terça-feira, 4 de outubro de 2016

COMENTÁRIO SOBRE O LIVRO "10 ERROS QUE UM LÍDER NÃO PODE COMETER". IGREJA, EMPRESA - "Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja corretamente a palavra da verdade" (2 Timóteo 2:15) - “Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”- FL 3.14.

É SEMPRE BOM SE PREPARAR PARA O CARGO A SER ADQUIRIDO.

"Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja corretamente a palavra da verdade" (1 TM 2:15).

Ressalto a importância do conhecimento destas técnicas expostas sobre liderança antes de uma posição de líder adquirida.
Vejo que por ser grande o número de igrejas e tantas as discordâncias doutrinárias, que acabamos tendo uma grande falta de obreiros preparados para os diversos cargos necessários.
Certamente, muitos são os obreiros que tomam posse de cargos importantes, principalmente por se tratar de assuntos relacionados com o Eterno e com a vida espiritual, e que não estão devidamente preparados para isto.


MEU PRINCIPAL ERRO.

Fiquei satisfeito em poder perceber que, ainda dá tempo de me redimir quanto aos erros cometidos nestes anos que estive trabalhando em prol do Evangelho.
O livro “10 erros que um lider não pode cometer” me deu uma orientação em geral de várias situações que ocorreram nestes 21 anos de obreiro evangélico, mas, o ponto mais importante para mim, foi a questão da atenção especial e carinhosa para as pessoas.
Em 14 anos como pastor, percebi agora, com a leitura deste livro, que as pessoas são mais importantes do que o templo físico, que elas são mais importantes do que o trabalho que estamos fazendo ou que temos para fazer. Eu estive passando e cumprimentando com pressa todas as pessoas. Refiro-me principalmente às ovelhas da igreja. Dava muita atenção para o que eu fazia e para o que eu tinha para fazer na igreja. Com isto achava que todos estavam satisfeitos com as minhas obras organizadas e abundantes. Mas, na verdade, eu não dava tanta atenção para estas pessoas. Desta forma eu não conseguia ganhá-las.
Agradeço ao ICP e ao autor deste livro Hans Finzel, porque através deles, pude aprender o fundamental para quem está na posição de pastor de igreja, que é valorizar e dar muita atenção às pessoas, porque elas são o que é de mais importante na igreja, no lar, na escola, na empresa, enfim, em toda a sociedade.
Concentrei-me mais neste ponto por ter me chamado mais atenção. Era o ponto do meu principal erro dos dez relacionados no livro.


OUTROS ERROS COMUNS.

Não ser um líder ditador (que impõe trabalho), mas líder servo (democrático e que também trabalha).
Sinto-me como alguém que, embora tivesse o modo de trabalhar do líder servo, praticava o erro do líder ditador.


INCENTIVADOR SIM, INCENTIVADO TALVEZ.

Busquei sempre ser elogiado como filho, como empregado e como ovelha. Depois de muitos anos, agora como pai, empregador e pastor, encontrei outro erro, ainda procuro ser elogiado, quando agora é minha vez de incentivar e elogiar. O quadro precisa ser mudado.


NÃO FREAR OS RENOVADORES REVOLUCIONÁRIOS.

Não cortar as asas dos não conformistas, mas apenas aparar os excessos, e com cuidado.
Quando somos colocados na posição de líderes, tendemos a fechar a boca dos não conformistas, como se eles estivessem apenas querendo ditar as regras em nosso lugar. Na verdade, temos que ter cautela, mas temos que dar ouvidos e tirar toda a modernidade e idéias plausíveis destas personalidades emergentes e renovadoras. Com humildade e carinho estaremos nos ajudando e nos fortalecendo em unidade.


TOMAR DECISÕES COM AUTORITARISMO LEVA A ERROS NA EXECUÇÃO DO TRABALHO.

Muitos líderes querem apenas meditar sobre suas decisões a sós, e em seguida colocá-las em prática. Estas decisões acarretam em erros, se eles não derem ouvidos aos executores das ordens, acostumados com os serviços e normalmente sabem melhor do que os seus superiores a melhor maneira de executar o seu trabalho.


DELEGAÇÃO DE CARGOS E SERVIÇOS SEM A LIBERAÇÃO TOTAL, DECLARA DESCONFIANÇA.

É interessante também, tratar deste erro comum em liderança. Vamos imaginar que o presidente de um grande banco esteja preocupado e palpitando sobre o trabalho do gerente ou do caixa de uma agencia. Seria algo confuso e mostraria regresso.
O banco é sólido e funcional com os seus milhares de trabalhadores, porque dentro da hierarquia, desde o maior funcionário até o menor deles, receberam confiança e responsabilidades individuais que no fim compartilham com todo o sistema.
Muitos líderes em empresas ou igrejas delegam funções e tarefas, mas ficam de olho querendo gerenciar e palpitar em todos os detalhes.


A COMUNICAÇÃO DOS LÍDERES PARA OS LIDERADOS DEVE SER TOTAL E TRANSPARENTE.

Mais um ponto interessante deste livro é quando ele trata de comunicação.
Quantas reuniões e ideias secretas, onde funcionários ou membros ficam sem saber o que sentem que “paira no ar”? Em geral, não sabem as regras principais e nem as metas e prioridades de sua empresa ou de sua igreja.


O CONFRONTO À CULTURA COLETIVA PODE DERRUBAR FACILMENTE UM LÍDER.

Se não respeitarmos uma cultura coletiva de um povo, funcionários ou igreja poderemos nos dar mal. Este grande valor cultural é diferenciado, respeitado e até reverenciado. Não podemos querer mudar os costumes de um povo. Este é um ponto fatal para quem não quer ver uma divergência de um contra todos e todos contra um.


O QUE CONFIRMA O SUCESSO DE UM LÍDER É UM BOM SUCESSOR.

Ao invés de ter a ideia de nunca ter ninguém à altura para nos substituir, devemos seguir mais uma vez a Bíblia que nos ensina que a execução total de um bom plano está ligado à uma sequência de líderes sucessores e sucedidos.


A IDEALIZAÇÃO PARA O FUTURO É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA.

Pelo que podemos perceber, muitos se acomodam em prosseguir mantendo o suficiente para o presente. Em uma visão míope.
As organizações são renovadas e fortalecidas com as novas gerações de pessoas e de planos. Assim como devemos crescer e melhorar em todas as áreas da nossa vida, principalmente a espiritual, devemos também ter a mesma melhora e crescimento diário com as nossas empresas e com as nossas igrejas.


PRECISAMOS SEMPRE TER ALVOS COMO METAS.

Alvo espiritual: “Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”- FL 3.14.
Alvo quanto aos estudos, ministério, profissionalismo.

Tivemos princípios e estamos em meios para uns devidos fins. Sejamos completos e crescentes, sempre.

Nenhum comentário: