sábado, 15 de outubro de 2016

TRAZER À MEMÓRIA AQUILO QUE ME DÁ ESPERANÇA. O QUE ME FAZ BEM. O QUE É VERDADEIRO E LÓGICO. CALCULAR A PROBABILIDADE E A RELATIVIDADE - "Todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança: Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis (Lamentações 3:21,22).

“O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem; e o homem mau, do seu mau tesouro tira o mal; pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca” (LC 6:45).


MEDO DE AVIÃO.

Chega-nos uma notícia sobre algum acidente com avião. Colocamos em nosso coração. Ficamos preocupados e pensamos naquele acidente algumas vezes. As notícias se repetem em outros meios de comunicação e entre os comentários das pessoas. Meditamos ainda mais sobre ele e sobre o perigo que é viajar de avião.
Cai um avião com 100 pessoas. Depois de um tempo cai outro com 150 ou 200 pessoas.
Estas notícias fazem com que fiquemos com medo de viajar de avião.
Quais são as probabilidades de um avião cair?
Em 2015, os acidentes com avião caíram de três para dois em cada milhão de voos.


PROGRAMAS DE CRIME NA TV.

Se você assiste aos programas de televisão que mostram os roubos, sequestros, violências, assassinatos e tudo o que não deu certo para algumas pessoas, tende a não colocar a questão da probabilidade e da lógica em ação. Ao contrário, acaba achando que vai acontecer alguma coisa ruim a qualquer momento. Uma fé negativa em ação, que aguarda um acontecimento ruim.

SEM MEDO DO QUE É MAIS PERIGOSO.

Veja só como é importante ter uma bem selecionada informação para se colocar no coração.
Não nos são informadas pelos meios de comunicação como notícias diárias alguns números importantes.
No Brasil, todos os anos morrem cerca de 3000 em acidente de trabalho.
Temos medo de viajar de avião pelas notícias dos acidentes que ouvimos várias vezes nos noticiários, mas não temos medo de trabalhar devido à falta da informação sobre os acidentes. Você pode ter ouvido de 300 pessoas que morreram de acidente de avião no ano todo, mas não sabe dos 3.000 mortos dos acidentes de trabalho.
Não é interessante?
Vai muito do que está sendo colocado no nosso coração pelo que ouvimos e vemos. Isto gera uma meditação, que gera um medo.
O que tem sido armazenado no nosso interior para a nossa meditação?
Não pensamos nas 35.000 mortes no transito brasileiro que acontecem todos os anos.
Não temos medo de andar de carro.
Não ficamos sabemos das 730 mortes por atropelamentos em São Paulo só em 2008.
Não temos medo de atravessar a rua.

Sabemos da morte da Isabella Nardoni – Foi uma morte só, mas causou muita repercussão, muita notícia e assunto para muitos dias. Indignação de todo o Brasil.
Meditação, sonhos, pesadelos, comentários de várias pessoas da população e dos profissionais dos meios de comunicação.
Não falam sobre as 285 mortes de fome por dia só no Brasil. Quantas seriam estas mortes no Haiti ou nos países africanos?
Ninguém fala, nem medita e nem ao menos há indignação por parte da população, nem do executivo, nem do legislativo, nem do judiciário e nem dos profissionais das comunicações.

Ficamos apavorados por causa da gripe h1n1 que chegou ao Brasil pela primeira vez em 2009. Esta notícia encheu os nossos ouvidos corações e os nossos ouvidos. Não se falava em outra coisa.
Isto me fez pesquisar a respeito da mortalidade dela e da gripe comum. Para a minha surpresa a gripe H1N1 a exmplo da gripe comum leva à morte 0,3% das pessoas contaminadas, por somas de outras doenças que levam a algumas complicações e acabam levando o paciente ao óbito. Ou seja, a gripe comum é igual à H1N1, mas devido aos noticiários, o Brasil ficou apavorado com medo da tal gripe, que na época foi apelidada de gripe suína.
No ano de 2106 veio a tal de gripe H1N1 fase 2 que precisava de uma soma de vacinação e que chegaram a cobrar 250,00 reais por vacina. Esta gripe de 2016 já estava com um índice de mortalidade bem mais alta. Cerca de 20 por cento das pessoas contaminadas morreram, também por associações com outras doenças que acabaram gerando complicações.
Mesmo assim, o número de brasileiros que foi contaminado pelo vírus desta gripe foi de 0,003 por cento. Precebe a possibilidade?
Possibilidade mínima, mas medo máximo.
É o poder da palavra. Ouvimos, guardamos no coração, meditamos, temos medo e até mesmo podemos ficar com a imunidade baixa por tanto medo e preocupação por uma doença que está muito longe da realidade na nossa vida.

Por que temos tanta preocupação e medo? Por que colocamos no coração e meditamos sobre coisas que dizem para nós que é importante e que tem perigo iminente quando não é real?

Muitas mortes estão acontecendo por causa do mosquito da dengue.
Os mosquitos estão se multiplicando rapidamente ao nosso redor e passando doenças, mas muitas pessoas estão sem medo do mosquito, mas com medo e preocupados com o que estão mostrando na televisão.
Pense. Qual é a probabilidade de você ou algum familiar ser assassinado? E de morrer por causa de uma picada de mosquito?
Varias doenças e violências domésticas estão matando muitas pessoas, mas mostram algumas coisas se nos fazem temer porque ouvimos e deixamos de lado várias outras coisas com maiores relevâncias, simplesmente porque não ouvimos noticiar.


CUIDADO COM O MATERIAL DE MEDITAÇÃO.

Muitas coisas são produtos de meditação: Filmes, Livros, Jornalismo, Novelas, Programas sensacionalistas de crime, Pessoas pessimistas que nos rodeiam. Estas e muitas outras coisas que vemos ou ouvimos, podem encher o nosso coração e fazer com que meditemos nelas. Isto pode alterar totalmente o nosso equilíbrio, humor e até a nossa vida.


SOLUÇÃO PARA UMA MEDITAÇÃO OTIMISTA E VERDADEIRA.

SALMO 1:1-6

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores;
Antes tem seu prazer na lei do senhor, e na sua lei medita dia e noite.
Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará.
Não são assim os ímpios, mas são semelhantes à moinha que o vento espalha.
Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos;
Porque o senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios conduz à ruína.


Meditar em Deus. Na Sua Palavra, nas Suas promessas, na Sua obra, nos Seus planos. Ter fé e esperança Nele.

No radio e na TV temos programações que tem falado de Deus. Podemos escolher o que nos faz bem. Escolher uma meditação saudável e promissora. Uma meditação de otimismo e de salvação.
A meditação na palavra dá vida, e com abundancia e alegria.

Guardemos alguns versículos em nosso coração para fim da meditação diária.

EXEMPLOS:

“A alegria do Senhor é a nossa força...”.
“O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará...”.
“Eis que estou convosco todos os dias...” (Disse Jesus).
“Posso todas as coisas naquele que me fortalece...”.
“Diga o fraco: eu sou forte...”.
“E o povo de Deus atravessou o mar em seco...”.
“E vinha o maná do céu para todos os dias...”.
“E saiu água da rocha para saciar a sede do povo...”.
“E nenhum fio de cabelo foi queimado de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, nem cheiro de queimado havia neles”.

NÃO MEDITE NA MENTIRA E NA MORTE, MAS NA VERDADE E NA VIDA.

“Respondeu Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim” (JO 14:6).


Nenhum comentário: