quarta-feira, 28 de setembro de 2016

A IMPORTÂNCIA DO JOVEM NA OBRA DE DEUS - “Então disse eu: Ah, Senhor DEUS! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino” (JR 1:6). - "Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a Tua Palavra (SL 119:9).


MAL EXEMPLO DO JOVEM RICO E RELIGIOSO:

       “Jesus respondeu: ‘Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me’. Ouvindo isso, o jovem afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas” (MT 19:21,22).

       O coração deste jovem estava em seguir uma religião apenas por religiosidade, mas o seu coração estava muito envolvido com as suas riquezas materiais.
       A maior riqueza material que podemos ter é a saúde e integridade do corpo. A maior riqueza espiritual que podemos ter é a comunhão com Deus, tendo ele como um tesouro, e o principal da nossa vida.
       “Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração” (MT 6:21).


MAL EXEMPLO DA FILHA DE HERODIAS:

       “No aniversário de Herodes, a filha de Herodias dançou diante de todos, e agradou tanto a Herodes que ele prometeu sob juramento dar-lhe o que ela pedisse. Influenciada por sua mãe, ela disse: ‘Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista’. O rei ficou aflito, mas, por causa do juramento e dos convidados, ordenou que lhe fosse dado o que ela pedia e mandou decapitar João na prisão. Sua cabeça foi levada num prato e entregue à jovem, que a levou à sua mãe” (MT 14:6-11).

       A escolha do pedido estava nas mãos da jovem, que foi malignamente influenciada por sua mãe. Pesada atitude de mãe e filha.
       Existe dificuldade de aceitação da Palavra de Deus por parte das pessoas descrentes, quando ouvem falar a respeito do evangelho e da necessidade de se ter fidelidade com Deus e de se arrepender e ficar longe dos pecados do mundo. Esta dificuldade de entendimento e aceitação torna-se ainda maior quando se trata de pessoas ricas, saudáveis e jovens.
       Amigo de Deus, inimigo do mundo. Amigo do mundo, inimigo de Deus. Amar a Deus e deixar que ele acrescente o bem material que ele quiser é o melhor que temos a fazer.

       “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas” (MT 6:33).


EXEMPLOS A SEREM SEGUIDOS.

JOSÉ ADQUIRIU SONHOS E PROMESSAS DE DEUS QUANDO ERA BEM JOVEM:

       “Teve José outro sonho, e o contou a seus irmãos, dizendo: Tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam perante mim. Quando o contou a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o seu pai, e disse-lhe: Que sonho é esse que tiveste? Porventura viremos, eu e tua mãe, e teus irmãos, a inclinar-nos com o rosto em terra diante de ti?” (Gn 37:9,10).

Deus tem planos e sonhos que se realizarão na vida daquele que permanece na presença dele. José teve muitas dificuldades e perseguições, mas não desistiu de viver confiante nas promessas em Deus. No final, Deus o abençoou dando vitória e realizando os sonhos de José.


OUTRO JOVEM AUDACIOSO EM CONFIAR EM DEUS FOI DAVI, QUE DERROTOU O GIGANTE FILISTEU GOLIAS QUE AFRONTAVA O POVO DE DEUS:
      
       “Quando o filisteu olhou e viu a Davi, desprezou-o, porquanto era jovem, ruivo, e de gentil aspecto... E Davi, metendo a mão no alforje, tirou dali uma pedra e com a funda lha atirou, ferindo o filisteu na testa; a pedra se lhe cravou na testa, e ele caiu com o rosto em terra... Assim Davi prevaleceu contra o filisteu com uma funda e com uma pedra; feriu-o e o matou; e não havia espada na mão de Davi... Correu, pois, Davi, pôs-se em pé sobre o filisteu e, tomando a espada dele e tirando-a da bainha, o matou, decepando-lhe com ela a cabeça. Vendo então os filisteus que o seu campeão estava morto, fugiram” (I SM 17:42,49,50,51).

       Davi foi confiante em Deus e determinado em colocar os inimigos para fugirem. Assim ele fez.
       Ensinou e colocou o povo para conquistar as bênçãos e para derrotar os inimigos.


A MENINA ESCRAVA FALA DO PROFETA ELISEU E NAAMÃ FOI CURADO DE LEPRA:

       Mesmo quando existe uma certa timidez, aquele que tem confiança em Deus não perde uma oportunidade como esta.
       Ela foi uma excelente pregadora da palavra de Deus. O que seria hoje uma excelente evangelista (contadora das boas novas).
       Vendo a doença do seu patrão, abriu a boca para dizer que Deus o podia curar através do seu profeta:

       “Ora, Naamã, chefe do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor, e de muito respeito, porque por ele o Senhor dera livramento aos sírios; era homem valente, porém leproso”.
       “Os sírios, numa das suas investidas, haviam levado presa, da terra de Israel, uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã”.
       “Disse ela a sua senhora: Oxalá que o meu senhor estivesse diante do profeta que está em samária! Pois este o curaria da sua lepra”.
       “Então Naamã foi notificar a seu senhor, dizendo: Assim e assim falou a menina que é da terra de Israel”.
       “Respondeu o rei da Síria: Vai, anda, e enviarei uma carta ao rei de Israel. Foi, pois, e levou consigo dez talentos de prata, e seis mil siclos de ouro e dez mudas de roupa”.
       “Desceu ele, pois, e mergulhou-se no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne dum menino, e ficou purificado” (II RS 5:1-5,14).

       Esta menina que era de Israel, na condição de escrava e estando em casa estranha, com uma família estranha e com deuses estranhos, teve a coragem de abrir a boca para falar do poder do Verdadeiro Deus. Com isto grande milagre aconteceu e ficou registrado na Bíblia para que todo o mundo conhecesse.

       Às vezes, estamos em um país cristão e não temos coragem de falar de Jesus, e assim perdemos muitas oportunidades de falar coisas que poderiam se transformar em grandes milagres que poderiam até mesmo ter repercussão mundial.

       Timóteo, Daniel, Isaias e Jeremias foram outros de muitos exemplos de jovens chamados por Deus.

       Não estamos falando que a obra de Deus deve ser feita por uma faixa etária específica, porque até criancinhas e idosos são usados por Deus desde o princípio da história da humanidade, mas falamos da importância do jovem no ministério da igreja. Ministério que deve estar presente dentro e fora das quatro paredes da igreja.

       Na morte natural tem pessoas de todas as idades. No arrebatamento da igreja também terá.

       Jovens... Ganhem os jovens. Tem mais fundamento quando um jovem fala de Deus a outro jovem, porque o jovem escuta, mas não ouve as pessoas mais velhas.
       O teu jeito de viver (testemunho de vida) fala mais do que milhares de palavras.


       Tendo uma vida exemplar, não perca a oportunidade de falar uma Palavra de Poder quando houver oportunidade. Muitas pessoas estão se perdendo e precisando de uma Palavra de Vida.

Nenhum comentário: