sábado, 3 de setembro de 2016

SALOMÃO E O TEMPLO. EXEMPLO DE COMO DEVEMOS EDIFICAR E CUIDAR DO TEMPLO DE DEUS COM O QUE TEMOS DE MELHOR. 2 CR 2:1,5,6 - 1 CO 3:16 - 1 CO 6:19.

A DETERMINAÇÃO E O PLANEJAMENTO PARA EDIFICAR UM TEMPLO, CONFORME A GRANDEZA DE DEUS.
“Salomão deu ordens para a construção de um templo em honra do nome do Senhor e de um palácio para si mesmo” (2 CR 2:1).


“O templo que vou construir será grande, pois o nosso Deus é maior do que todos os outros deuses. Mas quem é capaz de construir um templo para ele, visto que os céus não podem contê-lo, nem mesmo os mais altos céus? Quem sou eu, então, para lhe construir um templo, a não ser como um lugar para queimar sacrifícios perante ele? (2 CR 2:5,6).


A GRANDEZA DE DEUS.
Salomão entende que não somos capazes de fazer algum lugar para Deus ficar, ou morar.
Pensamos que fazemos alguma coisa para Deus, mas estas instruções indicam que Deus estava orientando um lugar para nós mesmos. Um lugar de adoração ao Deus criador. Um lugar onde poderíamos buscar ao Senhor e aprender os seus caminhos. Ser curados por ele e buscar a vida eterna que só pode vir dele.
Ele é que nos deu o melhor. Criou e preparou tudo. Orientou as medidas, os utensílios, o melhor material e todos os compartimentos do templo. Tudo isto para nós mesmos.


TUDO CONFORME AS INSTRUÇÕES DE DEUS.

O Templo foi feito nas medidas: altura, largura e profundidade, conforme as orientações de Deus. Com as melhores matérias primas, ouro, prata e bronze.
O melhor, o mais bonito e o mais valioso para a construção do templo.
“Salomão os fez em tão grande quantidade, a ponto de não se poder determinar o peso do bronze utilizado. Além desses, Salomão mandou fazer também todos estes outros utensílios para o templo de Deus: o altar de ouro; as mesas sobre as quais ficavam os pães da Presença; os candelabros de ouro puro com suas lâmpadas, para iluminarem diante do santuário interno, conforme determinado; as flores, as lâmpadas e as tenazes de ouro maciço; os cortadores de pavio, as bacias para aspersão, as tigelas, os incensários de ouro puro e as portas de ouro do templo: tanto as portas da sala interna, o Lugar Santíssimo, quanto às portas do átrio principal”.
“Terminada toda a obra que Salomão havia realizado para o templo do Senhor, ele trouxe as coisas que seu pai Davi tinha consagrado e colocou junto com os tesouros do templo de Deus: a prata, o ouro e todos os utensílios” (2 CR 4:18-22; 5:1).

 
TEMPLO MATERIAL PARA UMA FINALIDADE ESPIRITUAL.
Terminada a construção, Salomão busca aquilo que é o principal: A PRESENÇA DE DEUS.
De que adianta um templo grande, bonito e riquíssimo, se não tem a presença do Espírito de Deus? Não teria função nenhuma.
Infelizmente deparamos com esta realidade nos dias de hoje. Igrejas enormes e ricas fazem suas cerimônias apenas com beleza, finanças e pessoas vazias. Nem a igreja e nem as pessoas têm o Espírito de Deus. Um corpo sem alma é morto. Uma igreja sem Espírito também é morta.


ENTÃO SALOMÃO OROU:
“Ouve as súplicas do teu servo e de Israel, teu povo, quando orarem voltados para este lugar. Ouve desde os céus, lugar da tua habitação, e quando ouvires, dá-lhes o teu perdão”.


"Quando Israel, o teu povo, for derrotado por um inimigo por ter pecado contra ti, e voltar-se para ti e invocar o teu nome, orando e suplicando a ti neste templo, ouve dos céus e perdoa o pecado de Israel, teu povo, e traze-o de volta à terra que deste a ele e aos seus antepassados”.

"Quando fechar-se o céu, e não houver chuva por haver o teu povo pecado contra ti, e, se o teu povo, voltado para este lugar, invocar o teu nome e afastar-se do seu pecado por o haveres castigado, ouve dos céus e perdoa o pecado dos teus servos, do teu povo Israel. Ensina-lhes o caminho certo e envia chuva sobre a tua terra, que deste por herança ao teu povo” (2 CR 6:21, 24-27).

 
SALOMÃO BUSCA A DEUS E INTERCEDE PELO POVO:
A) INTERCEDE PELOS QUE RECONHECEM O PECADO E PEDEM PERDÃO A DEUS.
B) INTERCEDE PELOS QUE SE CONVERTEM DOS SEUS MAUS CAMINHOS.
C)  INTERCEDE PELOS QUE CONFESSAM O NOME DO SENHOR.


“Assim que Salomão acabou de orar, desceu fogo do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios, e a glória do Senhor encheu o templo. Os sacerdotes não conseguiam entrar no templo do Senhor, porque a glória do Senhor o enchia” (2 CR 7:1,2).

 
DEUS TIPIFICAVA O TEMPLO DELE QUE SOMOS HOJE.
“Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?” (1 CO 3:16).
Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? (1 CO 6:19).
Deus habita neste templo porque ele o fez. Deus nos criou, e a sua Palavra diz que ele não habita em templos feitos por mãos de homens.
Quando eu era um leigo da Palavra de Deus, fazia um sinal da cruz quando passava diante de um templo que continha uma doutrina na qual eu acreditava. Para mim, era o lugar onde Deus habitava. Hoje sei que ele habita dentro dos que creem e seguem ao seu Filho Jesus.
"O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor do céu e da terra, e não habita em santuários feitos por mãos humanas” (AT 17:24).

 
EDIFICAR COM O QUE EXISTE DE MELHOR.
Com planejamento, ouro, prata e bronze, precisamos edificar e cuidar deste Templo que somos nós. Que está em nosso coração.
Com todos os utensílios necessários para cultuar a Deus e com tudo o que tem de melhor, de mais bonito, de mais valioso. Conforme as orientações nas medidas de altura, largura e profundidade. Tudo aprumado e nivelado.
Fazer de acordo com o que Deus merece e conforme a sua grandeza.

 
DEPOIS, O PRINCIPAL.
Se tirarmos tudo o que é de ruim de dentro de nós e prepararmos um local para a habitação de Deus, com muita beleza, riqueza, limpeza, perfume e utensílios e não chamarmos o Senhor, nada resolvido.
Podemos comparar com um excelente banquete preparado para alguém que você não convidou, mas que supõe que este alguém poderia passar por ali. E pensa: ‘se a pessoa vier, aqui está o local e o banquete’. Claro que ela não aparece sem convite.
Temos que fazer o convite para Deus através da oração. Buscando a ele e intercedendo pelas outras pessoas conforme fez Salomão. Estas coisas atraem a presença de Deus.
A – Construir um Templo ao Senhor.
B – Confessar o nome do Senhor, pelo clamor.
C – Interceder pelos outros.
D – Reconhecer o pecado e pedir perdão a Deus.
E – Se converter dos maus caminhos.
A oração de Salomão foi intercessora. Ele pediu para Deus que ouvisse e atendesse aos que:
Fossem clamar a Deus naquele lugar; se arrependessem e se afastassem dos pecados.
O templo de Deus precisa estar sempre purificado pelo arrependimento e pelo afastamento do pecado.

FAÇA TUA PARTE QUE DEUS FAZ A DELE.

REVISÃO DO VERSÍCULO.
“Assim que Salomão acabou de orar, desceu fogo do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios, e a glória do Senhor encheu o templo. Os sacerdotes não conseguiam entrar no templo do Senhor, porque a glória do Senhor o enchia” (2 CR 7:1,2).

A presença de Deus encheu aquele templo. Eis aí um templo vivo. Corpo e Espírito.

Os sacerdotes não conseguiam entrar porque a glória de Deus enchia o templo.

Nas coisas de Deus, melhor não encontrarmos lugar para o nosso ‘eu’ entrar. Vamos deixar que Deus e sua glória faça a ocupação de tudo.

Tudo Deus criou e deixou tudo pronto para nós. O templo é para nós mesmo.

1- Mar. Grande tanque para a limpeza sacerdotal.
2- Candeeiro para que haja luz em nós.
3- Mesa com os pães para que tenhamos intimidade e comunhão com o Senhor.
4- Incenso para que a nossa oração suba para o Senhor.
5- Altar do Holocausto para que lembremos do sacrifício de Cristo eficaz e eterno feito por Deus mesmo.
6- Azeite do candeeiro para termos a unção de Deus pelo Espírito Santo.
7- Ouro para termos o que é mais precioso de Deus.
8- Flores que representam enfeite, presente, graça, alegria.
9- Colunas de sustentação para sabermos que o Senhor nos ergue e nos sustenta com firmeza.
10- Átrio exterior para que possamos fazer o social pelo relacionamento com as pessoas, sempre em torno das coisas de Deus e de sua presença.
11- O lugar santo para que a nossa alma busque a santificação e o perdão de Deus para que possamos entrar em sua presença sem medo.
12- O Santo dos Santos, que é o lugar principal da presença de Deus. Ele mesmo nos deu acesso a ele. Através de estar em Cristo, todos têm acesso direto a Deus. 


O TEMPLO TAMBÉM PODE ESTAR ARRUMADO, GRANDE, BONITO E VAZIO.

Três templos foram feitos pelos homens achando que eram para Deus. O inimigo veio e saqueou o primeiro templo feito por Salomão e o destruiu. Assim aconteceu com segundo feito por Esdras e também com o terceiro feito por Herodes.
O inimigo só pode fazer isto caso não tenha a presença de Deus dentro do Templo.
Nós que somos hoje o templo do Senhor, podemos ficar com o templo arrumado e adornado, mas vazio, sem a presença de Deus, o que é muito perigoso: "Quando um espírito imundo sai de um homem, passa por lugares áridos procurando descanso e não encontra, e diz: ‘Voltarei para a casa de onde saí’. Chegando, encontra a casa desocupada, varrida e em ordem. Então vai e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele, e entrando passam a viver ali. E o estado final daquele homem torna-se pior do que o primeiro. Assim acontecerá a esta geração perversa" (MT 12:43-45).

Nenhum comentário: