANGELISTA.

Um dos maiores evangelistas da igreja primitiva foi o diácono Filipe. O que mostra que não devemos nos limitar ao trabalho da igreja. Isto serve para todos os obreiros e todos os membros comuns que verdadeiramente creem em Jesus. Para evangelizar, curar e libertar as pessoas do mundo (MC 16:17,18).

“Faça a obra de um evangelista” (2 TM 4:5).

O evangelismo é impulsionado pelo Espírito Santo. Ele nos leva a falar das ‘BOAS NOVAS’ (Evangelho) por meio do sacrifício do Cordeiro de Deus. O amor de Deus nos move a ganhar almas.
Uma maneira muito eficaz de evangelizar indiretamente é o comportamento de cada um de nós. A maneira de viver com justiça, amor e ter Deus e sua Palavra como prioridades. O modo de vida evangeliza mais do que as palavras. Muitos sabem falar como devemos viver e como devemos ser cristãos, mas não conseguem mostrar com suas próprias vidas.
Todos nós cristãos, devemos ter e mostrar uma boa conduta na vida, de uma maneira geral. Principalmente os que estão envolvidos na obra de Deus.
Assim o diácono deve mostrar amor aos crentes e também aos não crentes. Dar boas vindas, dar atenção e colocá-los nos melhores assentos. A partir daí, eles se sentem mais à vontade para cultuarem e ouvirem a Palavra de Deus.
Sabendo que muitos não crentes vão à igreja só para procurarem alguma prova contra a mesma igreja e contra a sua fé cristã, concluímos a importância de desarmá-los com a nossa simpatia e amor por eles. É o modo eficaz de evangelizar através do nosso comportamento.


ÉTICA DIACONAL.

Significado de ‘ética’: Padrão de estudo e de comportamento com os deveres e obrigações de um indivíduo na sua função.
A ética de conduta de um diácono deve ser observada no desempenho da sua função. Deverá ter um comportamento exemplar e discernir entre o certo e o errado de acordo com a doutrina da igreja e com a Palavra de Deus.
A orientação espiritual e a ética nas funções dos obreiros não devem de maneira nenhuma contrariar a Palavra de Deus.


OBRIGAÇÕES BÁSICAS DE UM DIÁCONO.

Ele foi escolhido para servir. Ainda que o servente de pastor pregue muito bem a mensagem bíblica, ele deverá prosseguir em ajudar e dar suporte ao pastor, para que ele continue na dedicação à oração e ao estudo da Bíblia. Pelo menos, até que ele seja promovido a pastor, quando precisará e terá os diáconos para servi-lo.
Caso o obreiro tenha outro chamado e sinta ansioso, ele deverá aguardar com humildade o tempo de Deus e cumprir bem a função que lhe foi confiada atualmente, até o momento oportuno. Muitos querem pregar e cantar sem ter se firmado na casa de Deus. Muitos querem a faculdade sem o ensino básico ou a gerência de uma empresa sem terem progredido por trabalho ou estudo para tal função.
Se o diácono for chamado para pregar, ele deve aceitar. Buscar a mensagem com muito cuidado e meditação na Palavra, e levar uma mensagem com um foco apenas, para não tomar muito tempo e não cansar os ouvintes. Não deve querer pregar toda a Bíblia e tudo o que sabe em um dia só dia. Isto provoca erro e perda do foco da mensagem, confundindo os ouvintes.
O diácono deve estar de acordo com o pastor e ser seu amigo. Se estiver diante de um impasse ou um desacordo, poderá falar com o seu pastor em particular, com respeito e humildade. O pastor pode estar com a razão ou não. Não custa conversar.
Não deve fazer críticas e nem estimular outras pessoas a fazerem o mesmo. Isto é rebeldia. Que bom se todos se empenhassem em orar em vez de ficar maldizendo o pastor e a igreja.
Não deverá ser feita visita ou ser levada a Santa Ceia por um só obreiro a alguém do sexo oposto que esteja só. A união de dois ou mais obreiros que não levantem nenhuma suspeita deve ser providenciada. Que possamos sempre fugir de toda a aparência do mal. Neste caso ou em outros casos que precisam de visita por parte da igreja, precisa verificar se o pai de família se encontra em casa ou se ele concorda com a visita.
Que o diácono seja sempre discreto, pois o obreiro discreto inspira confiança. O livro de Provérbios tem excelentes ensinamentos sobre as palavras e os comportamentos usados por cada um de nós.
Precisamos de muitas boas palavras para levar alguém para a igreja, mas para tirar alguém dela bastam poucas palavras.
O diácono não precisa mostrar para ninguém que é um diácono, mas precisa mostrar a todos que é um filho de Deus.
O obreiro deve chegar sempre antes do horário de começar o culto e não deve ter pressa de ir embora. Que ele tente ser o primeiro a chegar e o ultimo a ir embora, pois podem precisar dele a qualquer momento.


CONCLUSÃO.

A dedicação à obra de Deus vale a pena, é para o Senhor que trabalhamos e nosso trabalho não é em vão.

Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil” (1 CO 15:57,58).

Quantas coisas que nós compramos, fizemos e vivemos neste mundo e que foram em vão? Mas a obra de Deus, pela sua Palavra, garante que não será assim.
Exercer nosso cargo com amor é o cumprimento em resumo de todos os mandamentos: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.
Vamos multiplicar os nossos talentos, pois seremos chamados para prestarmos conta deles.

“Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus” (1 TM 3:13).




Obs: 
Material de pesquisa: 
1- Bíblia Sagrada.
2- Manual do diácono (Claudionor Correa de Andrade).




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